top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

QUEM PECOU?



“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”(João 9:1-2)

 Jesus tinha pregado, ensinado que Ele já existia muito antes de Abraão, e por tal motivo os fariseus tinham tentado apedrejá-lo no templo, mas Ele tinha conseguido escapar. Agora seguindo, caminhando, Ele se depara com um cego de nascença, ou seja, alguém que já tinha nascido cego, que não tinha se tornado cego depois. Então os discípulos, pensando de acordo com a lei, perguntam-lhe se aquele cego havia pecado ou se o pecado tinha vindo dos seus pais, porque a lei dizia que os pecados dos pais seriam cobrados dos filhos até a quarta geração. Mas já vemos que eles não tinham consciência do que perguntavam, uma vez que aquele homem era cego de nascença, portanto não tinha tido nem mesmo oportunidade de pecar para assim receber tal castigo – a menos que eles entendessem que seria possível pecar ainda no ventre da mãe. Por tal motivo, devemos sempre examinar todas as questões espirituais de maneira tranquila e de acordo com a Palavra, para não sermos enganados e nem fazermos papel de tolos, porque somos muito apressados para apresentar justificativas, acusações, sem compreender de fato a Palavra de Deus. “Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” (João 9:3). Jesus responde-lhes que não tinha havido pecado nem daquele cego nem de seus pais. Assim se encerra o assunto de pessoas, doutrinas, ensinos em que tudo de mal que acontece é obra do pecado da pessoa. Devemos entender que todos nascemos do pecado, através da nossa herança adâmica, assim se explica a origem do mal em nossas vidas, e somos libertos desses pecados através de Jesus. Quando vamos a Ele e o confessamos como o nosso Salvador, podemos então expulsar qualquer mal no seu nome, para que a Glória de Deus se manifeste. Mas o fato de alguém nascer com essa ou aquela deformidade não tem que necessariamente ser pecado dos pais e nem da pessoa, e sim porque nascemos no pecado. Entretanto, se buscarmos o Senhor, o mal não resiste, e o poder de Deus se manifesta. Quando existe uma situação anormal, é simplesmente uma oportunidade de colocarmos o poder de Deus em ação.

 “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” (João 9:4-5). Jesus é a Luz do mundo e mostrou isso aos seus discípulos não somente com palavras, mas, principalmente, com ação. Quando é dia, tudo é claro e identificável; à noite é quando há escuridão, as trevas tomam conta, e então não é possível ver, identificar nada, a não ser a Luz. Enquanto Jesus estiver no mundo, tudo é possível no seu nome, enquanto Ele estiver em nós, nada é impossível, porque é Ele quem tudo faz e liberta. Cura os enfermos, abre os olhos aos cegos e ressuscita os mortos. O porquê das enfermidades é o pecado original, mas temos o poder de Deus para expulsar e curar em nome de Jesus. Assim, não é necessariamente o pecado de uma pessoa que faz com que tenha um filho doente, ou que ela mesma seja doente, ou passe por outro mal qualquer. “Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.” (João 9:6-7). Jesus ensinou e mostrou com atitudes como se deve fazer, não ficou somente na teoria. Simplesmente fez uma massinha com cuspe e terra e colocou nos olhos do cego e lhe mandou lavar. Não que tenhamos que fazer a mesma coisa, mas Jesus, ao agir assim, estava mostrando a simplicidade do Evangelho, que não precisa de grandes coisas e ritos, e nem de escolher local, porque qualquer hora e local são apropriados para apresentarmos o poder de Deus. Jesus não perguntou absolutamente nada àquele cego, simplesmente o curou, untou seus olhos com o barro feito de cuspe e lhe mandou lavar, e com esse gesto mostrou o poder de Deus. Temos que aprender com Jesus, e não ficarmos acusando, crucificando as pessoas, chamando-as de pecadoras por estarem passando por essa ou aquela luta; temos que apresentar o poder de Deus. Infelizmente, existe muita enfermidade por causa da nossa incredulidade, nossa dúvida e medo, não fazemos o que deveríamos, não cumprimos com a nossa obrigação e não percebemos que estamos pecando, porque a Palavra de Deus fala que aquele que sabe o que deve fazer não o fazendo está pecando. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:17). Jesus nos ensinou, nos capacitou, então é nosso dever simplesmente libertar todos os cativos, os oprimidos do pecado do mal.

 “Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava? Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu. Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?” (João 9:8-10). Como vivemos em um mundo dominado pela incredulidade, pela ausência de fé, por medo, quando o Poder de Deus é colocado em ação e o milagre acontece, as pessoas ficam assustadas e não entendem. Apesar de terem a Palavra, mas não crerem nela, não conseguem entender o que aconteceu. Não existe enfermidade que não possa ser curada por Jesus, mesmo porque Jesus já levou todas as nossas enfermidades, e, portanto, só precisamos apresentar o poder de Deus. Pode ser um cego, ou um paralítico, de nascença ou que se tornou assim depois, devido a algum acidente, mas, se praticarmos o Evangelho, o curaremos em nome de Jesus. E fazemos isso com simplicidade e sem alarde, porque toda Honra e toda Glória pertencem a Ele. “Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.” (João 9:11). As pessoas libertas do seu mal vão confessar, vão testemunhar que foi o Senhor Jesus quem as curou, as libertou. Não se pode tentar usurpar a Glória do Senhor e dizer que foi essa ou aquela denominação que fez o milagre, não se pode dizer que foi essa ou aquela pessoa, e sim todo o tempo testemunhar o nome de Jesus, porque somente Ele cura. Tudo o que fazemos e os resultados que obtemos acontecem no nome Dele, nós somos somente servos. Não importa que tipo de enfermidade ou quanto tempo a pessoa está sofrendo, é a nossa obrigação curá-la em nome de Jesus. “Disseram-lhe, pois: Onde está Ele? Respondeu: Não sei. Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego. E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.” (João 9:12-14). A maioria das pessoas, por não crer no Senhor, vai duvidar, questionar e perguntar onde está o Jesus que curou. Mas não temos outra desculpa, temos que falar a Verdade: foi o Senhor quem fez e fará mais se permitirmos. A explicação que temos sempre a dar é a fé, é mostrar que Jesus está vivo e que Ele é a Luz, e nele há cura de todas as enfermidades. Muitos vão ficar procurando Jesus, questionando, e vão padecer em seus males, por não crerem no nome de Jesus. “Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo. Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.” (João 9:15-16). 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr.Henrique Lino

 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orarem

bottom of page