top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Ouve e Prática



“Ora, enquanto Ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. Mas Ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus, e a observam. Como afluíssem as multidões, começou Ele a dizer: Geração perversa é esta; ela pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o de Jonas; porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, também o Filho do homem o será para esta geração. A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e eis, aqui quem é maior do que Salomão. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas; e eis aqui quem é maior do que Jonas.” (Lucas 11:27-32)

Vemos aqui que, após uma pregação de Jesus, uma mulher procura exaltar Maria, mas percebemos que Jesus não o permitiu, porque a mulher disse que bem-aventurado, felizardo, tinha sido o ventre que o tinha gerado, os peitos que o tinham amamentado, mas Jesus imediatamente responde que bem-aventurados, felizardos, eram todas as pessoas que ouviam a Palavra e as praticavam. Não conseguimos entender o porquê de tantas pessoas e religiões gostarem de exaltar Maria, sendo que ela não é nada e não pode fazer absolutamente nada por ninguém. Ela simplesmente foi uma mulher privilegiada, abençoada, pois teve o prazer, a honra de gerar o Filho de Deus, portanto, ela recebeu uma bênção e nada mais. Deus tinha que usar alguém para gerar o seu Filho, para que Ele pudesse ter um nascimento humano, e assim vencer na carne. Mas ela, Maria, não é mais do que qualquer mulher, entretanto, todos os que ouvem as Palavras de Jesus Cristo e as colocam em prática são pessoas especiais, pois serão salvas e viverão Nele eternamente. Maria não salva ninguém, não tem poder para interceder por ninguém, mas os que praticam a Palavra de Deus serão salvos e têm o poder de aconselhar, orientar e interceder pelo próximo, o que nada mais é do que obedecer ao Senhor Jesus Cristo.

“Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz. A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso. Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, será inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.” (Lucas 11:33-36). Temos que ser mais conscientes da vontade do Senhor para as nossas vidas, temos que ser mais espirituais e saber que devemos buscá-lo em espírito e em verdade, e devemos aprender a fazer isso. Ainda existe uma quantidade enorme de pessoas que são simplesmente religiosas e, portanto, vivem pedindo sinais, e vemos que o Senhor deixou bem claro que não daria sinal nenhum. O único sinal que deu para aquela geração passada foi o de Jonas, pois, assim como Jonas ficou três dias dentro do ventre de um peixe, Ele ficou três dias morto, e depois ressuscitou para que todos os que cressem Nele também pudessem ressuscitar, ter vida Nele. Mesmo depois de ressurreto, quando vieram perguntar quando Ele iria assumir o Trono, Ele disse bem claro que não nos compete saber o tempo ou as estações que o Pai estabeleceu, mas deveríamos saber que o Espírito Santo viria sobre nós e seríamos testemunhas em toda parte até os confins da terra. Portanto, temos que parar de ficar buscando sinais, nós deveremos simplesmente crer e saber que tudo acontecerá de acordo com a vontade Dele. Temos que ser diferentes, temos que ser luzes, temos que estar na Luz, e assim a nossa luz brilhará e teremos e seremos entendimentos para os mais fracos. Luz quer dizer conhecimento, porque, quando a Luz chega, tudo se torna claro, e então sabemos onde pisar, como andar, enquanto nas trevas não sabemos para onde iremos. Assim, devemos buscar a Luz, devemos buscar conhecer mais de Jesus, e, tendo conhecimento, então praticarmos, pois assim também seremos Luz, já que estaremos Nele. Deixemos de lado as crendices, a religiosidade, as trevas, e caminhemos, pois já é dia, e a Luz brilha, e se andarmos na Luz, veremos o Caminho e não tropeçaremos. “Acabando Jesus de falar, um fariseu o convidou para almoçar com ele; e havendo Jesus entrado, reclinou-se à mesa. O fariseu admirou-se, vendo que Ele não se lavara antes de almoçar. Ao que o Senhor lhe disse: Ora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. Loucos! quem fez o exterior, não fez também o interior?” (Lucas 11:37-40).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page