Andar como Ele andou
- Pr. Henrique Lino da Silva
- 11 de set. de 2023
- 4 min de leitura

“Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas; mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca; não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos.” (Colossenses 3:1-11)
A classe que Jesus mais combateu foi a dos hipócritas, que são pessoas que se identificam como religiosas, mas vivem de maneira errada, fazendo tudo aquilo que Deus não permite. Por isso, se realmente nos convertemos a Cristo, devemos andar como Ele andou, e não mais segundo as nossas vontades, mas permitindo sermos guiados o tempo todo por Ele. Quando nos convertemos ao Senhor, nós matamos, assassinamos o velho homem, a velha mulher, e passamos a viver em novidade de vida. Já não somos guiados por nós mesmos, já não vivemos segundo a lógica ou o entendimento humano, tudo o que fizermos ou pensarmos será de acordo com a Palavra de Deus. Assim, combatemos os velhos hábitos e manias, nossos costumes antigos são abandonados, e vivemos exclusivamente em Cristo; caso contrário, seremos somente religiosos e padeceremos como qualquer outro pecador. Quando nos submetemos ao batismo nas águas, estamos sepultando o nosso velho ser, e então, a partir daquele momento, somos novas criaturas, mas isso não quer dizer que somente por mergulharmos nas águas já saímos mudados, porque essa mudança nós que temos que querer, desejar, e mudar, porque não podemos ficar esperando que Deus venha nos mudar, ao contrário, nós que mudamos, nos transformamos e vamos a Ele.
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A Palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em Nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3;12-17). Uma coisa muito séria que a maioria não sabe é que a mudança tem que partir de nós, pois observamos muitas pessoas dizendo que Deus tem que mudá-las, fazê-las abandonar o erro, o pecado ou os vícios. Mas não é assim, pois Jesus deixou bem claro que nós que devemos nos arrepender e então ir a Ele, nós devemos abandonar o jugo pesado do pecado e ir em busca do fardo leve que Ele tem para nós. Por isto que, para viver em Cristo, temos que estar mortificando a nossa carne constantemente, não podemos achar que agora que nos batizamos, ou como dizem algumas pessoas e lideranças: “aceitamos Jesus”, Ele vai nos mudar, porque se nós é que queremos e desejamos mudanças, então somos nós que devemos nos submeter a Ele. Temos que aprender a perdoar os nossos semelhantes e entender que não somos melhores do que ninguém, por isto não podemos condenar quem não conhece Cristo e vive no pecado, porque no passado também nós vivíamos, e muitas vezes fazíamos coisas piores. Portanto, devemos sempre olhar para todos com um olhar de misericórdia, porque só podemos condenar os falsos cristãos, os que se identificam como crentes, irmãos, mas que vivem de maneira errada. Devemos procurar imitar Cristo, para que, assim como Ele alcançou vitória, nós também possamos alcançar vitória Nele. “Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados. Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor. Pois quem faz injustiça receberá a paga da injustiça que fez; e não há acepção de pessoas.” (Colossenses 3:18-25).
Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.
Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Comments