top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Lei e Graça




Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. (Mateus 5:17)


Existem muitos pregadores e pessoas falando o que não conhecem, e isto por falta de pesquisarem, de lerem a Bíblia; pois é constante ouvirmos pessoas dizer que depois que Jesus veio, vivemos na era da graça e que o antigo testamento não teria mais justificativa, pois Jesus mudou tudo. Quando estas pessoas pronunciam algo assim, estão cometendo um grande erro, estão equivocadas, mesmo porque tudo o que existiu no passado, é somente sombra do que viria após Jesus, e Ele mesmo afirma que veio CUMPRIR, e não cancelar a Lei dos dez mandamentos, pois na verdade, Ele só explicou de forma resumida, transformou em algo mais simples de falar. Amarás a Deus e o Próximo, a Lei é boa e prevalece, os profetas são a Palavras do Senhor, e portanto não muda.“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido” (Mateus 5:18). Veja que Jesus afirma que nada mudará, nada pode ser acrescentado ou tirado da lei, até que tudo se cumpra, e Ele cita estes dois exemplos: Jota refere-se ou ao grego iota, ou ao hebraico yod, as menores letras em seus respectivos alfabetos. Já um Til é um pequeno sinal para distinguir certas letras hebraicas. Em outras palavras, e mais atual: nem uma vírgula será mudada.

“Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele porém que cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos Céus” (Mateus 5:19). Observamos a advertência de Jesus aos que ensinam de forma errada, pregando, ensinado que não se deve observar o antigo testamento e a Lei, os Profetas. O Senhor deixa claro que quem assim procede, está violando, adulterando, e isto pode ser um dos menores mandamentos, e também será considerado menor, pequeno no seu Reino, e Como é Chegado o Reino. “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mateus 4:17). Então a pessoa é pequena aqui, talvez seja por isto que tantos males estão afligindo pessoas que são supostamente do Senhor. “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus” (Mateus 5:20). Se não praticarmos a Palavra de Deus na sua totalidade, jamais desfrutaremos das leis, das benevolências, da abundância do Reino, estaremos sempre falando no Reino mas não entraremos, e viveremos sempre em lutas.

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será em Juízo” (Mateus 5:21). Na Lei de Moisés, qualquer que matasse alguém, seria condenado, agora Jesus endureceu ainda mais, pois somente em irar, já está condenado. No antigo testamento, condenava-se o ato de praticar adultério de forma física, com Jesus, só em olhar, desejar, já está condenado; Na lei se roubasse seria condenado, com Jesus, só em desejar o alheio já é réu “Eu, porém,vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de Juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raça será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo eterno” (Mateus 5:22). Portanto, devemos observar o que falamos, e o que fazemos, pois O Antigo testamento é somente sombra do que haveria de vir. Jesus veio para cumprir todo Ele, e ainda mais acrescentar. “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e ai te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta” (Mateus 5:23,24). Pense nisto.

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


Se você está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas ou em processo de separação, divórcio, traído(a) e/ou abandonado(a) entre em contato conosco.

O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, interseção, orientação e auxilio espiritual.

Acesse o nosso site www.atalaiadedeus.com.br e conheça mais sobre o ministério que o Senhor nosso Deus tem nós confiados – Temos como objetivo levar a Palavra de Deus e trabalhamos voluntariamente com assistência as famílias na restauração de casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação.

Temos buscado obedecer ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orarem

bottom of page