“Enviaram-lhe então alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. Aproximando-se, pois, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro, e de ninguém se te dá; porque não olhas à aparência dos homens, mas ensinas segundo a Verdade o Caminho de Deus; é lícito dar tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?” (Marcos 12:13-14)
Durante todo o tempo do Ministério terreno de Jesus, que durou aproximadamente uns três anos, Ele foi perseguido de maneira incansável tanto pelos fariseus como pelos saduceus, e outras tantas vertentes existentes naquela época. A nata religiosa da época estava disposta a tudo para eliminar Jesus, eles queriam de todas as formas prendê-lo, matá-lo, sem Ele fazer absolutamente nada para prejudicá-los, mas simplesmente porque, sendo Ele a Luz, tornava visíveis as trevas que eles eram e faziam. Os religiosos só não conseguiram pegar Jesus, prendê-lo, ou causar-lhe qualquer dano antes da hora porque os planos de Deus Pai sempre vão se cumprir, e o plano Dele era que Jesus ficasse aquele tempo até o momento certo de ser preso, sacrificado e morrer por todos nós, os pecadores. Aqui vemos quando uns religiosos judeus vão até Jesus com uma pergunta capciosa. Apesar da aparente humildade deles e de chegarem já o elogiando, simplesmente queriam o pegar em uma contradição e assim terem motivo para acusá-lo e então Ele ser preso. Por isto devemos tomar muito cuidado com os elogios, com as pessoas que vivem fazendo agrado e elogios, porque a maioria deles são falsos, essas pessoas estão buscando somente a destruição. Daí a necessidade de estarmos sempre vivendo no Evangelho de Jesus Cristo, pois assim estaremos na verdade e não cairemos em ciladas. Se estivermos sempre, assim como Jesus, respondendo com a verdade, não temos o que temer, porque sabemos que o Senhor está conosco, e por mais tribulações e perseguições que venhamos a passar, sabemos que seremos vencedores. Não devemos nos preocupar com as lutas, com as perseguições, com as falsidades, porque o nosso Mestre foi muito perseguido e terminou sofrendo muito, mas é Vencedor, e hoje está sentado à direita de Deus e tem Todo o Poder aqui na terra, no Céu, embaixo da terra, e todos os joelhos se dobram diante Dele.
“Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, respondeu-lhes: Por que me experimentais? trazei-me um denário para que eu o veja. E eles lho trouxeram. Perguntou-lhes Jesus: De quem é esta imagem e inscrição? Responderam-lhe: De César.” (Marcos 12:15-16). Mas Jesus é o nosso Mestre e o Senhor, e sabe todas as coisas, e esses religiosos não iriam conseguir enganá-lo com as suas falas mansas e falsos elogios. O Senhor sabia que eram hipócritas, que estavam a serviço das trevas, e conhecendo tudo lhes dá uma resposta de acordo com o que eles mereciam. Quando estamos em Jesus, quando estamos fazendo a vontade do Senhor, estamos na prática do seu Evangelho, sempre iremos identificar as tramas, as armadilhas que fazem com o intuito de nos pegar. Mas sabemos, percebemos tudo, não por causa da nossa perspicácia, e sim por causa do Senhor que vive em nós. Jesus ainda os questiona, pergunta-lhes por que estão testando, por que estão armando aquele jogo de pergunta com a intenção de prejudicá-lo. Então manda-lhes trazer uma moeda da época, e quando eles a trazem, Ele pergunta de quem é o rosto, a cara, a foto, o rosto estampado ali, e eles imediatamente respondem que era de César, o imperador de Roma, que na época dominava tudo, e Israel estava sobre o seu domínio também. Então Jesus lhes responde que o que é de César deve ser dado a ele, e o que é de Deus também deve dar a Ele, portanto, deveriam pagar sim os impostos, deveriam também viver em obediência ao Senhor. Muitos são os que querem sonegar impostos alegando a desonestidade dos nossos governantes, a má administração, mas temos que entender que não cabe a nós resolver isso e sim obedecer. Temos que viver em obediência ao Senhor, saber que não é favor, é obrigação nossa viver em obediência a Deus, caso contrário, iremos padecer por toda a eternidade. “Disse-lhes Jesus: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E admiravam-se Dele.” (Marcos 12:17).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Kommentarer