top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

QUEM SÃO OS INIMIGOS DA CRUZ



“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.” (Filipenses 3:1)

   Devemos sempre nos alegrar no Senhor, ter alegria em servi-Lo, ter prazer em viver segundo as suas determinações. Alegrar no Senhor é sentir prazer em ser filho Dele e não ter vergonha de assumir a sua condição de separado do Senhor. É falar do Evangelho, do amor de Deus todo o tempo, testemunhando as maravilhas que Ele fez e faz. Paulo fala que não se chateia de escrever a mesma coisa várias vezes, mesmo porque é segurança para os leitores. Assim como ele, não podemos esmorecer, cansar, nos envergonhar de falar ou repetir a mesma coisa para as pessoas, porque falamos do amor de Deus, falamos de salvação, de amor verdadeiro, falamos de vida. Portanto, a nossa insistência em falar do Evangelho é uma clara demonstração de amor, porque queremos que todos se salvem. “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão.” (Filipenses 3:2). Paulo usa palavras duras (cães) em referência aos adversários, à demonstração e oposição agressiva deles ao Evangelho e a gravidade dessa heresia, com resultados destrutivos e devoradores. Os falsos mestres distorciam de tal maneira o significado da circuncisão que ela passou a ser nada mais que fazer cortes inúteis no corpo. Semelhantes aos vários mestres, pregadores ensinam um outro evangelho que não é o de Jesus Cristo. Um evangelho da troca, da barganha, da tolerância ao pecado, sem obediências, sem santificação, um evangelho cuja única exigência é ir ao templo, à igreja ofertar, dizimar, orar, e tudo está resolvido. As heresias apregoadas no interior dos templos, os ensinos heréticos que se vive hoje são ainda piores do que os da época de Paulo. “Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.” (Filipenses 3:3). Circuncisão, seu significado verdadeiro e interior só faz sentido nos crentes que adoram a Deus espiritualmente de forma genuína e se gloriam em Cristo como Salvador em lugar de confiar no esforço próprio. Toda pessoa “se gloria” ou em Cristo, ou nela mesma. Carne. A fraca natureza humana. Embora o termo “carne” na Bíblia muitas vezes se refira à natureza humana pecaminosa, aqui se refere à fragilidade dessa natureza: ela não é digna da nossa confiança. E não pode salvar.

   “Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:

Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.” (Filipenses 3:4-7). A confiança pré-cristã de Paulo, arraigada na linhagem judaica, com seus privilégios e realizações, não foi obstáculo para atender ao chamado do Senhor. Paulo nasceu judeu e não era prosélito (os que não eram judeus por nascimento). Suas raízes judaicas são profundas e acima de qualquer suspeita. Jerusalém, a Cidade Santa, achava-se na fronteira do território tribal de Benjamim. Verdadeiro hebreu. No idioma, nas atitudes e no modo de vida. Tudo o que poderia significar lucro, vantagens Paulo descartava como nada, porque, no dia em que ouviu a voz do Senhor, abandonou totalmente tudo e veio seguir o Senhor. Não ficou preso a uma tradição religiosa ou familiar, mas, quando ele viu a luz, ele foi ao seu encontro não olhando para trás. “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo.” (Filipenses 3:8). Paulo se converteu ao Senhor, esse é o termo que deve ser aplicado à mudança de vida, ao abandono de religião e tudo o mais como ele fez para seguir Jesus. Ao contrário de muitas pessoas que simplesmente mudam de religião, vêm para o mundo gospel, mas trazendo vários erros e práticas da religião anterior dos quais não abrem mão. Vêm para o universo gospel, mas permanecem em práticas erradas, não abrem mão de hábitos, vícios, práticas e muito menos de coisas materiais. Lotam templos porque, para eles serem discípulos de Jesus, é somente mais uma religião, e por tal motivo vemos tantos maus testemunhos de pessoas que se dizem crentes. O sincretismo religioso é algo dominante, principalmente em nosso país, onde a variedade de culturas influencia a religião. Vemos ações nos templos que se dizem evangélicos similares aos de um centro espírita, manifestações que querem creditar ao Espírito Santo, mas que radicalmente são o contrário do fruto do Espírito. Vemos ensinos estranhos e contrários à Palavra de Deus, e afirmam que são servos do Senhor. Não se converteram, somente mudaram de igreja, de religião. “E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.”(Filipenses 3:9-11). A conversão é algo tão maravilhoso que transforma o perseguidor em perseguido, e ele ainda tem prazer nas perseguições. Quando a conversão acontece na vida de uma pessoa, não existem pensamentos dúbios, não existe a intenção ou o desejo de colocar remendo novo em pano velho, ou seja, não se tenta trazer o antigo para o novo. Conversão é viver em novidade de vida, sabendo que o nosso objetivo é a vida eterna, é a salvação, é viver em Cristo por Cristo eternamente. Tudo fazemos para agradar aquele que nos chamou, sabendo que todas as coisas mundanas, tudo o que vemos aqui é passageiro. Por isto a nossa lei é Jesus, vivemos segundo o Evangelho Dele, com o intuito de alcançarmos vitória Nele. “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.” (Filipenses 3:12). Não podemos nos vangloriar dizendo que somos salvos, que já temos a nossa vitória garantida, pois não é verdade, e a nossa salvação tem que ser conquistada diariamente, mas tendo a consciência de que somos prisioneiros em Cristo. Isso quer dizer que temos e não podemos ir para nenhum outro lugar ou alguém. É saber que só temos um Caminho, que é seguir Jesus, e isso faremos enquanto estivermos aqui. “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14). Não podemos olhar para trás, sempre olhar para a frente, olhar para Jesus, olhar para o nosso prêmio. Não podemos nem mesmo ficar focados nos problemas, pois passam a ser objeto de adoração. Temos de focar em Jesus, pois toda solução vem Dele. Nosso prêmio é Jesus, e não podemos nos esquecer disso. “Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vô-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo.

 Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.

Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Filipenses 3:15).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page