top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

REJEIÇÃO DE DEUS



“Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.” (Romanos 11:1)

 Os israelitas foram por diversas vezes levados ao cativeiro. Milhares, centenas de milhares morreram na espada ou por enfermidades várias. Os israelitas, que foram o povo escolhido por Deus, por diversas vezes foram praticamente exterminados. Mas isso não quer dizer que o Senhor tenha desistido deles, e nem que a sua Palavra não se cumprirá, e sim serve para nos mostrar o cumprimento da sua Palavra. Assim, nós aprendemos que o Senhor tem promessas para cada um, mas que a nossa desobediência pode resultar na nossa morte, porque, quando falamos em promessas do Senhor, na verdade são determinações, bênçãos do Senhor que já existem no mundo espiritual. Mas, para trazê-las para o mundo físico, para as vermos se concretizarem, acontecerem, é necessário estar em obediência, estar em comum acordo com o Senhor. O mal vem sobre nós por culpa exclusiva nossa, uma vez que desobedecemos ao Senhor, por não respeitarmos a sua Palavra, por não crermos Nele. Israel tinha a promessa do Senhor de proteção e livramento, mas eles ignoraram os seus preceitos, as suas ordenanças, e passaram a viver em pecado e idolatrias várias. Em virtude disso, o Senhor permitiu ou enviou o mal para que, quem sabe, aprendessem e retornassem a Ele. A Palavra de Deus se cumpre tanto para o bem como para o mal, porque Ele é o Senhor, e o que Ele determina acontece. Tudo o que o Senhor nos prometeu já existe e já está disponível, basta nos unirmos a Ele, concordar com Ele, não de maneira enganosa, labial, mas de coração, porque Ele conhece os nossos pensamentos. A Palavra de Deus diz que de Sião virá a Salvação, de Israel, porque Ele escolheu para ser seu povo. Mas como não acreditaram, como foram desobedientes, como não entenderam ou compreenderam o amor de Deus, muitos foram mortos e destruídos, e ainda o são. Mas a culpa é exclusivamente do pecado, da desobediência, porque, quando nos distanciamos do Senhor, saímos da sua proteção, estamos entregues a nós mesmos e não temos proteção. A promessa do Senhor só se cumprirá em nossas vidas se nos submetermos a Ele, se aceitarmos o seu comando, se aceitarmos ser guiados por Ele.

 “Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?”(Romanos 11:2-3). O fato de o Senhor ter permitido ou enviado a enfermidade, a fome, a morte não quer dizer que a sua Palavra tenha falhado. Não quer dizer que o Senhor abriu mão, desistiu, muito pelo contrário, é exatamente o oposto. Quando olhamos de um prisma diferente, dizemos que todos os Israelitas foram desobedientes, que todos rejeitaram o Senhor. Assim estamos vendo da maneira que o profeta Elias olhou quando era perseguido a mando de Jezabel. Esse profeta, que foi considerado como um dos maiores profetas de Israel, errou ao pensar que estava só, que todos os outros tinham morrido, ou que não existia ninguém mais que adorasse o verdadeiro Deus de Israel. Assim também somos nós, que temos o hábito de generalizar, de colocar todos juntos, mas o fato é que são muitos ainda os verdadeiros adoradores do Senhor. Muitas vezes nos desesperamos ao termos dificuldades de encontrar uma igreja denominacional, um templo sério, que pregue a Palavra, que defenda o Evangelho. Temos dificuldades de encontrar lugares, congregações que condenem o pecado e que simplesmente preguem, ensinem a Palavra de Deus. Então cheguemos à conclusão de que não existe, que todos se desviaram, mas não essa a verdade, porque muitos são os templos do Senhor em que se ensina a verdade bíblica. Muitos são os pregadores da verdade única, que não se corromperam, que não se venderam. “Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.” (Romanos 11:4). Deus respondeu ao profeta Elias mostrando que ainda existiam sete mil pessoas que não tinham se corrompido, não tinham se afastado Dele. Nós temos o hábito de pensar que as pessoas todas se afastaram do Senhor, que ninguém o busca mais. Mas, a bem da verdade, são muitos os verdadeiros cristãos, são muitos os pregadores da Verdade, são muitos os templos, as igrejas que pregam e ensinam a Verdade. Mas nós, com a nossa visão curta e limitada, assim como Elias, não vemos que, apesar das heresias, apostasias, das mentiras, o Senhor tem muitos servos fiéis. Assim a Palavra de Deus vai se disseminando, e também pessoas vão se convertendo e fugindo das idolatrias e mentiras.

 “Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.” (Romanos 11:5). Deus prometeu que Israel seria salva, e com certeza será salva, mas isso não quer dizer que serão todos os israelitas, mas os que não se curvaram a outros deuses, aos que permaneceram fiéis à Palavra de Deus. Assim a salvação para o israelita é certa, porque muitos são os do Senhor, e nem todos são somente adoradores de Davi. Deus também tinha prometido que a salvação seria para todos, mesmo para os que moravam nos confins do mundo. E vemos atualmente a Palavra de Deus sendo levada aos lugares mais distantes. Em lugares longínquos, hoje existem pessoas que conhecem Jesus e sabem que somente Ele é a Salvação. Portanto, sabemos que está próximo o fim, próximo o retorno de Jesus, pois Ele disse que, depois que a sua Palavra, o seu Evangelho fosse pregado em todo o mundo, o fim viria. “Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.” (Romanos 11:6). Mas o Evangelho de Jesus Cristo é pela Graça, não pela obra ou pela lei, mas o dom gratuito de Deus. Não temos que fazer absolutamente nada para conseguir alcançar a salvação ou para merecer as bênçãos do Senhor. Não precisamos fazer nenhum sacrifício, ou trabalho. A única coisa que nos é exigida é o nosso amor, nosso coração, é simplesmente viver, praticar o Evangelho, porque, se tivéssemos que fazer alguma coisa para conseguir a salvação, não seria a Graça, e a Palavra de Deus não estaria se cumprindo, porque estaríamos trabalhando por nós mesmos, para sermos salvos. Mas a nossa salvação vem de Jesus, e só é preciso obedecer-lhe, e obedecer-lhe não é obra ou trabalho, é amor. “Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.” (Romanos 11:7). Muitos foram os que pelas obras da lei tentaram e não conseguiram alcançar a salvação. Mas o Senhor conhece o nosso interior, o nosso coração, e, quando temos um coração endurecido, escarnecedor para com Ele, o Senhor pode, inclusive, endurecer ainda mais para que se percam. Assim como endureceu o coração de faraó, se não procurarmos entender, compreender e aceitar Jesus como o nosso Senhor, podemos ter os nossos corações endurecidos, e assim irmos para o sofrimento e morte eterna. Assim a Palavra de Deus se cumpre em todos os sentidos, mas pode não se cumprir para o bem, e sim para o mal em nossas vidas, por nossa causa, porque, se rejeitarmos a sua Palavra, seremos por Ele rejeitados. “Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje. E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição;Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas.” (Romanos 11:8-10). 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page