top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Obediência



“Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, como Ele foi fiel ao que o constituiu, assim como também o foi Moisés em toda a casa de Deus.” (Hebreus 03:1-2)

Devemos sempre basear a nossa vida cristã na obediência, pois temos o maior exemplo em nosso Mestre Jesus Cristo, o Filho de Deus. Temos que ser fiéis ao nosso chamado celestial, assim como Jesus foi, pois somente assim seremos vitoriosos, só assim a Promessa de Vida eterna e abundante se cumprirá em nossas vidas. Quando estudamos, meditamos na Palavra de Deus, vemos que tudo é baseado na obediência, começando por Adão e Eva, que foram derrotados, expulsos do Paraíso, por não serem obedientes; depois vemos Noé, que foi vencedor por ser obediente e, como ele, foram Abraão, José, Davi, até Moisés e todos os outros reis e profetas que vieram a posteriori. Moisés, por ser obediente ao Senhor, operou sinais grandiosos no Egito, e em Nome do Senhor conseguiu libertar o povo e saiu com todos eles vivos, apesar de deixar um rastro de morte, pois todos os primeiros filhos dos egípcios morreram. Por obediência cruzou com aquela multidão o mar vermelho em seco, mas pela sua desobediência nem ele nem aquele povo entrou na terra prometida. Somente dois que foram obedientes tiveram o privilégio de entrar, que foram Josué e Calebe. Portanto, tendo o conhecimento de tudo isto, devemos viver em obediência total ao Senhor, pois temos uma vida para ser vivida. “Pois Ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.” (Hebreus 03:3). Todos, principalmente os judeus, endeusam Davi e Moisés, que se tornaram conhecidos pelo amor que Deus derramou sobre a vida deles, mas isto aconteceu por causa da obediência deles ao Senhor. Devemos analisar o nosso Mestre, o Senhor Jesus Cristo que, mesmo sendo Deus, a mando do Pai, veio ao mundo, se revestiu de carne como uma pessoa humana comum e passou por toda tribulação, perseguição, escárnio e sofrimento. Ao final, foi preso e crucificado e morreu ali na Cruz do Calvário. Suportou toda a afronta sabendo de antemão tudo o que lhe estava previsto, sabia tudo o que ia sofrer, mas, por obediência ao pai, perseverou até a morte, e morte em cruz, se fez maldito, maldição em nosso lugar, por Obediência.

“Porque toda casa é edificada por alguém, mas quem edificou todas as coisas é Deus. Moisés, na verdade, foi fiel em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.” (Hebreus 03:4-6). Os judeus até hoje teimam em adorar e seguir Moisés e ver no nosso Mestre, o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, somente um profeta, e não praticarem a sua Palavra, não praticarem o seu Evangelho. Eles procuram obedecer a Moisés, não percebem que com esses pensamentos estão indo em direção à Morte, porque Cristo é muito Superior a Moisés e a qualquer outra pessoa, porque Ele é o Filho de Deus, é o próprio Deus. A origem de Moisés é terrena, a do Senhor é Divina, o Senhor é do Alto, de onde veio e voltou e está sentado à direita de Deus. Moisés obedeceu ao Senhor, foi um servo, mas não perfeito, prova que por causa da sua desobediência não pôde adentrar a terra prometida. Jesus é o Senhor dos Senhor, é responsável por toda a Criação, assim devemos obediência total a Ele, porque somente assim poderemos alcançar vida, enquanto Moisés não pode salvar ninguém. Por isto devemos procurar conhecer o Senhor e viver em total obediência a Ele. “Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras.” (Hebreus 03:7-9). Como vemos na Palavra de Deus, se estamos ouvindo a voz do Espírito Santo, então obedeçamos, sejamos obedientes, não podemos ficar insensíveis a sua voz, e sim nos rendermos a Ele. Temos que aprender a viver em total submissão ao Senhor, viver em obediência à Palavra Dele, viver de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo e não a uma religião, a uma denominação qualquer. “Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos. Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.” (Hebreus 03:10-11).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page