top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

MANDAMENTOS PELO ESPÍRITO



“Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao Reino de Deus.” (Atos 1:1-3)

          Lucas era médico, e, apesar de ter escrito um dos Evangelhos de Jesus Cristo, ele não andou com Jesus e nem fazia parte dos seus discípulos. Como ele mesmo fala no início deste livro de Atos escrito por ele, aparentemente ele escreveu depois de pesquisar, investigar de forma exaustiva tudo sobre Jesus e o que aconteceu. Observamos que ele se refere a um certo Teófilo, que cremos que seja algum nobre que, na época, financiou esse empreendimento. Aqui Lucas expõe o que investigou, como no Evangelho com o seu nome. Devemos observar que Lucas, por não ser uma testemunha ocular, mas sim um investigador – e não estamos falando de um leigo, mas de um médico –, torna ainda o seu relato de muito maior credibilidade. Vemos que ele fala que investigou Jesus em tudo, desde o dia em que começou a ensinar, a pregar, isto é, depois do Batismo no Jordão com João Batista, até o dia em que Jesus subiu aos olhos de todos para ir ao encontro do Pai, onde se encontra até hoje à sua direita. Também fala que Jesus, antes, deu mandamentos aos apóstolos, para que pregassem o seu Evangelho, levassem a mensagem a todos os cantos da terra. Também fala das vezes em que Jesus apareceu depois de ter morrido e ressuscitado, e isto em um espaço de quarenta dias, porque nesse tempo Jesus apareceu treze vezes e a várias pessoas juntas, e até mesmo a uma multidão de quinhentas pessoas. Nessas vezes em que Jesus apareceu depois de ressurreto, Ele falou, pregou, chamou a atenção dos apóstolos, dos seus discípulos, pela incredulidade, e os enviou para pregar o Evangelho, e fez a Promessa da sua volta, do seu retorno.

 “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” (Atos 4:5). Depois de ressurreto, em uma das suas aparições, Jesus determinou que os discípulos não saíssem de Jerusalém, que deveriam aguardar para receber o revestimento espiritual, a capacitação, para irem levar a sua mensagem. Jesus já tinha prometido o Espírito Santo, o Consolador, mas agora, de maneira clara, diz que não vai demorar e que é para eles não saírem de Jerusalém, permanecerem unidos, pois logo receberiam o Espírito de Deus. Jesus fala que eles foram batizados por João Batista com água, mas agora iriam receber o batismo com o Espírito Santo de Deus. Esse mandamento de Jesus para os discípulos nos traz um ensinamento precioso, porque não existe promessa maior, a não ser a salvação, do que o batismo com o Espírito Santo, mas muitos que se dizem crentes acham que outras coisas, tais como bênçãos, milagres etc. são prioridades em suas vidas. Também veremos a ansiedade e outras coisas dos próprios apóstolos. “Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?”(Atos 1:6). Os apóstolos estavam preocupados com a restauração do reino físico de Israel, porque, como já citamos antes, Israel vivia sob o domínio de César, de Roma, então eles estavam preocupados não com essa maravilhosa promessa do Senhor de que eles receberiam o Espírito de Deus. As pessoas se preocupam muito com tempos e datas em que elas esperam receber uma bênção, uma resposta para o mundo físico, para coisas materiais, dando-lhes prioridade e relegando as espirituais, esquecendo que somos seres espirituais e o que nos importa de fato é a nossa vida futura. Vejo pessoas lotarem templos não em busca de aprenderem a como servir ao Senhor, porque o importante para elas são as coisas materiais, físicas, esquecendo que as coisas do mundo simplesmente servem para satisfazer, alimentar a carne que nos conduz para longe de Cristo, para o afastamento, para a morte eterna, porque o diabo só tem poder sobre as nossas vidas quando estamos agindo na carne, assim ele instiga até que a carne satisfeita se afaste do Senhor, por isto o ensinamento, a ordem de não satisfazermos a vontade da carne, mas de andarmos em espírito. “E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.”(Atos 1:7-10).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique 

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orarem

bottom of page