top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Provisão



“Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. E seguia-o uma grande multidão, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. Subiu, pois, Jesus ao monte e sentou-se ali com seus discípulos. Ora, a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima. Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com Ele, disse a Felipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? ” (João 6:1-5)

Jesus sempre cuida dos que o seguem, independentemente dos motivos que fazem com que as pessoas o procurem. Aqui vemos quando uma multidão seguia Jesus, mesmo depois de Ele ter atravessado o mar de Tiberíades. A maioria queria uma solução para os problemas, uns queriam cura de alguma enfermidade para si ou para um parente, amigo; outros buscavam uma libertação de espíritos malignos ou buscavam uma solução para algum problema da pobreza extrema em que viviam, sem terem nem mesmo o que comer, e ainda havia os que estavam observando-o até mesmo para depois acusá-lo, eram espiões a mando dos fariseus. Sem contar, é claro, com os que queriam saber se ele era o Messias, o rei de Israel, pois queriam levantá-lo rei para combater contra Roma, contra César, uma vez que Israel vivia sob o domínio de César, o governador, imperador, romano. Essa multidão que o seguia tinha visto os sinais que Ele operava, tinha visto Ele curar todos os tipos de enfermidades, e isso atraía cada vez mais pessoas, pois cada um contava para o outro os milagres que Ele estava operando. Temos que entender que Jesus se preocupa com todas as nossas necessidades. Aqui temos um exemplo, porque as pessoas que o seguiam não estavam pensando que poderiam conseguir alimento, comida natural com Ele. As pessoas estavam em busca de outras coisas, como citamos anteriormente, com certeza não pensavam em comida, e muitas, por serem pobres, não esperavam ter algo para comer na Páscoa. Mas Jesus conhece todas as nossas necessidades, e, se o buscarmos, com certeza Ele as suprirá, não da maneira como desejamos, como queremos, mas sim do jeito que é necessário, do jeito certo, não para esbanjar, mas para que possamos ter o que precisamos.

“Mas dizia isto para o experimentar; pois Ele bem sabia o que ia fazer. Respondeu-lhe Felipe: Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pouco.” (João 6:6-7). Jesus testa a nossa fé. Veja que Ele aqui pergunta a um dos seus discípulos onde conseguiria tantos pães que fossem o suficiente para alimentar todas as pessoas. Quando a Bíblia se refere a pães, está se referindo ao alimento tradicional dos judeus, principalmente naquela época, que se resumia ao pão árabe, com carne, molho ou outra coisa. Podemos observar que, quando se falava em almoçar ou jantar, falava-se em comer pão. Jesus sabia que Ele é que era a solução e que a traria. Felipe respondeu-lhe de maneira natural, mostrando-lhe a impossibilidade de conseguir o alimento para tantas pessoas. Assim somos nós, sempre olhamos para as impossibilidades, quando, na verdade, precisamos tão somente olhar para o Senhor, saber que toda resposta, toda solução vem Dele. “Ao que lhe disse um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? Disse Jesus: Fazei reclinar-se o povo. Ora, naquele lugar havia muita relva. Reclinaram-se aí, pois, os homens em número de quase cinco mil.” (João 6:8-10). Observamos que, assim como Felipe, André também só mostra o que os seus olhos veem, só acrescenta mais dificuldades, e não solução, porque apresenta toda a comida que eles têm, que não é suficiente nem mesmo para umas três ou quatro pessoas. Se estamos com o Senhor, devemos olhar para Ele e buscar uma solução sabendo que Ele dará essa solução e de maneira farta, como vemos a seguir, mas Ele não aceita desperdício. “Jesus, então, tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos que estavam reclinados; e de igual modo os peixes, quanto eles queriam. E quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Recolheram-nos, pois, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido. Vendo, pois, aqueles homens o sinal que Jesus operara, diziam: este é verdadeiramente o profeta que havia de vir ao mundo.” (João 6:11-14).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page