top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

A REVELAÇÃO



“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte.” (Mateus 17:1)

Jesus tinha já predito a sua morte e tinha dado ensinamento para os seus discípulos e como segui-lo. Tinha, principalmente, mostrado que a maneira correta de demonstrar amor a Ele é dando-lhe prioridade, colocando os seus preceitos e mandamentos acima de tudo e de todos; colocando o seu Evangelho acima de pai, mãe, filhos, marido, esposa, acima de qualquer pessoa. Esse ensinamento, por sinal, já era a segunda vez que o explicava aos seus discípulos, porque a primeira vez foi nesse mesmo Evangelho. “Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.” (Mateus 10:37-39). Como foram poucos os ensinamentos de Jesus que repetiram o mesmo assunto, então sabemos a seriedade de praticá-los, apesar de que é muito ignorado, uma vez que as pessoas têm a tendência de colocar muita coisa, objetos e pessoas como prioridade, e ainda dizer que é o que Ele queria que fizessem. Jesus, depois desse ensinamento, chama três dos seus discípulos em particular e os leva a um monte muito alto (Monte Tabor). Vemos que o Senhor não levou todos os discípulos, somente os três mais chegados, para mostrar uma das mais importantes revelações, um grande ensinamento a respeito do Evangelho, a respeito de quem é Jesus. “E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.”(Mateus 17:2). Transfiguração é ação ou efeito de transfigurar ou transfigurar-se; metamorfose ou transformação, ação de alterar radicalmente o aspecto, a forma etc. Jesus mostrou-se no corpo glorificado, o que, após a sua morte e ressurreição, se revestiu, o mesmo corpo que os salvos Nele terão. São várias as revelações nesse ato, o primeiro é exatamente este: o de mostrar o corpo glorificado e falar de vida, mostrar que todos os que viverem e morrerem Nele terão corpos semelhantes a esse que viam em Jesus. Não é uma ação, uma imagem fantasmagórica, mas um corpo real, o mesmo corpo que se tem, porém glorificado.

“E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.” (Mateus 17:3). Assim como Moisés, que representava a lei, e Elias, que representava os profetas, esses que estavam falando com o Senhor também eles estavam em corpo glorificado. Como estava muito próximo à prisão, crucificação e morte de Jesus, eles o estavam consolando a respeito da dor e sofrimento por que iria passar. Moisés foi o homem que Deus usou para libertar os hebreus do cativeiro e para lhes trazer a lei e a ordem, e até aquele momento, ou até a vinda de Jesus, o que prevalecia era a lei. Elias foi o maior dos profetas, que, inclusive, não experimentou a dor da morte, porque Deus Pai o tomou, o recolheu com vida. Elias passou da vida para a vida, sem ver a morte, ele foi arrebatado, deixando o seu ministério para Eliseu. A Lei e os profetas que eram a base do cristianismo daquela época agora, juntos, em corpos glorificados, consolavam o Senhor mostrando que vivem. “E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.” (Mateus 17:4). Pedro, ainda sem saber realmente o que acontecia, mas revelado pelo Espírito de Deus, sabe que aqueles dois são Moisés e Elias, caso contrário, não tinha como saber, uma vez que naquela época não existiam fotos, e ambos tinham vivido centenas de anos antes do nascimento desse apóstolo. Mas vemos que ele sabia quem eram os dois que estavam com Jesus, mas pensou de maneira errada, achando que eles iriam permanecer, ficar, e, portanto, queria providenciar lugar para eles. Sabemos que o Espírito de Deus revelou a Pedro que Moisés e Elias viviam em corpo glorificado, assim como Jesus viveria, e todos nós viveremos, se morrermos Nele. “E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.” (Mateus 17:5). Agora a revelação. Deus Pai fala que aquele (Jesus) é o Filho amado, e a Ele é que devemos ouvir, ou seja, Deus Pai está falando que a Lei e os profetas se cumprem em Jesus, que duraram até Jesus vir, e, portanto, agora nós devemos ouvir, acatar, obedecer a seu Filho, o Cristo. Deus Pai está dizendo que é a Jesus que devemos obedecer e seguir, pois tudo o que veio antes, tanto a lei dada por Moisés como as profecias cujo representante era Elias se cumpriram em Jesus Cristo, e a partir daquele momento era só Jesus.

“Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.” (Mateus 11:13) e mais “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o Reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar Nele.”(Lucas 16:16). Jesus já tinha dito que a Lei e os profetas duraram até João Batista, que foi o último profeta, que representava Elias e veio preparar o caminho para o Senhor. A Lei e os profetas duraram até a vinda de Jesus, e depois da vinda do Senhor é a Ele que devemos obedecer e tudo fazer para entrar no Reino. Empregar força é lutar contra nós mesmos, nossa vontade carnal, nossos desejos e fraquezas, para vivermos e praticarmos o Evangelho. É lutar contra tudo para obedecer ao Senhor, dando sempre prioridade a Ele e aos seus preceitos, pois só assim entraremos no Reino. “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.” (Romanos 3:21-22).A Lei dos profetas se encerra em Jesus, Ele veio para cumprir a Lei, como Ele mesmo disse, portanto é injustificável quando alguém tenta achar uma brecha, um escape no Antigo Testamento, uma antiga aliança na antiga Lei para justificar suas desobediências. Pessoas procuram se safar de cumprir os preceitos do Senhor, ou os tornam rigorosos, e para isto falam, citam um trecho da Lei. A Lei se cumpriu em Jesus, e se somos obedientes a Deus Pai, que nos mandou ouvir e obedecer a seu Filho, assim não podemos de maneira nenhuma tentar trazer algo da antiga Lei para nos justificar, ou acusar alguém. Só pelo fato de querermos justificar qualquer determinação de Jesus ou, para não vivermos, buscarmos algo na Lei ou nos profetas estamos pecando.”E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.” (Mateus 17:6-7). Após ouvir a revelação do Senhor e ouvir o próprio Deus Pai falando com eles, e diante de tamanha revelação, caíram, ficaram com medo. Mas Jesus os toca e manda que não tenham medo, não precisam ficar preocupados, pois basta viver segundo a revelação da Palavra, basta ouvir Jesus, porque não existe mais a lei e nem os profetas para obedecermos, somente Jesus. “E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.” (Mateus 17:8). Basta obedecermos a Jesus e teremos cumprido toda a lei e os profetas; basta viver os preceitos e ordenanças do Senhor. Tudo se cumpriu em Jesus, inclusive essa revelação. “E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.” (Mateus 17:9).

 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

Pr.Henrique Lino

a na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page