top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Viver de maneira correta



“Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância; as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a Palavra de Deus não seja blasfemada.” (Tito 2:1-5)

Nós temos que falar de acordo com a vontade do Senhor, temos que falar da Palavra de Deus, e não de acordo com o mundo, ou o nosso entendimento e lógica mundana. Em todo o tempo devemos falar do idioma, da linguagem dos Céus, e não falar ou orientar de acordo com as nossas emoções e sentimentos. Temos o dever de orientar, aconselhar as pessoas idosas a serem pessoas sérias e viverem na prática da fé, porque são muitos os que, apesar dos seus cabelos brancos, ainda falam e agem de maneira errada, assim dando um mau exemplo aos mais jovens. O que não podemos é com desculpas de não querermos chamar a atenção a um idoso nos omitir, pois iremos prestar contas ao Senhor da nossa omissão, uma vez que omissão é pecado, é concordância. Assim também devemos observar o comportamento de mulheres já mais maduras que são um péssimo exemplo, uma vez que vivem de fazer fofocas, calúnias, adoram ficar tomando cerveja, e estão em adultério e fornicação, quando não o praticam diretamente, apoiam e incentivam quem o faz. Na verdade, temos que entender que não importa se é uma mulher ou homem de idade, se não estiver agindo, vivendo, falando de acordo com a Palavra de Deus, nós devemos repreender e chamar a atenção, mostrar que estão em erro dando um mau exemplo, conduzindo outras pessoas, os mais jovens, ao erro, uma vez que os mais jovens se espelham nos mais velhos. As mulheres mais velhas devem ensinar as mais jovens a serem boas esposas, fiéis, boas mães, boas donas de casa, boas companheiras, para que seus casamentos durem toda a sua existência. Devem ensinar que o casamento deve durar enquanto os dois estiverem vivos, portanto, devem aprender a ser boas esposas e respeitarem seus maridos.

“Exorta semelhantemente os moços a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador.” (Tito 2:6-10). Não é só para os mais velhos que temos que falar, na verdade temos a obrigação de viver, de sermos exemplo e falar com todas as pessoas e em todas as fases, para que possam aprender a viver em conformidade com a Palavra de Deus e assim agradar a Ele. Por isto temos que falar com os jovens, ensinar-lhes a viver de maneira correta, porque não basta falarmos que conhecemos o Senhor; se não ensinarmos, se não falarmos Dele, então estaremos mentindo. Não basta acharmos que o conhecemos, que somos servos do Senhor, se não vigiamos, se não ensinamos às pessoas, se não somos fiscais Dele. Assim também devemos proceder como empregados, funcionários, independentemente de trabalharmos em empresa privada ou pública, ou mesmo se estamos prestando algum serviço a alguém de forma temporária, porque, na verdade, devemos ser exemplo em tudo, e como empregado, funcionário, devemos ser exemplos, cumprir as nossas obrigações, sem necessidade de sermos chamados a atenção. Temos que ser honestos em tudo, sermos cristãos em tempo integral. “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo Salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da Glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Fala estas coisas, exorta e repreende com toda autoridade. Ninguém te despreze.” (Tito 2:11-15).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page