top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Tudo o que lhe ia acontecer




“Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da Verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que Ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará. Um pouco, e já não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis. Então alguns dos seus discípulos perguntaram uns para os outros: Que é isto que nos diz? Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Porquanto vou para o Pai? Diziam pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Não compreendemos o que Ele está dizendo. Percebeu Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis? Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo gozo de haver um homem nascido ao mundo.” (João 16:12-21)

Jesus já tinha falado, explicado para os seus discípulos tudo o que lhe ia acontecer, que ia ser preso, condenado e iria morrer, mas depois de três dias Ele ressuscitaria. Porém, mesmo assim, creio que os discípulos não acreditaram, ou não levaram a sério o que Ele tinha dito, porque agora Ele está dizendo que logo partiria e que o mundo ficaria alegre com o que aconteceria a Ele, ou seja, a sua morte, que os discípulos ficariam tristes, mas logo a tristeza deles se transformaria em alegria, porque Ele iria ressuscitar e estaria Vivo para sempre. Inclusive, ainda diz que eles receberiam o Espírito Santo do Pai da parte Dele, porque tudo o que Deus Pai tinha era Dele. Mas percebemos que os discípulos não entenderam e ficaram questionando entre eles, e Jesus, percebendo, procura então esclarecer. Com isso constatamos que as pessoas, apesar de terem Bíblias e estarem com elas nas suas mãos, de frequentarem templos denominacionais, de praticarem uma série de atos ritualísticos, não conhecem Jesus, e, por não o conhecerem, vivem de forma contrária a Ele, e muitas vezes ofensiva. Devemos sempre meditar na Palavra de Deus, porque Ele nos fala tudo. O Senhor já enviou o seu Espírito, e quando estamos meditando em sua Palavra, Ele mesmo nos guia e se revela a nós.

“Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, Ele vo-lo concederá em meu Nome. Até agora nada pedistes em meu Nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. Disse-vos estas coisas por figuras; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por figuras, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. Naquele dia pedireis em meu Nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai; pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus. Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. Disseram os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não por figura alguma.” (João 16:22-29). Jesus então, de maneira muito clara, explica aos discípulos que a hora de sua morte está se aproximando e com a sua morte eles iriam ficar muito tristes, mas logo em seguida ficariam extremamente alegres, pois Ele seria ressuscitado pelo Pai, e então viveria para todo o sempre. E assim aconteceu, pois Ele foi preso, espancado, humilhado, cuspido, chicoteado e crucificado, apesar de ser inocente, e veio a morrer na cruz do Calvário. Mas depois de três dias Ele ressuscitou e apareceu para os discípulos, conversou com eles, se alimentou ao lado deles, e deu ordens, deu missões, e então a alegria deles foi completa ao verem que o Mestre vivia para sempre, que a morte não tinha poder sobre Ele, e que nada absolutamente nada podia com Ele. Deveríamos atentar para isso e saber que o nosso Mestre Jesus Cristo, está Vivo e que, se nós o conhecermos e lhe obedecermos, também viveremos com Ele para todo o sempre, portanto, nada pode tirar a nossa alegria, uma vez que sabemos para onde vamos e como seremos. E para ter esse conhecimento, para ir a Jesus, basta meditar em sua Palavra. “Agora conhecemos que sabes todas as coisas, e não necessitas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que vem a hora, e já é chegada, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:30-33).

Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.

Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page