No Nome de Jesus
- Pr. Henrique Lino da Silva
- 14 de jun. de 2023
- 4 min de leitura

“Enquanto eles estavam falando ao povo, sobrevieram-lhes os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, doendo-se muito de que eles ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos, deitaram mão neles, e os encerraram na prisão até o dia seguinte; pois era já tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a Palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil. No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos, os escribas, e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote. E, pondo-os no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto? Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos, se nós hoje somos inquiridos acerca do benefício feito a um enfermo, e do modo como foi curado, seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em Nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse Nome está este aqui, são diante de vós.” (Atos 4:1-10)
Após Pedro e João em Nome de Jesus curarem um aleijado que ficava na porta do templo pedindo esmola, eles são presos e levados à frente do sumo sacerdote e das autoridades religiosas para explicar o porquê de terem feito aquilo e como fizeram. Temos que entender em primeiro lugar que quem curou foi Jesus, Pedro e João simplesmente permitiram que o Senhor os usasse, mas quem tudo fez foi o Senhor. Da mesma maneira, quando fazemos qualquer sinal ou milagre no Nome de Jesus, quem está fazendo é Ele, e não nós. Mas o que nos chama a atenção é que, ao serem interrogados, eles não ficaram choramingando, pedindo desculpas ou clemência, ao contrário, simplesmente pregaram o Evangelho, exaltaram o Nome de Jesus, falaram a Verdade. Os crentes, os evangélicos de hoje, quando são questionados, logo mudam o discurso, dizem que não falaram aquilo, que não é bem assim, e não afirmam e não confirmam, o que a Bíblia condena. Vejo muitos, por medo de serem presos, processados, inclusive aceitarem e concordarem com o erro, com as práticas homossexuais, com divórcios, recasamentos, com desonestidades, com políticas e outras coisas mais. Fazem isso por medo de punição ou de serem abandonados, ficarem sem membros em suas congregações, e assim diminuírem as arrecadações.
“Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, em que devamos ser salvos. Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. Todavia, mandando-os sair do sinédrio, conferenciaram entre si, dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar. Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que de ora em diante não falem neste Nome a homem algum.” (Atos 4:11-17). Veja que Pedro simplesmente falou de Jesus e mostrou que quem fez o milagre, a cura, foi Jesus, o mesmo Jesus que eles, os fariseus, as autoridades religiosas, por ordem do sumo sacerdote, tinham mandado prender e crucificar. Vejam que eles os acusaram de terem mandado matar Jesus e explicam quem era Jesus, e quem é, pois Ele estava Vivo e está para todo o sempre. Mostram que só existe salvação em Jesus e que fora de Jesus não existe salvação, só perdição. Não tiveram medo e falaram a verdade, pregaram o Evangelho diante dos seus acusadores. Pedro e João, como todos os apóstolos, não tinham a preocupação de serem sociáveis, ou politicamente corretos, como os falsos apóstolos de hoje em dia, porque hoje querem ser conhecidos, querem ter notoriedade no meio político, querem fazer parte do mundo, querem ser reconhecidos e respeitados, só não querem sofrer por causa do Evangelho. Não defendem o Nome de Jesus Cristo, a preocupação é exaltar o nome deles, a preocupação é ganhar dinheiro e notoriedade, prova tal é que são vários os evangelhos que defendem e pregam, só não ensinam e nem falam do Evangelho de Jesus Cristo. São medrosos e covardes, não são homens de Deus, estão a serviço do inferno, basta analisarmos as condutas deles diante do Evangelho, que é Jesus Cristo. Os religiosos, quando viram o comportamento desses discípulos, perceberam que eles estavam com Jesus. “E, chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em Nome de Jesus. Mas Pedro e João, respondendo, lhes disseram: Julgai vós se é justo diante de Deus ouvir-nos antes a vós do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido. Mas eles ainda os ameaçaram mais, e, não achando motivo para os castigar, soltaram-nos, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera; pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara esta cura milagrosa. E soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos.” (Atos 4:18-23).
Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.
Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Commentaires