top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

TEMPO E ESTAÇÕES



“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.” (1 Tessalonicenses 5:1-3)

 Todos nós, conhecedores da Palavra de Deus ou não, já ouvimos falar do fim do mundo, são inúmeras histórias sofre o fim. É algo real e que vai acontecer não de uma maneira tão fantasiosa, contada pelos que não conhecem a verdade bíblica. Os conhecedores da Palavra de Deus sabem que, quando menos se esperar, virá o fim, Jesus voltará e não mais haverá tempo de pedido de perdão, de misericórdias. Nós, que procuramos viver segundo o Evangelho de Jesus Cristo, sabemos que de uma maneira inesperada tudo acontecerá, e por isso procuramos sempre nos santificar e viver segundo as determinações do Senhor, não porque somos corajosos, mas pelo contrário, porque somos medrosos, temos medo desse dia, temos medo de ficar para trás. Temos medo do sofrimento eterno, da dor, temos medo do que virá depois para os que ficarem, temos medo do julgamento final. Temos medo da condenação e sabemos pela Palavra que todos os que não forem encontrados vivendo segundo a vontade de Deus serão condenados ao sofrimento eterno. Sabemos que todos os que não estiverem com os seus nomes escritos no livro da vida padecerão por toda a eternidade junto com o diabo. Mas o nosso medo se baseia por sabermos que não existirá nenhum aviso prévio, e, quando menos se esperar, acontecerá, o fim chegará. Enquanto todos estiverem achando que esse dia não virá, achando que tudo está bem, que existem paz e alegria, o fim chegará. Jesus deixou bem claro que o seu Dia virá de maneira inesperada, e que Ele mesmo não sabia o dia, somente o Pai. Mas Ele nos deixou alguns sinais para que observássemos, e a maioria deles já se cumpriu, por isto sabemos que o fim está às portas, assim, temos que viver em constante vigilância.

 “Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.” (1 Tessalonicenses 5:4-5). Todos os que conhecem o Evangelho de Jesus Cristo não estão nas trevas, não estão na cegueira, porque já viram a Luz. Assim, sabem que o tempo está se esgotando, está se acabando, e, portanto, podem até desconsiderar, ignorar, mas sabem que está chegando. Somos da Luz do dia, somos do que é iluminado, porque tudo vemos, não vivemos nas trevas, na escuridão, onde não se consegue discernir nada. Tudo vemos porque o Senhor nos mostra pela sua Palavra, assim sabemos o tempo e o modo, e por tal motivo não dormimos no dia, mas permanecemos despertos. Quando vivemos por nós mesmos, estamos em trevas, nada enxergamos, vemos ou entendemos, mas, quando estamos vivendo pela Palavra, pelo Evangelho de Jesus Cristo, temos a Luz, e tudo vemos e conhecemos. Assim, sabemos que a qualquer momento tudo mudará, Jesus voltará e, se estivermos em acordo com os seus preceitos, com Ele subiremos. Mas, se não estivermos, ouviremos a sentença condenatória e iremos para o sofrimento e sem ter ninguém a quem recorrer. “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.” (1 Tessalonicenses 5:6-7). A noite é escura, e na noite, na escuridão, na cegueira, não se consegue ver nada. Quando desconhecemos algo, estamos na escuridão, na cegueira. Mas Jesus é a verdadeira Luz do mundo, e, se estivermos Nele, estaremos tudo vendo e discernindo. Para estar Nele, não é necessário nenhum sacrifício, somente ser Dele, se entregar a Ele, e isso nós fazemos quando rejeitamos as coisas do mundo e a nossa vontade carnal. Para receber a revelação, para conhecer mais Dele, basta meditarmos em sua Palavra, basta conhecermos mais a Bíblia. Temos que orar, mas orar com inteligência e conhecimento, e esse conhecimento só vem se meditarmos em sua Palavra. “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com Ele.” (1 Tessalonicenses 5:8-10). Nós, os que vivemos pela fé, na Palavra do nosso Senhor Jesus Cristo, sabendo que a nossa salvação vem é Dele, somos vigilantes. Somos do dia, somos de Jesus, e assim caminhamos em constante vigilância aguardando com ansiedade o grande dia.

 “Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis. E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.” (1 Tessalonicenses 5:11-13). Assim, é o nosso dever alertar todos sobre o Evangelho de Jesus Cristo, alertar que o Senhor está voltando, e quem for encontrado vivendo em trevas padecerá por toda a eternidade. Temos que fazer isso não como favor, mas porque é a obrigação de todos os que conhecem a Palavra de Deus: alertar todos para que não se percam. Temos a obrigação de acordar os que dormem, de tirá-los da escuridão da noite e trazê-los para a verdadeira Luz, para o conhecimento. Sendo cristãos legítimos, temos que amar e respeitar os que nos ensinam, os que tudo fazem para nos conduzir pelo caminho da verdade. Temos que amar os que fazem questão de nos trazer conhecimento, que tudo fazem por amor e não em busca de qualquer gratificação. Sejamos sábios, sejamos luzes, sejamos de Jesus, sejamos seus discípulos, para que possamos passar toda eternidade a seu lado. “Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.” (1 Tessalonicenses 5:14-15). Admoestar, exortar os irmãos que estão mais fracos é nosso dever, para que não desfaleçam e venham a perecer, para que não fiquem para trás. Temos que procurar socorrer os mais fracos, e muitas vezes com palavras enérgicas, não só com palavras consoladoras, mas mostrando a verdade, porque isso é amor. Temos que chamar a atenção de forma severa dos desordeiros, dos escarnecedores, dos que estão comprometidos com o mundo e, mesmo assim, estão infiltrados no nosso meio, porque eles desviam, afastam muitos que ainda estão fracos na fé. Temos que estar sempre vigilantes, porque o nosso adversário ronda ao nosso derredor. “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:16-23). 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino 

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page