top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

AMOU ATÉ O FIM



“Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (João 13:1)

 Jesus, apesar de ser Deus, estava no mundo como homem, mas sabia que tinha vindo cumprir uma missão. Sabia que a sua missão estava chegando ao final, tinha conhecimento de que os momentos mais dolorosos estavam se aproximando e que logo estaria retornando para o Pai. Durante o seu ministério terreno, esteve sempre acompanhado pelos doze discípulos e deles recebendo apoio, os quais Ele denominou apóstolos. Jesus foi amado por eles e conviveu com eles amando-os e protegendo-os o tempo todo. Inclusive na sua oração final, falando ao Pai, Ele mesmo diz de seu cuidado, quando afirma que desses doze que o Pai tinha lhe dado nenhum se perdeu, somente o filho da perdição, que foi Judas Iscariotes. Jesus tinha pleno conhecimento de tudo o que iria acontecer e sabia que ia ser traído e por quem. Assim também como sabe quem realmente o ama e por Ele é amado. Ele não se deixa enganar com palavras bonitas, choros ou qualquer manifestação carnal de sentimentos. Judas o traiu com um beijo, e vários o traem constantemente de igual maneira. São muitos os que dizem que o amam, que choram, cantam, mas cujo coração está longe. “E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.”(João 13:2-4). Jesus tudo sabia, tinha conhecimento de que aquela era a última vez que participava da ceia junto com os seus discípulos. Sabia que o seu momento tinha chegado, sabia dos sofrimentos que viriam, mas sabia que tinha vencido e que Deus Pai tinha lhe entregado tudo. Deus Pai lhe deu todo poder tanto no céu como na terra. Todo o tempo Ele estava ensinando, e agora, depois da ceia, Ele traz um ensinamento fantástico não somente àqueles doze discípulos, mas a todos os seus discípulos espalhados pelo mundo afora, porque todos os que procuram agir segundo seus ensinamentos, que Lhe obedecem são os seus discípulos atuais. São esses que levam a mensagem de Salvação e que o apresentam a todos através do seu Evangelho.

 “Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” (João 13:5). Jesus era Deus, mas Ele nos ensina sobre humildade, porque, sendo o Mestre dos Mestres, lavou e enxugou os pés dos seus discípulos, inclusive daquele que iria traí-Lo. Isso mostra que Ele é que nos serve e nós não o servimos, porque os verdadeiros discípulos de Jesus não ficam pedindo isto e aquilo, mas procuram seguir os seus passos, procuram servir. Jesus até hoje continua nos servindo, uma vez que é Ele que tudo nos dá. Jesus continua nos lavando, tirando a sujeira, as impurezas das nossas vidas, e nos mostrando como devemos fazer com todos. Somos soberbos e não gostamos de ajudar ou socorrer, colocamo-nos em posição de superioridade sem sermos nada. Achamos que somos melhores do que os outros, sendo que Jesus nos manda agir com simplicidade e humildade com todos, porque quem nos exalta é Deus, e não necessitamos de aclamação ou exaltação de homens. “Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.” (João 13:6-7). Pedro ainda não tinha conhecimento, e por isso o questionou, não concordava que o Mestre se colocasse em uma posição inferior, quase de serviçal. Mas Jesus, sabendo que Pedro ainda não tinha conhecimento, lhe diz que depois ele entenderia. Entendemos a posição de Pedro, porque a maioria das pessoas sensatas se sente incomodada com uma pessoa, que sabemos ser superior a nós, prestando-nos um serviço inferior. Mas Jesus estava dando um ensinamento, e todos os que têm esse conhecimento devem praticá-lo. Não significa que devamos sair lavando os pés das pessoas, e sim servindo, socorrendo, apoiando, servindo a todos, até os que nos traem. Temos que entender que nada somos e, portanto, a todo o tempo fazer o que Jesus mandou: sempre considerar o nosso próximo como nosso superior, e assim procurar sempre servir. “Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.”(João 13;8-9). Jesus explica a Pedro que, se não for lavado por Ele, não faz parte Dele. Vemos o amor de Pedro, a sede dele, que agora pede que então lhe lave o corpo todo, pois quer fazer parte Dele. Pedro era carnal, como vimos em várias situações, mas era um dos que mais amaram o Senhor.

 “Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.” (João 13:10). Os que estão limpos, os que conhecem a Palavra a receberam e a colocaram em prática são lavados pelo Senhor. Não é o fato de falar o Nome do Senhor e nem estar no meio dos discípulos de Jesus que transforma alguém em discípulo também. Jesus é o que nos limpa, hoje Ele é a Palavra, e a Palavra nos limpa. Quando a ouvimos, quando tomamos conhecimento dos seus preceitos e os colocamos em prática, estamos sendo lavados. É uma prática recorrente as pessoas afirmarem que são lavadas e remidas no sangue do Cordeiro. Muitos falam isso, mas, na verdade, não conhecem e nunca conheceram o Cordeiro de Deus, porque, para serem lavados, têm que ser obedientes, e não traidores, como Judas. “Porque bem sabia Ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.”(João 13:11). O Senhor sabe quem não está limpo, Ele sabe quem o está traindo ou vai traí-lo. Ele não vai fazer nada para impedi-lo, porque as escolhas são nossas, mas receberemos as recompensas por nossas escolhas. A água, para nos lavar, purificar, está ao alcance de todos, mas muitos têm ignorado essa água. Podem enganar todos: os irmãos, os pastores, mas não conseguem enganar o Senhor, e receberão a mesma recompensa que Judas Iscariotes recebeu. Esses que se dizem discípulos, mas que guardam segredos em seus corações, pessoas cuja desobediência aos preceitos do Senhor está viva em suas mentes são sujas. “Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?” (João 13:12). Jesus pergunta os seus discípulos se entenderam o que Ele fez, sabendo que eles não entenderam. Muitos são os que dizem que amam, que sabem sobre a humildade, a simplicidade, mas que não as praticam. Temos que entender a Palavra do Senhor, pois é o próprio Jesus falando conosco, e, entendendo-a, colocá-la em prática. “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (João 13:13-15). Assim como Jesus agiu e age, devemos imitá-lo, temos que lavar os pés, os corpos uns dos outros. Lavar com o Evangelho, levando a mensagem de Cristo, mostrando o Caminho da Salvação a todos. Abandonar a hipocrisia e ser somente servos do Senhor. “Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.” (João 13:16). Não somos superiores a Jesus, e, se Ele lavou os pés dos discípulos, então devemos fazer o mesmo com todos. Temos que realmente procurar imitar, andar nos mesmos passos do Senhor, compreender a sua mensagem, sua Palavra e colocá-la em prática. “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”(João 13:17). 

Leiam pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino 

 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page