top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Senhor dos sábados




“E sucedeu que, num dia de sábado, passava Jesus pelas searas; e seus discípulos iam colhendo espigas e, debulhando-as com as mãos, as comiam. Alguns dos fariseus, porém, perguntaram; por que estais fazendo o que não é lícito fazer nos sábados? E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nem ao menos tendes lido o que fez Davi quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, tomou os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão só aos sacerdotes, e deles comeu e deu também aos companheiros? Também lhes disse: O Filho do homem é Senhor do sábado. Ainda em outro sábado entrou na sinagoga, e pôs-se a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mão direita atrofiada. E os escribas e os fariseus observavam-no, para ver se curaria em dia de sábado, para acharem de que o acusar. Mas Ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem que tinha a mão atrofiada: Levanta-te, e fica em pé aqui no meio. E ele, levantando-se, ficou em pé. Disse-lhes, então, Jesus: Eu vos pergunto: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou tirá-la? E olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele assim o fez, e a mão lhe foi restabelecida. Mas eles se encheram de furor; e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.” (Lucas 6:1-11)

Existem seitas, religiões e pessoas que fazem questão de guardar os sábados, e nesse dia nada fazem, dizendo que é mandamento do Senhor. Devemos observar que era sim mandamento na antiga lei, na lei de Moisés, na antiga aliança, porém essa aliança se cumpriu em Jesus, e hoje vivemos na Nova Aliança feita no Sangue de Jesus. Portanto, obedecemos a Jesus Cristo, e não a Moisés ou a qualquer dos antigos profetas. Jesus disse bem claro que Ele era o Senhor dos sábados, e vemos que um dos motivos para os judeus, os religiosos o perseguirem foi exatamente o fato de Ele trabalhar, de fazer milagres e pregar nos dias de sábado. Portanto, sabemos que não existe para nós, seguidores de Cristo, essa determinação de guardar os sábados. Entretanto, se alguém quiser guardar esses dias, não peca, e não guardando também não está cometendo pecado, pois Jesus nos dá essa liberdade.

“Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus. Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. E Jesus, descendo com eles, parou num lugar plano, onde havia não só grande número de seus discípulos, mas também grande multidão do povo, de toda a Judéia e Jerusalém, e do litoral de Tiro e de Sidom, que tinham vindo para ouvi-lo e serem curados das suas doenças; e os que eram atormentados por espíritos imundos ficavam curados.” (Lucas 6:12-18). Observamos muitos líderes de denominações grandes e pequenas se autointitularem apóstolos, e as pessoas não somente concordam como apoiam e acham que realmente eles são, mas fazem isso exatamente por não meditarem na Bíblia, na Palavra de Deus, pois, a bem da verdade, nos nossos dias, não existe nenhum apóstolo, segundo a Bíblia. Isto porque o último dos apóstolos foi Paulo. Se observarmos bem a Palavra de Deus, veremos que apóstolos foram aqueles escolhidos diretamente por Jesus. Prova tal é que, após um deles se perder, que foi o traidor Judas Iscariotes, Pedro resolveu levantar um outro para ocupar o lugar deixado por Judas, e ungiu Matias sem consultar Cristo, mas ele não foi aceito como apóstolo. Tempos depois Jesus apareceu a Paulo e o convocou, e este veio a ser o último dos apóstolos, como ele mesmo faz questão de esclarecer. Por isso, assim como não existe, biblicamente falando, mulheres pastoras, uma vez que esse ofício é proibido a elas, também não existem mais apóstolos, e tanto um quanto o outro quem assim se identifica está adulterando a Palavra de Deus. Quem escolheu apóstolos foi Jesus, e ficaram somente doze, uma vez que Judas foi excluído do seu apostolado e Matias não foi reconhecido ou aceito por Jesus como apóstolo, não que ele não tenha sido um servo do Senhor, ele só não era apóstolo. “E toda a multidão procurava tocar-lhe; porque saía dele poder que curava a todos. Então, levantando Ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem. Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; pois assim faziam os seus pais aos profetas.” (Lucas 6:19-23).

Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.

Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page