top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Vai perseverar



“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde. Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos. Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos.” (Tiago 1:1-11)

Vejam que Tiago fala que as pessoas deveriam ter grande gozo, alegria, satisfação ao passarem por lutas, tribulações, provações. Temos que observar a fala desse homem de Deus, que nos ensina de maneira totalmente contrária às pregações e aos ensinos modernos, o que é muito comum na maioria das igrejas evangélicas. Segundo essas igrejas, as pessoas que se convertem devem viver em constante felicidade, sempre vencendo em tudo, e se estiverem passando por privações, devem clamar a Deus para afastar as lutas. Também dizem que quem está no meio de lutas e necessidades é porque está em pecado. Na verdade, os pregadores modernos estão a serviço do diabo, que é o líder deles, pois, apesar de citarem parte do Evangelho, ensinam contra Ele. Mas Tiago nos ensina que as provações produzem em nós perseverança, pois quem realmente é convertido ao Senhor, não importa o tamanho das lutas, ou o quanto esteja doendo, ele vai perseverar, pois busca uma recompensa que não está aqui neste mundo. Muitos podem não entender ou não querer compreender e aceitar o Evangelho como Ele é, não aceitam essas palavras. Essas pessoas devem orar e pedir sabedoria ao Senhor que a todos dá, isto é, a quem realmente o buscar. Eu sempre lembro que ser convertido é ser submisso ao Senhor, e, para que haja a submissão completa, devemos morrer para o mundo, para as nossas vontades, querer e desejo, e viver exclusivamente segundo a vontade de Deus.

“Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua própria vontade, Ele nos gerou pela Palavra da Verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.” (Tiago 1:12-18). Todas as pessoas realmente convertidas passam por privações, lutas e aflições em várias áreas das suas vidas, mas exatamente por serem cristãs, por conhecerem o Evangelho, não reclamam, mas perseveram, sabendo que há um propósito muito maior em tudo. Todos os que vivem reclamando não conhecem Cristo, não são convertidos, são pessoas carnais, mundanas, pois todas as reclamações são contra o Senhor. Todos nós passamos por provações, para então sermos provados e, então, aprovados; caso contrário, somos como a maioria, pessoas carnais, e os que são carnais não herdarão o Reino do Céu. Mas isso não quer dizer que somos tentados por Deus, pois na verdade somos tentados pelas nossas carnalidades, e, ao deixarmos as tentações, os desejos vencerem, caímos no pecado, e o pecado gera a morte. Por isto devemos viver em constante vigilância, nos policiando sempre para não cairmos em tentação e irmos para o pecado, pois, se formos, é simplesmente a nossa sentença de morte. Tudo o que é Bom e Perfeito vem do Senhor, portanto, não podemos desperdiçar nossas vidas buscando coisas boas aqui, pois nada encontraremos, uma vez que este mundo, que as pessoas adoram, está morto no diabo, e da morte nada conseguimos de bom, a morte não tem vida, é o oposto. Não importam as lutas e provações, devemos sempre continuar seguindo o Senhor, olhando para o alto, pois é de lá que receberemos vida. “Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a Justiça de Deus. Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a Palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas. E sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Pois se alguém é ouvinte da Palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.” (Tiago 1:19-25).

Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.

Deus os abençoe,

Um abraço.

Pr. Henrique Lino


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page