“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. E para onde eu vou vós conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.” (João 14:1-11)
Não devemos viver em constante agitação, com preocupações. Temos que crer, confiar, acreditar em Jesus; agindo assim, estaremos confiando em Cristo, e Ele já veio e morreu em nosso lugar, voltou para o Pai e nos preparou lugar para nós habitarmos com Ele por toda a eternidade. Não devemos questionar isto ou aquilo, devemos simplesmente nos submeter a Ele, viver o que Ele determinou, e não querermos ir além, pois muitas vezes nos preocupamos com as coisas do mundo e não percebemos, mas nos afastamos do Senhor. Não podemos ser como Filipe que, estando com Deus há mais de três anos – isso porque o nosso Deus é Trino, ou seja, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, portanto, como eles estavam com Jesus, logo estavam com Deus Pai também –, mesmo assim ele não estava enxergando e foi pedir para Jesus mostrar-lhe. Também ficamos em dúvida, questionando se seremos salvos ou não, sendo que a resposta está diante de nós, porque, se seguirmos Jesus, se vivermos a Palavra, o Evangelho de Jesus Cristo, com certeza seremos salvos e habitaremos em uma das moradas que Ele já preparou para nós. Essa certeza vem da própria Palavra Dele, pois Ele é o Caminho, e se Ele é o Caminho, basta seguirmos o Caminho que inevitavelmente chegaremos a Ele. Temos que crer em Jesus, crer nessa Verdade, e não em outras coisas, ou doutrinas de homens, mas no Senhor, pois somente Ele é o Caminho que nos leva à salvação.
“Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai; e tudo quanto pedirdes em meu Nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu Nome, eu a farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da Verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque Ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:12-21). Se crermos no Senhor, então praticamos a sua Palavra, e se vivemos na prática da sua Palavra, então temos poder de agir no Nome Poderoso do Senhor, e assim fazemos sinais e maravilhas até maiores do que Ele fez aqui, isto porque Jesus agora está junto com o Pai e deu esse poder a nós, que vivemos segundo as suas ordenanças. Jesus prometeu se manifestar em nós, os que estiverem vivendo em sua obediência, e não nas pessoas que estão no mundo, por isto devemos sempre tomar muito cuidado com o que falamos, pois muitas vezes falamos o que não é verdade. Devemos atentar para o fato de que Jesus deixa bem claro que o segredo é a obediência a Ele, e esses que assim vivem serão morada Dele e de Deus Pai, mas entendamos que ser obedientes a Ele não é só orar, rezar, ou ir a um templo, uma denominação qualquer. A única maneira de demonstrarmos o nosso amor ao Senhor é pela obediência ao seu Evangelho, e todo o resto é religião sem valor. “Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha Palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a Palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou. Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco.” (João 14:22-25).
Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.
Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Comentários