top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Humilhai-vos



“Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da Glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o Sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da Glória. Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (1 Pedro 5:1-5)

 

                  O apóstolo Paulo fala para as pessoas com mais idade, os anciãos, os responsáveis por divulgar o Evangelho, os homens que tinham andado com Jesus, que tinham sido testemunhas de tudo pelo que Ele passou, de tudo o que viveu. Esses homens naquela época já tinham uma certa idade, e o apóstolo Paulo não tinha andado com Jesus, só veio a se converter tempos depois, quando o Senhor apareceu para ele e o chamou, inclusive ele foi o último dos apóstolos. Mas agora esse abnegado servo do Senhor está exortando os que andaram, conviveram com Jesus, para tomarem conta do rebanho do Senhor, está dizendo para agirem com amor junto às ovelhas do Senhor, cuidando e pregando o Evangelho de Jesus com a boca, e com boas atitudes e cuidado, sempre lembrando que não é por ganância, mas por amor a Cristo. Hoje, quando analisamos os supostos pastores, ou pregadores da atualidade, sabemos que são pessoas que não conhecem Cristo, pois, se assim fosse, os seus ensinos seriam outros, seriam de acordo com a Palavra, e não criando doutrinas estranhas, para poderem arrecadar mais, uma vez que hoje a maioria são pregadores e outros títulos que criaram para si, por torpe ganância. Ele lembra que a nossa recompensa não está aqui, mas com o Senhor, e a receberemos na volta do Senhor.

         “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo. “(1 Pedro 5:6-9). O fato é que todos nós, anciãos ou jovens, homens ou mulheres, devemos nos render ao Senhor, nos humilharmos diante da sua presença, porque, se assim procedermos, no momento exato Ele nos exaltará. Não podemos ser ansiosos, mas simplesmente aguardar, perseverar em viver na prática do Evangelho, não esquecendo que é mandamento do Senhor, para todos nós pregarmos o Evangelho com nossas atitudes, por amor, sempre falando, testemunhando sobre Cristo. Temos que estar em constante vigilância, pois o diabo está sempre ao nosso derredor, ele sempre está circulando, observando, buscando uma oportunidade para pegar algum distraído ou incrédulo. Quando não vigiamos e passamos a observar e desejar as coisas do mundo, querendo prazer e felicidade, então o diabo sempre tem algo para apresentar e nos oferecer, e quando fazemos isso, pecamos, e quando pecamos, nos afastamos do Senhor, além de darmos direito ao adversário de agir em nossas vidas. Portanto, o segredo para ser um vencedor é vigiar e fortalecer no Senhor, para não cair nas astutas ciladas do diabo. Não podemos pensar que somos fortes e que não cairemos, pois as pessoas acham que estão firmes, mas a Bíblia nos exorta a vigiarmos para não virmos a cair. Sabemos das lutas, das batalhas pelas quais o cristão verdadeiro passa, não é só conosco, mas com todos, e em toda parte do mundo, porque o Evangelho não é concordância com o mundo, ao contrário. Portanto, vêm as lutas, mas, se perseverarmos, venceremos e receberemos a vitória das mãos do Senhor. “E o Deus de toda a Graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna Glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. A Ele seja o domínio para todo o sempre. Amém. Por Silvano, nosso fiel irmão, como o considero, escrevo abreviadamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira Graça de Deus; nela permanecei firmes. A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, como também meu filho Marcos. Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo.” (1 Pedro 5:10-14).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page