top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

CIRCUNCISÃO



“Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens.” (Efésios 2:11)

 Como a própria Palavra fala e nos mostra claramente, a salvação veio para Israel, e dali para todo o mundo. Éramos incircuncisos de coração, não conhecíamos Deus e nem sabíamos que Ele existia, e cada um vivia de acordo com o seu entendimento. Adorávamos todos os tipos de divindades e outras coisas, mas através do Senhor Jesus podemos receber a salvação e entrar no seu Reino. Em Jesus podemos fazer parte da família, da igreja do Senhor. A Palavra inicialmente veio para os hebreus, para Israel quando ainda não era Israel, mas através da desobediência deles todo o mundo recebeu a bênção. Portanto, devemos sempre lembrar que somos duplamente abençoados e favorecidos, porque recebemos a salvação quando não era para nós. Mas o Senhor, pelo seu imenso amor, nos resgatou das trevas e nos conduziu para o seu maravilhoso mundo das luzes. Deus reconciliou os judeus, os gentios, que éramos nós Nele através de Cristo. Mais ainda que isso, Deus uniu todos os povos, reconciliou-os em um só corpo. “Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.”(Efésios 2:12). Antes da Salvação por Cristo Jesus, éramos todos gentios, éramos incircuncisos de corpo e coração. O rito da circuncisão era aplicado a todos os nenês judeus do sexo masculino, de modo que esse ato físico (feito no corpo por mãos humanas) era uma nítida marca de distinção entre judeus e gentios, da qual os judeus naturalmente se orgulhavam. Mas o que era feito por mãos humanas e no corpo físico, com gentios a circuncisão era exigida no coração. Uma vez que atos fiscos nada valem, sacrifícios não são aceitos, somente a circuncisão no coração, que é se voltar para Ele, entregar-se, assumir que Ele é o nosso Salvador. O que antes era delimitado por regiões e territórios agora é somente por aceitação, porque a Palavra, o Evangelho, Cristo, está ao alcance de todos, e não existem fronteiras ou sinais externos no corpo que transformem alguém em seus discípulos, somente a aceitação da sua verdade, do seu Evangelho.

 “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” (Efésios 2:13). Agora todos nós dos quatro cantos do planeta, que antes vivíamos longe, podemos ter Jesus, podemos ser salvos, podemos ser chamados filhos de Deus. Podemos fazer parte do corpo de Cristo, podemos ser a sua igreja. Eu disse podemos, porque é necessário escolhermos, aceitarmos e nos submetermos a Ele. Somos alcançados por sua Graça, mas isso não quer dizer que nada temos que fazer, que podemos continuar vivendo do mesmo jeito, porque, se assim procedermos, continuaremos sendo gentios e incircuncisos de coração. É necessário circuncidar os nossos corações, é necessário entregar as nossas vidas a Ele. Hoje temos a oportunidade de nos convertermos e sermos verdadeiros filhos herdeiros de Deus. Pelo sangue de Cristo, pela sua morte sacrificial fomos colocados perto da salvação, e, para alcançá-la, basta querermos, desejarmos e nos submeter a Ele. “Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio.” (Efésios 2:14). Jesus derrubou a parede, o muro da separação, o que antes dividia o povo do Senhor e os gentios. Hoje somos todos iguais, judeus e gentios, o que nos separa do Senhor é o pecado e a desobediência, tanto dos judeus como dos que eram gentios. Não existem privilégios para os judeus ou para qualquer outro povo, o diferencial é a obediência ou a desobediência aos preceitos do Senhor. Não são palavras ou ritos que transformam alguém em filho de Deus, mas a submissão ao Evangelho de Jesus Cristo. Jesus desfez, jogou por terra, destruiu o muro da separação e alcançou todos, dando assim a oportunidade de todos virem a ser chamados filhos de Deus. No Reino de Deus não existem classes ou povos privilegiados, e sim os que o amam, os que demonstram esse amor guardando os mandamentos Dele. Deus de toda a humanidade fez uma só, querendo que todos se salvem e venham a Ele, mas essa escolha é individual, é nossa. O Senhor nos deu a condição de escolher se queremos ser filhos de Deus ou não, porque não somos obrigados a nada, mas pela nossa escolha receberemos bênção ou maldição, vida ou morte. Não é um território, uma região que não pode receber a salvação e as bênçãos do Senhor, porque ela veio para todos. Jesus derrubou toda separação, e a única que permanece é a do nosso coração, pois a decisão agora cabe a cada um.

 “Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” (Efésios 2:15-16). Na sua carne desfez, destruiu a inimizade, a separação entre todos os povos, trazendo a paz. A barreira, o muro da inimizade foi destruído através de Jesus, da sua morte na cruz. O Cordeiro Santo imaculado, aquele que era sem pecados se fez pecador em nosso lugar. O isolamento religioso total que existia entre judeus e gentios foi desfeito, e tanto um quanto o outro podem escolher a salvação ou a morte. A nossa Salvação tem nome, é Jesus Cristo, porque foi por Ele que fomos alcançados e por Ele somos libertos e podemos viver por toda a eternidade. Somos circuncisos de coração ou não, e não precisamos de ninguém para nos fazer isso, somente o Senhor. Jesus fez uma Nova Aliança e desfez os ritos que eram somente ordenanças rigorosas tanto para os judeus quanto para os gentios que éramos nós, só restava a morte. “E, vindo, Ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por Ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.”(Efésios 2:17-18). Veio Jesus e nos trouxe a paz, acabando com a separação e alcançando todos, os que eram de perto e os que eram de longe. E todos nós, que por nossa origem éramos gentios, estávamos longe, Ele nos trouxe para perto, nos uniu a Ele, e somos todos filhos de um mesmo Pai. Por Jesus Cristo, todos, gentios e judeus, circuncisos e incircuncisos, têm acesso ao Pai. Jesus, o príncipe da paz, nos trouxe a paz, trouxe a união, a transformação de inimigos em família. Portanto, não podemos desperdiçar a rica e única oportunidade de nos unirmos a Ele, não podemos rejeitar o Sacrifício da Cruz. Sejamos inteligentes, sábios e nos submetamos a Ele, e busquemos vida, desfrutemos da sua paz. “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.” (Efésios 2:19-21). Não somos estrangeiros, não somos estranhos, somos da família de Jesus Cristo, somos a sua igreja, basta assumirmos essa posição, assumirmos o nosso lugar, que foi conquistado na Cruz do Calvário. Podemos ser amigos de Deus, e, para que seja real a nossa amizade, basta nos submeter a Ele, nos render. Basta viver, praticar o Evangelho de Jesus Cristo, caso contrário, seremos sempre gentios, incircuncisos e inimigos Dele. “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.” (Efésios 2:22). 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino 

 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orarem

bottom of page