top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Jesus está nos ensinando




“E, logo que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, E disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mos. E, se alguém vos disser: Por que fazeis isso? dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui. E foram, e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos, e o soltaram. E alguns dos que ali estavam lhes disseram: Que fazeis, soltando o jumentinho? Eles, porém, disseram-lhes como Jesus lhes tinha mandado; e deixaram-nos ir. E levaram o jumentinho a Jesus, e lançaram sobre ele as suas vestes, e assentou-se sobre ele. E muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. E aqueles que iam adiante, e os que seguiam, clamavam, dizendo: Hosana, bendito o que vem em Nome do Senhor; bendito o Reino do nosso pai Davi, que vem em Nome do Senhor. Hosana nas alturas. E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.” (Marcos 11:1-11)

       Devemos sempre atentar para o que Jesus está nos ensinando, nos dando exemplos de como devemos agir, proceder diante das situações que surgem em nossos dias. Quando analisamos a Bíblia, percebemos que Jesus não deixou nenhum assunto ou tema sobre o qual Ele não tenha falado ou orientado. Na maioria deles não só falou como deu exemplos. Jesus é atual, e a sua Palavra aborda todos os assuntos da atualidade, a Palavra se renova todos os instantes, e somente os incrédulos é que não percebem isso, que não querem compreender, e por isso padecem. Veja que Jesus já tinha tudo programado para a ceia, e quando chegou o momento, Ele mandou os discípulos procurarem, encontrarem uma pessoa, segui-la, e na casa fazer os preparativos. Da mesma forma já tinha programado a sua entrada triunfal em Jerusalém, tinha que cumprir o que estava escrito, o que Deus Pai tinha lhe revelado, por isso, antecipadamente, já tinha conversado, acertado com os donos dos jumentinhos, e quando mandou os discípulos buscá-los, já sabia de tudo. Não que tivesse sido uma revelação, porque já tinha planejado, Ele queria cumprir a missão do Pai com fidelidade.  Temos que aprender a planejar tudo com antecedência, se vamos comprar, vender algo, se vamos viajar, ou se vamos mudar de emprego, antes de qualquer coisa que pretendemos fazer, devemos orar, falar com Deus e nos programar com antecedência. Jesus tinha uma missão, e ela já estava revelada a todos pelos profetas, nas Escrituras, e Ele procurou e foi fiel até o fim, foi obediente a tudo, até a morte em cruz.

         “E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.” (Marcos 11:12-14). O tempo todo Jesus nos deu ensinamentos e exemplos de como devemos agir, para tomar cuidado com os hipócritas, os que demonstram uma coisa, mas praticam outra. Da mesma maneira a figueira, apesar de não ser tempo de dar frutos, demonstrava pelas suas folhagens que os tinha, mas era só engano. Também nos mostrou de maneira clara que nada pode ser comercializado no interior dos templos. Jesus nos ensina, basta querermos aprender e viver em obediência a Ele. “E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo. E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.” (Marcos 11:15-17).

 Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.

 Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino

 

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page