top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Poder e autoridade



“Reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curarem doenças; e enviou-os a pregar o Reino de Deus, e fazer curas, dizendo-lhes: Nada leveis para o caminho, nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas. Em qualquer casa em que entrardes, nela ficai, e dali partireis. Mas, onde quer que não vos receberem, saindo daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles. Saindo, pois, os discípulos percorreram as aldeias, anunciando o Evangelho e fazendo curas por toda parte.” (Lucas 9:1-6)

Quando Jesus escolheu os doze apóstolos e deu poder para eles irem pregar o Evangelho, para curar enfermos, expulsar demônios, antes deu uma série de recomendações, que devem ser observadas por todos aqueles que são chamados e enviados por Cristo. Temos que observar que, quando Jesus enviou os doze apóstolos, Ele não ficou sozinho, Ele tinha vários outros discípulos, inclusive muitos deles o abandonaram em uma situação mais adiante, quando Ele fez uma pregação dura e direta, e eles não aceitaram. Os apóstolos que Jesus nomeou e enviou saíram com a recomendação de não levar nada, nem dinheiro, roupas, alimentos ou qualquer espécie de bagagem, que simplesmente confiassem no Maná, no sustento proveniente do Senhor. Ainda determinou que, aonde eles chegassem, na casa onde se hospedassem, que comessem de tudo o que as pessoas lhes oferecessem, e não ficassem com frescura de não comer isto ou aquilo. Vemos o quanto as pessoas abandonaram o Evangelho de Jesus Cristo e deixaram de obedecer-lhe. Simplesmente usam o seu Nome (que é Santo para sempre Amém) para conseguirem lucros. Cantores e pregadores itinerantes, quando vão a algum lugar, exigem hotéis com acomodações com todo o luxo, e ainda escolhem, exigem determinados alimentos e motorista com veículos disponíveis para eles, isso quando também não exigem seguranças. Claro, além de cobrarem para cantar ou pregar, e o absurdo é que igrejas denominacionais, congregações aceitam e se submetem a esses pedidos, portanto, sabemos que nenhum deles conhece o Senhor.

“Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava, e ficou muito perplexo, porque diziam uns: João ressuscitou dos mortos; outros: Elias apareceu; e outros: Um dos antigos profetas se levantou. Herodes, porém, disse: A João eu mandei degolar; quem é, pois, este a respeito de quem ouço tais coisas? E procurava vê-lo.” (Lucas 9:7-9). Tetrarca é chefe, governador de uma tetrarquia, cada uma das quatro divisões de um governo que constituía um estado. Herodes era tetrarca da Galileia, uma das quatro divisões romanas da Palestina. Etimologia: (origem da palavra tetrarca): do grego tetrarches; latim tetrarches. Herodes ficou sem entender nada ao saber dos milagres e sinais que Jesus operava, e as pessoas comentavam que Jesus era o profeta Elias, ou Isaias, Jeremias, Ezequiel ou João Batista. Isto porque elas se recusavam a acreditar que Jesus era o Filho de Deus, o Messias que Deus há muito tempo tinha dito que enviaria para nos salvar. Herodes era consciente de que João Batista ele tinha mandado matar, degolar, por pedido de Herodias, com quem vivia um adultério, uma vez que ela tinha sido casada com o seu irmão rei Filipe, e João Batista condenava veementemente essa atitude, falando abertamente que estava errado. Por esse motivo o degolou no dia do seu aniversário para satisfazer os convidados e também a filha de Filipe, sua sobrinha Salomé, e assim continuar no erro, no adultério, sem que ninguém os acusasse. João Batista, o primeiro Mártir do Novo Testamento, foi morto por condenar o adultério. Assim Herodes queria ver Jesus para saber, tentar descobrir quem era, pois estava assustado, com medo de ser João Batista, e não podemos esquecer que naquela época, especialmente, as pessoas tinham a tendência a acreditar em muitas coisas, só não queriam e não querem acreditar na Palavra de Deus. “Quando os apóstolos voltaram, contaram-lhe tudo o que havia feito. E Ele, levando-os consigo, retirou-se à parte para uma cidade chamada Betsaida. Mas as multidões, percebendo isto, seguiram-no; e Ele as recebeu, e falava-lhes do Reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura.” (Lucas 9:10-11).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page