top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Pregando no Deserto



“Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” (Mateus 3:1-3)

João Batista, o Nazireu de Deus, foi aquele preparado e enviado pelo Senhor para preparar o caminho, para avisar sobre a chegada de Cristo, do Messias. Ele iniciou o seu ministério pregando no deserto, às margens do Jordão, e também batizando as pessoas para o arrependimento dos pecados. João pregava dizendo que as pessoas deveriam se arrepender, deveriam abandonar os pecados, porque o Reino estava chegando. As pregações de João eram duras e diretas, mandando todos abandonarem os pecados. Hoje vemos denominações que se intitulam batistas, mas com um ensinamento contrário a Cristo e totalmente diferente do que João pregava, porque vemos os batistas pregarem uma tolerância aos pecados. Não as vemos chamarem os pecadores ao arrependimento, mas, ao contrário, falam em ofertas. João Batista pregava e mostrava nas Escrituras quem ele era e o que estava fazendo, o porquê. Ele mostrava que era aquele que Deus, através do profeta Isaías, já há mais de setecentos anos antes, tinha revelado que viria. Ele sempre pedia às pessoas abandonarem os seus pecados e se converterem ao Senhor. João não falava em bênçãos, em curas, ou em prosperidades, simplesmente mandava as pessoas se converterem dos seus maus caminhos. Ele também não ficava chamando as pessoas, quem quisesse que fosse até ele, e somente após confessarem que eram pecadoras, João as batizava. João não ficava fazendo shows pirotécnicos para atrair as pessoas, nem cantava, ao contrário, ele as chamava de pecadores e mandava se arrependerem. Devemos entender que João não ficava pedindo ofertas e nem chamando o povo para participar de campanhas, e ele não vendia absolutamente nada, mas era sustentado e mantido pelo Senhor. O Senhor determinou que ele se alimentasse de gafanhotos e mel silvestre, e isto lhe era provido, e as suas vestes eram de pelos de camelo, animal comum naquela época e região.

“Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão, e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” (Mateus 3:4-6).Temos que entender o ministério de João Batista, esse homem, profeta, que foi enviado pelo Senhor, pois sabemos a sua origem: era filho de uma mulher já idosa que não podia ter filhos, assim como o seu marido, que era um sacerdote idoso. Mas quando o anjo do Senhor lhe apareceu para dar a Boa Notícia, que seria pai, que a sua mulher iria engravidar, ele duvidou, e por tal motivo ele ficou mudo, sem poder falar nada aproximadamente onze meses, só voltando a falar quando João nasceu. E ele falou que o seu nome seria João, como o Senhor tinha determinado. João Batista foi o primeiro Mártir do Novo Testamento, pois morreu, ou melhor, foi assassinado por Herodes, a pedido de Herodias, por João condenar o adultério continuado, ou seja, o segundo casamento. João Batista é aquele que o Senhor Jesus disse que nascido de mulher não havia e nunca haveria ninguém maior do que ele. Apesar de o primeiro pregador, profeta de o Novo Testamento ter sido morto, assassinado por condenar o adultério, as igrejas evangélicas, as denominações que levam o nome de batistas aceitam, concordam e apoiam o segundo e o terceiro casamentos. João Batista foi aquele que batizou o Nosso Senhor nas águas do Rio Jordão. “Mas, vendo-o muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; Ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.” (Mateus 3:7-11).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orarem

bottom of page