top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

REVELADO PELO ESPÍRITO



“Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.” (Lucas 2:25-26)

      Simeão, um homem justo e temente a Deus, vivia para ver a Promessa de Deus se cumprir sobre o povo de Israel. O Espírito de Deus já lhe tinha revelado que ele não iria partir, morrer, sem antes ver o Libertador de Israel e do mundo. Portanto, ele vivia aguardando esse momento que sabia que veria, apesar de já ser de certa idade. Temos que compreender que, quando o Senhor nos fala, nos revela algo, é porque com certeza vai acontecer. Mas muitas vezes não vemos a promessa se cumprir, porque não temos paciência, não sabemos esperar, aguardar, e deixamo-nos dominar pela ansiedade. Não sabemos quanto tempo Simeão ficou aguardando para ver o Senhor, ele sabia que o veria, e por isto aguardou, e foi recompensado. Nós temos inúmeras promessas de Deus para nossas vidas, e essas promessas estão claras na Bíblia, o Senhor inclusive nos mostra, ensina a maneira de nos portarmos, de nos comportarmos para aguardarmos a sua realização. Mas, por não querermos ficar longo tempo esperando, logo nos cansamos, desistimos, e achamos que já passou tempo demais. Devemos entender que o tempo de Deus não é o mesmo que o nosso, se Ele prometeu, se está em sua Palavra, com certeza acontecerá, pode até não acontecer para nós por nossa desobediência, por não sabermos nos portar, por não aguardarmos como deveríamos. Esse homem foi ao templo quando o Senhor falou, pois sabia que iria acontecer e aconteceu. “E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com Ele procederem segundo o uso da lei, Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua Palavra; Pois já os meus olhos viram a tua Salvação, A qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel. E José, e sua mãe, se maravilharam das coisas que Dele se diziam. E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado (E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.” (Lucas 2:27-35). Simeão viu, tocou, abençoou, agradeceu a Deus, e ainda revelou a Maria a dor que sentiria ao ver Jesus ser crucificado e morto na Cruz. A Palavra de Deus se cumpriu na vida desse homem, e agora ele pede que o Senhor o recolha, pois ele já vira tudo o que deveria.

    “E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.” (Lucas 2:36-37). Mas também existia ali uma serva do Senhor – quando falamos serva ou servo, é porque são pessoas que realmente servem ao Senhor e não a si mesmas ou ao mundo. Ana, apesar de idosa, tinha dedicado a maior parte da vida a servir ao Senhor, a viver de acordo com a sua Palavra. Tinha se casado virgem e, após sete anos de casada, ficou viúva e não quis casar mais. A bem da verdade, todos os viúvos deveriam não mais casar, tanto homens quanto mulheres, isto porque já tiveram a sua experiência como casados e deveriam, se o seu cônjuge falecer, dedicar-se à obra do Senhor, a serem verdadeiros homens e mulheres de Deus. Essa Senhora, que tinha quase oitenta e quatro anos, agora vivia sempre no templo, orando, jejuando e conversando com as pessoas. Era uma serva do Senhor, ela também sabia que o Senhor viria e que ela o veria também, assim como Simeão. Quando nos dedicamos inteiramente a viver de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo, Ele nos revela, nos mostra o que acontecerá em breve, mas, para isto, devemos ser servos, dedicarmos nossas vidas a Ele. Escuto as pessoas falarem, reclamarem que não conseguem ouvir o Senhor, que nem mesmo lendo a Palavra têm alguma revelação, mas isto acontece porque não se dedicam a ser servos, não se dedicam a viver de acordo com a vontade de Jesus, porque, se estivermos vivendo Nele e Ele em nós, então tudo saberemos, porque o próprio Jesus que está em nós nos revelará. “E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava Dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.” (Lucas 2:38). Ana também, quando viu o menino Jesus, sabia que Ele era o Cristo, porque Deus já tinha revelado para ela. Então, dava graças e glorificava o Senhor. Podemos observar que somente Ana e Simeão tiveram essa revelação, nem os sacerdotes nem os príncipes do templo, nenhum a teve. Temos que abrir os nossos olhos e não ficarmos buscando revelação de outras pessoas, porque Deus fala conosco, basta vivermos em conformidade com a sua Palavra, basta sermos servos e servas Dele, basta sermos compromissados com a sua Palavra, porque Ele terá compromisso conosco. A revelação e a confirmação que esses dois tiveram foi algo grandioso, pois viram o Salvador do mundo quando ninguém sabia Dele ou Nele acreditava. “E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré. E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a Graça de Deus estava sobre Ele.” (Lucas 2:39-40).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino 

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page