Cristo padeceu
- Pr. Henrique Lino da Silva
- 25 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

“Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus.” (1 Pedro 4:1-2)
Sabemos que Jesus Cristo se permitiu sofrer todos os tipos de afrontas, humilhações, sofrimentos e dores por nossa causa, para que nós pudéssemos ter direito a obter a salvação através Dele. Também se permitiu tudo isso em obediência ao Pai, uma vez que o Pai tinha planejado tudo, e Ele simplesmente foi obediente até a morte, e morte de cruz. Tendo esse conhecimento, sendo conscientes de todos os sofrimentos pelos quais Cristo passou por nossa causa, e se nós somos seus seguidores, então devemos nos revestir desse mesmo sentimento. Isso quer dizer que não devemos ficar buscando realizações materiais aqui, não devemos reinar aqui, mas saber que o que nos aguarda é dor e sofrimento. Se estamos vivendo de uma maneira confortável, luxuosa, tranquila, então devemos nos examinar à luz do Evangelho e ver se realmente estamos vivendo, fazendo a vontade de Cristo. Algo está errado se o mundo tratou com tanto desprezo o nosso Mestre e a nós muito bem, então Ele não está sendo o nosso Mestre, nós não estamos seguindo os seus passos, não somos os seus servos, caso contrário, receberíamos tratamento similar. Esse mundo é território inimigo para todos os seguidores de Cristo, e se ele está sendo meu amigo, me dando conforto e luxo, é porque eu também estou morto Nele, e, apesar de citar o Nome do Senhor (que é Santo para sempre Amém), eu continuo morto. Jesus morreu para nos dar vida, e o tempo que nos resta aqui, uma vez que não sabemos quanto tempo cada um ainda estará por aqui, mas a qualquer momento podemos estar de partida, e para onde iremos dependerá exclusivamente da maneira como nos portamos aqui. O correto é abandonar todos os erros e não atender às vontades da carne, e sim a vontade de Cristo, é saber que estamos só de passagem, portanto não nos preocupamos em fazer morada aqui, isto é, não temos preocupação de ficar juntando patrimônios aqui, pois sabemos que a única coisa que levaremos daqui será a nossa obediência a Cristo, que nos conduzirá a Ele.
“Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias. E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós; os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.” (1 Pedro 4:3-5). Quando não conhecíamos Cristo, quando não conhecíamos a verdade, fizemos tudo o que não deveríamos, praticamos todos os tipos de pecados, andamos unidos com as pessoas do mundo, concordamos com elas e vivemos em busca de prazer e realizações aqui no mundo. Mas se nós realmente conhecemos Cristo, sabemos que, se nos arrependermos e nos convertermos a Ele, isto é, abandonarmos todos esses costumes e nos humilharmos na presença do Senhor, Ele nos perdoará, e se permanecermos em sua presença, com certeza teremos vida Nele. Se conhecemos Cristo, não o buscamos em troca de tentar obter bênçãos materiais, prosperidades, ou quaisquer realizações, mas simplesmente o buscamos porque sabemos que Ele cuida de nós assim como o Pai cuidou Dele. Em nossa prioridade sendo Ele, com certeza desfrutaremos do seu Maná, e nada nos faltará, mas, se estivermos preocupados em obter coisas, tudo nos faltará, principalmente a vida. Sofrimento, perseguições são normais e esperados em nossas vidas, porque estamos vivendo em Cristo, estamos representando Cristo, que foi perseguido e morto, e o mundo continua o odiando, portanto, é óbvio que esse ódio seja passado para nós. Mas Deus é tão justo que mesmo os que tinham morrido antes da vinda Dele receberam a sua visita e o ouviram, para que pudessem se arrepender e serem salvos, porque todos, sem exceção, serão julgados diante do Senhor, e ninguém terá desculpas de afirmar que não ouviu a verdade. “Pois é por isto que foi pregado o Evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito.” (1 Pedro 4:6).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Comments