Reino dos Céus
- Pr. Henrique Lino da Silva
- 21 de dez. de 2023
- 3 min de leitura

“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. Outra parábola lhes disse: O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar tudo levedado. Todas estas coisas falou Jesus às multidões por parábolas, e sem parábolas nada lhes falava; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo. Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a Ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E Ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do Reino; e o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos. Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu Reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.” (Mateus 13:31-43)
Temos que entender que não existe meio-termo: se não estivermos vivendo segundo a vontade do Senhor, se não estivermos praticando a sua Palavra, as ordenanças do Reino, então não pertencemos ao Reino e, portanto, seremos enviados para um lugar de sofrimento eterno. Ouço as pessoas falando que são crentes, que são salvas simplesmente pelo fato de estarem frequentando uma denominação qualquer, ou por lerem a Bíblia, por terem um dia se submetido ao batismo, mas o que elas não entenderam é que têm que viver na prática das leis do Reino aqui e agora. Também não podemos acreditar na teoria maluca que diz que, uma vez salvos, salvos para sempre, pois os que assim pensam estão caminhando a passos largos para o inferno.
“O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobri-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o Reino dos Céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou. Igualmente, o Reino dos Céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes. E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora. Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Entendemos. E disse-lhes: Por isso, todo escriba que se fez discípulo do Reino dos Céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.” (Mateus 13:44-52). Devemos compreender que, quando descobrimos o Reino de Deus, temos que abandonar tudo para que possamos viver Nele, temos que lutar de todas as maneiras para podermos entrar Nele. O Reino dos Céus é o que temos de mais perfeito e maravilhoso, aqui no mundo nada temos que possa nos satisfazer plenamente, pois a nossa vida é Cristo, assim, quando o conhecemos, Ele passa a ser a nossa prioridade. Não existem satisfação, realização, conforto, luxo, ou prazer aqui que possa nos desviar do Senhor, pois quem conhece Cristo mortifica a sua carne para viver Nele. O maior tesouro, a Joia mais preciosa é Jesus, pois Ele é o Senhor de todas as coisas, mas principalmente da vida. Sabendo disso, abrimos mão de tudo para termos vida Nele, pois, caso contrário, sabemos que o que nos resta é somente a morte. “E Jesus, tendo concluído estas parábolas, se retirou dali. E, chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que este se maravilhava e dizia: Donde lhe vem esta sabedoria, e estes poderes milagrosos? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? E escandalizavam-se Dele. Jesus, porém, lhes disse: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra e na sua própria casa. E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” (Mateus 13:53-58).
Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.
Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Comentários