top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

SOMOS PECADORES



“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.” (Gálatas 6:1)

Todos são pecadores, por sermos humanos, todos sem exceção cometem erros, falhas, desobediências, pecados, e por esse motivo não podemos em hipótese alguma sair condenando as pessoas por estarem cometendo erros. Não podemos condenar ninguém por estar vivendo no pecado, mas devemos mostrar, apresentar o amor de Cristo, mostrar o erro a quem estiver errando e orientá-lo com a verdade. Sendo espirituais, então cabe a nós demonstrar o legítimo amor de Cristo, mostrando onde as pessoas estão errando e ensinando-lhes o caminho correto para que elas se convertam, sejam perdoadas e sejam salvas. Claro que, existindo resistência, se não quiserem ouvir, aprender, mudar, devemos então simplesmente orar, porque não podemos insistir, e não é por força nem por violência. Não podemos obrigar ninguém a aceitar a verdade, pois todos têm o direito de escolher o caminho que quiserem seguir, temos que ser mansos. Apresentamos a verdade, se ela for aceita, maravilha, mas, se rejeitada, então nos afastemos dessa pessoa, pois ela tem livre arbítrio. Não é por muito falar, nem por insistência que conseguimos converter alguém. “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.” (Gálatas 6:2-3). Ninguém é perfeito, e a perfeição só encontramos em Cristo, por isso se nos deparamos com um irmão, uma pessoa em erro, devemos ensinar-lhe o caminho certo. Não somos superiores a ninguém, somos todos pecadores, por isso devemos socorrer os mais fracos na fé, os que ainda estão titubeando, os que não conhecem a verdade ou o Evangelho do Senhor. Jesus é o Mestre e, se somos seus seguidores, seus discípulos, então temos o dever de ensinar a todos sobre o Reino. “Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga.” (Gálatas 6:4-5). Cada um de nós é responsável diante de Deus, e prestaremos contas diante do Senhor. Todas as vezes que nos julgamos superiores e condenamos pessoas sem ao menos tentar ensinar-lhes a verdade, ou a cada vez que ficamos insistindo, quase que obrigando as pessoas a mudarem, assim fazendo, elas passam a ter raiva do Evangelho.

 “E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.” (6:6). É natural e esperado que as pessoas ajudem, socorram aquele que lhe está ensinando. Aqueles que se prestam a socorrer espiritualmente merecem e devem receber socorro material, mesmo porque a missão deve continuar. O Senhor manda que os que se dedicam à arte de ensinar a Palavra, o Evangelho, vivam do Evangelho, portanto, para que isso aconteça, é necessário que os que recebem Pão Celestial colaborem com o pão físico. É mandamento ajudar, socorrer, manter aqueles que se dedicam à arte de pregar e ensinar a verdade Única. Digo manter não no luxo, mas com o básico, o normal, não enriquecendo, somente cuidando da manutenção. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7). Não temos um deus bonzinho, ou tolinho que podemos ou conseguimos enganar, pois, se assim fosse, não seria Deus. Tudo o que fizermos ou pensarmos receberemos de acordo com nossas ações ou pensamentos, porque vivemos na lei da semeadura: o que plantarmos colheremos. Tudo é semente do que pensamos, falamos, fazemos, é a semente que estamos plantando e vai germinar, vai crescer e vai produzir frutos. Se ignorarmos a Palavra de Deus, a colheita será sofrimento e morte por toda a eternidade. Quando tentamos enganar o Senhor, quando a criatura se acha mais esperta do que o Criador, descobre a dor e percebe que já está morta espiritualmente. “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:8). Achamos que podemos simplesmente desfrutar de tudo aqui pensando que depois Deus sempre vai nos perdoar, mas não podemos esquecer que às vezes não teremos tempo sequer para arrependimento. Quando nosso objetivo é praticar a vontade da carne, os desejos naturais, achando que Deus tem compromisso em dar, oferecer plena felicidade aqui, ou satisfazer todos os desejos, descobriremos o quão tolos somos. Se plantarmos, semearmos na carne, só receberemos da carne, ou seja, nada, uma vez que a carne nada pode nos oferecer por si própria se não a dor, sofrimento e morte.

 “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão.” (Gálatas 6:9-11). Não podemos cansar durante a nossa caminhada, porque se durante a nossa caminhada aqui, em direção ao Reino, nos sentirmos cansados e pararmos, nos desviarmos do Caminho, então teremos andado em vão. De tudo o que fazemos aqui no momento certo colheremos os frutos, se andarmos em justiça, com certeza receberemos o nosso galardão. Por isto devemos fazer o bem a todos, assim como Paulo recomenda e ainda fez questão de escrever com letras grandes para chamar a atenção. Devemos ajudar, socorrer todos, principalmente os irmãos que professam a mesma fé. Não nos esqueçamos da lei da semeadura, tudo é semente. “Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.” (Gálatas 6:12). Não temos que proceder segundo os praticantes da lei, os fariseus, os religiosos, não temos que mostrar para ninguém que somos cristãos. Devemos ser cristãos, ser realmente discípulos de Jesus, não pelo tamanho da nossa bíblia, cabelo, nossas vestes, ou pela maneira como cumprimentamos. Que o nosso comportamento seja realmente de uma pessoa que conhece o Senhor, que andemos em justiça, que pratiquemos a misericórdia, que amemos o próximo como a nós mesmos, que amemos o Senhor e as suas ordenanças. Que a nossa obediência não seja somente exterior, mas principalmente interior, que tenhamos um compromisso firmado em nossos corações. “Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.” (Gálatas 6:13). Muitos que se fantasiam de crentes gostam de se identificar como evangélicos; muitos desses vivem nas mentiras, enganos, adultérios, prostituições, roubos e maldades. Por isso muitos têm deixado de buscar o Senhor diante dos maus exemplos apresentados pelos que simplesmente são religiosos, somente são cristãos no exterior, e o interior está consumido pelo pecado. Falam que servem ao Senhor, mas só de boca, estão nos altares de templos e ao mesmo tempo no pecado, são servos do diabo. “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.”(Gálatas 6:14). Por isso não podemos ficar posando de mais santos, julgando-nos superiores aos demais, devemos simplesmente ser praticantes das ordenanças, dos preceitos do Senhor, pois todos somos dependentes da sua misericórdia. “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.” (Gálatas 6:15). 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page