top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Permanecei em mim



“Eu Sou a Videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, Ele a corta; e toda vara que dá fruto, Ele a limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu Sou a Videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas.” (João 15:1-6)

 

                  Jesus explica, fala que Ele é o pé de uva verdadeiro e nós somos os ramos, e que, para produzirmos, darmos frutos bons, temos que estar ligados a Ele, porque se um galho é cortado do tronco, ele não mais produzirá frutos de espécie alguma, nem bons ou ruins, ele servirá somente para ser usado como lenha, ou ser jogado fora, pois não serve para nada mais, e galhos de videira, por não serem grossos o suficiente, não servem nem mesmo para se fazer tábuas, ou seja, não têm nenhuma utilidade. Essa comparação que Jesus faz é formidável, porque Ele mostra que, para fazer qualquer coisa, temos que estar ligados a Ele, e estando ligados a Ele, com certeza daremos frutos excelentes, ótimos, porque, como o Tronco é bom, como os galhos são alimentados pela Seiva do Tronco, não há como dar frutos ruins. Portanto, sabemos que todos os que produzem maus frutos, que fazem o que é errado, que cometem pecado, por mais que digam que conhecem Jesus, eles nunca o viram e nem o conhecem, porque mostram que estão ligados ao diabo, e assim produzem frutos de acordo com a seiva que os sustenta. Não existe verdade maior do que esta: se a pessoa não está produzindo bons frutos, ou seja, não está vivendo de acordo com a Palavra de Deus, então ela está produzindo maus frutos, e isto acontece porque ela está ligada ao diabo. Assim, fica entendido que todos os que vivem na prática do pecado estão ligados ao diabo, independentemente de estarem ou não dentro de templos, congregações evangélicas, porque o que nos une ao Tronco verdadeiro, que é Jesus, não são somente orações e músicas, mas sim a prática da Palavra de Deus.

         “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é Glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.” (João 15:7-11). Se aprendermos a viver no amor de Deus, viver na prática do Evangelho de Jesus Cristo, sempre nos policiando para não nos afastarmos da verdade, então estaremos ligados ao Tronco e produziremos bons frutos, e por conhecermos o Senhor, a sua vontade, saberemos o que podemos e devemos pedir-lhe, e o que pedirmos receberemos, pois é a sua vontade. Mas é necessário permanecer Nele, as palavras, os ensinamentos, o seu Evangelho têm que estar em nossas vidas, pois só assim estaremos unidos a Ele. Deus Pai é Glorificado através do seu Filho, Jesus Cristo, se queremos agradar tanto o Pai como o Filho, devemos dar, produzir frutos de acordo com a sua vontade. Algumas pessoas, mesmo que se mostrem religiosas, mesmo que demonstrem bondade, caridade, se estiverem fazendo alguma coisa que não esteja de acordo com a vontade do Senhor e a sua vontade, nós saberemos, não porque oramos muito e Ele nos revela de maneira particular, mas porque lemos o que Ele deixou escrito, pois a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, que é o que vivemos hoje, foi escrito por Ele, que somente usou homens, pessoas, para transcreverem o que Ele ditou. Assim, para conhecermos a sua vontade, é necessário vivermos o que está escrito no Novo Testamento, que é a Nova Aliança feita no Sangue de Jesus. Se estivermos vivendo na prática do Evangelho, então permanecemos no Amor de Cristo; se deixarmos de praticar seu Evangelho, nós nos afastamos do seu Amor, portanto, estaremos nas mãos do adversário da nossa alma. “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” (João 15:12-14).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page