top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

A VIDEIRA ESTÉRIL



“Israel é uma vide estéril que dá fruto para si mesmo; conforme a abundância do seu fruto, multiplicou também os altares; conforme a bondade da sua terra, assim, fizeram boas as estátuas.” (Oséias 10:1)

Israel (povo de Deus) é como uma planta estéril que dá fruto para si mesmo. Isto quer dizer que o povo de Deus busca prosperidade financeira, material, e em várias áreas, mas não busca a prosperidade espiritual, não procura crescer espiritualmente. O povo de Deus quer ter, e não ser, povo que vai às igrejas, aos templos em busca de bênçãos, em busca de realizações, e não se preocupa muito se está recebendo de Deus ou do diabo. Esse povo não se importa de tentar negociar com Deus, como se fosse possível; esse povo se destaca por fazer inúmeras campanhas, tais como fogueiras santas, milagres urgentes, jejuns das causas urgentes, e muito mais. Esse povo procura Deus em busca do crescimento material, e, na abundância desse crescimento, existe a fartura de pecados, heresias e idolatrias. Esse povo se diz de Deus, mas vai aos templos para adorar pregadores, rosa, água, palitos, fitinhas, sal, sabonetes, alianças, para barganhar com Deus colocando valores em envelopes e esperando o retorno. “O seu coração está dividido, por isso serão culpados; o Senhor demolirá os seus altares, e destruirá as suas estátuas.” (Oséias 10:2).Estão divididos entre adorar Deus e a si mesmo, pois a preocupação com o crescimento material nada mais é do que adoração a si mesmo, uma vez que a preocupação é com o bem-estar físico. Pensam, querem transformar Deus em um seu igual, ou um servo, um lacaio, um ser tolinho, pensam que podem enganar para conseguir vantagens. Acham que temos um deus tolinho, que podemos esconder algo Dele, principalmente os desejos dos nossos corações, aí é que vem o mal. Sim, basta observar que veremos que a maior concentração de pessoas com problemas está nas igrejas, nos templos, porque, apesar de estarem em um templo e cultuando Deus de boca, estão fazendo tudo errado. Estão nos templos, mas nem mesmo a adoração é legítima, vão somente em busca de receberem, e, por tal motivo, vivem com problemas cada vez maiores, porque Deus não se deixa enganar. Como o crescimento procurado é físico e material, e não espiritual, recebem simplesmente maldições, apesar de estarem em templos.

“Certamente agora dirão: Não temos rei, porque não tememos ao SENHOR; e o rei, que faria por nós?” (Oséias 10:3). Esse povo que deveria estar reinando vive subjugado, o que não deveria acontecer é rotina no meio do povo que se diz de Deus. A enfermidade prolifera, divórcio, abandono, misérias, dívidas, confusões, falta de paz, apesar de estarem frequentando algum templo. Mas também proliferam as ofertas, as campanhas, os pecados, as negociatas. Não existe uma busca real da presença do Senhor, em conhecer a sua vontade, uma entrega verdadeira. Não se preocupam em ler, meditar na Palavra de Deus. Querem somente ouvir coisas boas que pregadores são hábeis em oferecer. Pessoas recebem uma injeção de ânimo dentro do templo, mas, quando saem de lá, enfrentam a realidade, que não lhes é favorável. Deveriam estar reinando, mas vivem mendigando. “Falaram palavras, jurando falsamente, fazendo uma aliança; por isso florescerá o juízo como erva peçonhenta nos sulcos dos campos.” (Oséias 10:4).Esse povo identifica-se como povo de Deus, jura amá-lo, fica cantando músicas que citam o seu nome, na maioria das vezes falando de milagres, e não de adoração. Esse povo chora, faz longas e prolongadas orações pedindo bênçãos, ou desafia o Senhor; peca cada vez mais por mentir e tentar enganá-Lo. Esse povo só honra o Senhor com a boca, enquanto seus pensamentos, seus projetos estão totalmente contra a Palavra de Deus, mas mesmo assim querem receber as bênçãos. Todos eles sofrem e continuarão a sofrer cada vez mais, pois padecerão por toda a eternidade, porque estão desmerecendo o Santo de Israel. “Os moradores de Samaria serão atemorizados pelo bezerro de Bete-Aven; porque o seu povo se lamentará por causa dele, como também os seus sacerdotes idólatras que nele regozijavam, por causa da sua glória, que se apartou dela.” (Oséias 10:5). Assim vemos a destruição no meio desse povo. Muitas vezes não conseguimos entender o porquê de pessoas, que aparentemente são servas de Cristo e frequentadoras de templos, passarem por tantas lutas, tantas dificuldades em todas as áreas, acontecerem tantas mortes e destruição em famílias que supostamente servem Deus. E o mal acontece tanto para os servos, para as ovelhas, como para os líderes, os sacerdotes, pois se afastaram ou não conhecem o Senhor.

“Também será levada para a Assíria como um presente ao rei Jarebe; Efraim ficará confuso, e Israel se envergonhará por causa do seu próprio conselho.” (Oséias 10:6). O que as pessoas têm que ter é a consciência de que não existe essa luta entre bem e mal, quase que empate; ou que, mesmo Deus não querendo, o diabo age. Primeiramente devemos saber que tudo é criação do Senhor, tudo,absolutamente tudo, inclusive o diabo, que era um anjo, mas pela desobediência, soberba e orgulho Deus o atirou para baixo. O Senhor é o Deus todo poderoso, e tudo no mundo só pode acontecer por sua vontade, ou permissão. O diabo, para agir em qualquer área das nossas vidas, é necessário ter a permissão de Deus, e essa permissão é concedida quando estamos em pecado, abrimos brechas, portas. Não é por muito orar que ficaremos livres do mal dos ataques, são necessários conversão, santificação, abandono de pecados, porque o satanás, que conhece muito bem a Palavra de Deus e sabe usá-la de acordo com a sua vontade, não deixa passar uma brecha; ele vive ao nosso derredor tentando consumir todos. E, quando surge uma brecha, ele faz uso da Palavra e exige de Deus, e consegue, porque o Senhor vela pela sua Palavra, para se cumprir, e Ele disse que nenhuma Palavra que sai da sua boca voltará vazia. “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.” (Lamentações 3:39), e “E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.”(Jeremias 1:12), e mais: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.”(Isaias 55:11). Portanto, sabemos que todo o mal que nos acontece é culpa nossa, porque nos transformamos em religiosos e não praticantes da Palavra. Preferimos acreditar no diabo como tendo o poder de nos afligir, mesmo o Senhor não querendo, e não analisamos a palavra de Deus que diz que Ele mesmo, o Senhor, enviará o mal, se não o respeitarmos, não Lhe obedecermos. “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.”(Isaias 45:7). Ainda “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7). Portanto, a única maneira de se livrar do mal é se converter totalmente ao Senhor; não se converter a um templo, uma denominação, mas ao Senhor e viver segundo as suas determinações. Praticar a sua Palavra e então desfrutar de paz, e ser vencedor. Mas não busque o Senhor somente por bênçãos, busque Ele por ser Deus, e nosso Pai, e não ter aonde ir. Saber que fora Dele não há, e que por amor a seu Nome Ele cuida de nós. “Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

Pr.Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orarem

bottom of page