top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Realmente tens fé?



“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?” (Tiago 2:14)

Fé, palavra que muito ouvimos, principalmente dentro dos templos religiosos. Muitos se auto-intitulam homens ou mulheres de fé, outros são apontados pelo mesmo motivo, mas, se pararmos para analisar, veremos que essas pessoas praticam uma fé inativa, porque são religiosas e praticam as vãs repetições, ou seja, orando várias vezes durante muito tempo, sempre pedindo a mesma coisa, só que nada fazem para alcançar o que desejam. Pessoas falam que são cheias de fé, porém descobrimos que nem mesmo a fé natural praticam. A única maneira de demonstrar a nossa fé é com prática, ações; se temos fé em que Deus pode resolver este ou aquele problema, devemos orar e entregar em suas mãos, tirando as nossas mãos, sem ficar com medo ou preocupados de estar errando. Neste caso a obra é entregar o problema nas mãos do Senhor; é combater os sentimentos, entendimentos próprios contra a lógica humana,combater todos os que pensam de maneira contrária. “Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.”(Marcos 11:23). O que move a montanha é a Palavra, a ação, não é a fé. Jesus nos mostra que, se tivermos fé em crer na Palavra e dar a ordem ao monte, então acontece. Mas, se não dermos a ordem crendo que vai acontecer, nada acontecerá, e, se não temos fé, não daremos a ordem, ou podemos dá-la somente de boca e por tal motivo nada acontece. A fé sem obra, sem ação, é nada. “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano.” (Tiago 2:15).Temos visto pessoas que se dizem de fé se oferecerem para orar por outras, mas apresentam somente palavras consoladoras e nada fazem para ajudar, para mudara situação da outra. Suas orações são vazias e dizem que o Senhor vai socorrer, mas elas mesmas não têm coragem de fazer o que deveriam, porque são mesquinhas, miseráveis.Em algumas igrejas pessoas com vários tipos de necessidades recebem somente orações, mas nada de socorro, apoio, solução, os que dizem terem fé nada fazem. A fé é saber que a situação da outra pessoa vai mudar, e na mesma hora começar a mover-se para que isto aconteça.

“E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?” (Tiago 2:16). Muitos procuram igrejas, líderes ou pessoas comuns pedindo socorro, mas encontram uma oraçãozinha vazia, além do “vai com Deus, que Deus o abençoará”. Se tivessem fé, primeiro iriam socorrer quem pede ajuda, além de irem em busca de solução imediata para quem necessita, e só depois iriam orar por  ela. Se tivermos fé, teremos solução para os problemas, teremos Jesus, que faz com que a nossa palavra se confirme. Mas a perversidade impede a fé de se desenvolver; o egoísmo, a avareza, o individualismo fazem com que não sejam praticantes da fé legítima e ensinada pelo Senhor Jesus. “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (Tiago 2:17). As pessoas, quando se deparam com uma enfermidade, uma doença, mesmo estando dentro de templos religiosos, procuram orações, rezas,campanhas, mas não praticam a fé, porque sabemo que está escrito na Palavra, nas Escrituras, que o Senhor já levou todas as nossas enfermidades. Mesmo assim, continuam orando, pedindo cura, comprando remédios, buscando médicos, ou seja, uma fé inativa, morta, e que não produz resultados. Marido ou mulher que está vivendo uma separação diz que colocou nas mãos do Senhor o casamento, mas teima em vigiar o outro, ou a outra, pelas redes sociais, pelos fofoqueiros de plantão. Fica implorando por amor, pedindo a volta, briga com o ou a amante do cônjuge, liga, faz de tudo com as próprias mãos,além de orar, claro. Vemos que essa pessoa não tem fé, ou não pratica a fé frutífera, pois, sabendo que os casados são uma só carne, ela deveria simplesmente entregar o problema nas mãos do Senhor, crer na Palavra que diz que o que Deus uniu o homem não pode separar. Se assim fosse, se santificaria, buscaria o Senhor e deixaria Ele agir. “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tiago 2:18). Se alguém diz que tem fé, e a única coisa que sabe fazer é orar, então é praticante do que chamamos de fé inativa, o que nada produz. A fé verdadeira é aquela em que agimos, porque se alguém, sabendo que Deus é contrário à prática de algo, não vai somente pedir a Deus ajuda, mas ela mesma vai combater o viciado em tabaco, cigarros, ora pedindo forças, mas também para de comprar cigarros e luta contra os seus próprios vícios, o adúltero, ou viciado em qualquer outra coisa faz a mesma coisa. Resista ao diabo e ele fugirá de vós.

 “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.” (Tiago 2:19). O fato de saber que Deus existe não transforma uma pessoa, todos sabem disto, inclusive os demônios, mas mesmo com esse conhecimento eles continuam sendo demônios, espíritos do mal. O diabo só é o diabo pela desobediência e rebelião, e não pelo desconhecimento da Palavra. Não basta conhecer, é necessário praticar; se temos fé, vivemos a Palavra de Deus, colocamos ela em ação, pois sabemos que a seu tempo tudo se cumprirá. Fé em ação é saber a vontade, os preceitos do Senhor e vivê-los independentemente da luta que estejamos passando. Fé é obediência à Palavra de Deus, é não tentar adulterar, acrescentar ou justificar as falhas nossas. “Todos os que desobedecem ao Evangelho são declaradamente pessoas sem fé. “Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?”(Tiago 2:20). Quer saber o porquê de a fé sem obra ser morta, ou seja, não existe, pois o que está morto foi e não é mais. Basta olhar os exemplos de fé bíblica e veremos que todos estão fundamentados nas obras. “Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?”(Tiago 2:21). Abraão recebeu de Deus a promessa de ser pai de uma grande nação, tinha a Palavra de Deus de que todo o mundo seria bendito no seu filho Isaque, e ele tinha fé, ele cria nisto, prova tal que,quando o Senhor lhe pediu para sacrificar o seu filho no monte, ele foi e iria fazê-lo, porque cria que Deus o faria ressuscitar se necessário fosse, porqueDeus tinha prometido fazer do Isaque uma grande nação, ele creu, isso é fé. “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar.”(Hebreus 11:17-18). Fé é crer na Palavra de Deus e agir por ela, e não aceitar novidades ou facilidades para justificar as nossas fraquezas. Abraãoé o pai da fé, porque ele a praticou, e não só orou. “Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.”(Tiago 2:22-24). Quer viver na fé, então viva na Palavra, creia no que o Senhor disse, seja obediente aos seus preceitos. A fé no Senhor só pode ser demonstrada por obras, ações e não por muitas orações e pedidos; é necessário aprender a confiar e entregar-se nas suas mãos; crer que o que Ele disse, acontecerá. Examine-se e aprenda a praticar a fé. “E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.”(Tiago 2:25-26).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

 Pr.Henrique Lino 

Se você está passando por algum problema na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page