top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Partir para o Céu



“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. E para onde eu vou vós conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.” (João 14:1-11)

Jesus fala que já está próxima a hora, o momento de partir para o Céu, e diz que vai preparar um lugar para os seus seguidores, porque na Casa do Pai há muitas moradas, ou seja, é uma grande casa com lugar para todos os filhos. Jesus veio preparar o lugar para aqueles que são de fato seus seguidores, e já está voltando para os buscar, e estes seguirão com Ele e habitarão em segurança na casa do Pai por toda a eternidade. Jesus fala com os discípulos que eles conhecem o caminho para onde Ele vai, mas os discípulos contestam, dizem que não sabem para onde Ele vai e nem conhecem o caminho. Mas Jesus é o Caminho, se nós formos os seus seguidores, então sabemos o Caminho, que é Ele, e basta o seguirmos, basta sermos obedientes, basta vivermos a sua Palavra. Os discípulos ainda chegam ao cúmulo de pedir a Jesus para mostrar Deus Pai para eles. Apesar de Jesus já estar há quase três anos com eles e sempre ensinando, se revelando, eles ainda não tinham aprendido quase nada, pois, caso contrário, saberiam que Jesus estava no Pai e o Pai Nele, portanto, quem vê um vê o outro. Temos que compreender, saber que o nosso Deus é um Deus trino, e quem vê o Pai vê o Filho e o Espírito Santo. Mas não podemos criticá-los, pois são muitas as pessoas que estão há anos frequentando denominações, citando o Nome do Senhor (que é Santo para sempre Amém) e não o conhecem. Observamos isso pelas suas atitudes e obras.

“Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai; e tudo quanto pedirdes em meu Nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu Nome, eu a farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque Ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.” (João 14:12-20). Jesus diz que os que creem Nele, que forem seus seguidores saberão o Caminho e o seguirão, e também saberão o que pedir a Ele, e o que pedir receberão, pois, como estão seguindo-o, sabem exatamente como pedir e a hora de pedir. Muitos acham que podem pedir qualquer coisa a Ele, estes sabemos que não o conhecem, não estão no Caminho, pois somente estando no Caminho é que temos consciência e sabemos discernir, portanto, sabemos como pedir e o quê. Mas Jesus faz questão de deixar claro que, se o amamos, então devemos guardar os seus mandamentos, devemos viver a sua Palavra, praticar o seu Evangelho, viver as suas ordenanças, isto é, estar seguindo o Caminho é demonstrar amor a Ele, e não com palavras vazias e melosas. Temos que entender que seguir Jesus, andar no Caminho, é simplesmente viver em obediência a Ele, caso contrário, nós não estamos amando como Ele mesmo disse. Portanto, tudo se resume a obediência, e não temos que cumprir nenhuma doutrina ou preceito de homens, e sim nos limitar a obedecer a Ele. Assim, temos a certeza de que estamos no caminho que é a própria Vida, e que é a única Verdade, neste mundo de mentiras. Jesus disse que quem não lhe obedece não o ama, e como no Evangelho não existe meio-termo, não existe muro, quem não obedece desobedece, e quem desobedece é adversário e recebe o tratamento dedicado aos adversários. “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha Palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a Palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.” (João 14:21-24).

Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.

Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page