top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

OS QUE TRABALHAM



“E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.” (1 Tessalonicenses 5:12-13)

 Devemos respeitar, considerar e amar os que cuidam do rebanho do Senhor, os que dedicam a sua vida a pregar, ensinar o Evangelho de Jesus Cristo, os que cuidam do templo, os que de alguma forma trabalham em prol da divulgação do Evangelho do Senhor. Sabemos que devemos amar e respeitar a liderança, e de igual modo temos que também amar e cuidar de todos, dos que ajudam os líderes, os presbíteros, os diáconos, dos obreiros de uma forma geral, dos que fazem a limpeza. Enfim, todos os que trabalham na obra são dignos de nosso respeito e amor, as pessoas que limpam a casa do Senhor, que tudo fazem para que tudo esteja organizado e limpo para todos. E amar é nos preocupar com o bem-estar desses, porque, infelizmente, vemos muita preocupação com o líder, com o pastor, e o total esquecimento com os obreiros. Não vemos as pessoas se preocuparem com os irmãos e irmãs que cuidam dos banheiros, da faxina ou dos que ficam vigiando os carros. As pessoas não sabem e não querem saber a data de aniversário deles, não se preocupam se está tudo bem com os seus familiares, ou se eles estão precisando de algo. Querem simplesmente que eles estejam ali para servir, para cuidar, mas não recebem cuidados. Vemos uma preocupação excessiva com os líderes, os pastores, e muitas vezes uma bajulação, uma adoração hipócrita. Mas os obreiros, as pessoas muitas vezes nem mesmo sabem os seus nomes, os nomes dos que ficam ali na porta para recebê-los, para cuidar do seu bem-estar, cuidar das crianças, para providenciar uma água, conseguir um lugar, um assento vazio, providenciar uma cadeira. Aquelas pessoas que estão sempre atentas e disponíveis para ajudar a encontrar uma passagem na Bíblia, para limpar algo que uma criança derramou, uma sujeira. Estão sempre prontas para orar, para socorrer alguém que necessita, mas elas mesmas são esquecidas. Nunca são lembradas, as pessoas não têm a preocupação de saber se elas têm dinheiro para pagar a passagem de ônibus, metrô, se não estão precisando de algo.

 “Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.” (1 Tessalonicenses 5:14). Também devemos nos preocupar com toda a obra, com o cuidado da casa do Senhor, cuidar para que o nome do Senhor seja engrandecido, e não enlameado pelos falsos irmãos ou pelos que não conhecem e nem respeitam a Palavra de Deus. Não é responsabilidade exclusiva dos líderes, pastores ou dos obreiros cuidar da ordem na casa do Senhor, mas de todos os que frequentam o templo. Assim, não precisamos de autorização para chamarmos atenção dos que não respeitam o templo, o local determinado para se reunir e buscar o Senhor, dos que gostam de fazer badernas, bagunças, que gostam de ficar conversando durante o culto, dos que ficam namorando, brincando com celulares ou outra coisa, quando deveriam estar prestando a atenção na Mensagem. A estes devemos chamar atenção, porque, se permitirmos, não estamos tendo o zelo que deveríamos ter pela obra do Senhor. Também as pessoas que estão fracas, desanimadas, devemos animá-las, falar do amor de Deus, incentivá-las a caminhar, a prosseguir. Temos que estar atentos na casa do Senhor, estar atentos às necessidades de nossos semelhantes, procurar tratar a todos como gostaríamos de ser tratados. Não podemos fazer exceção de pessoas, todos são nossos irmãos em Cristo, todos fazem parte da igreja de Cristo, e assim é o nosso dever cuidar um dos outros. Temos que abandonar o individualismo e aprender a dividir, aprender a cuidar uns dos outros, aprender a amar, aprender a praticar a Palavra de Deus, aprender a obedecer a Jesus Cristo, aprender a amar. “Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.” (1 Tessalonicenses 5:15). Temos que ser adultos na fé, e não podemos estar restritos somente às pessoas que gostam de nós, das que nos dão atenção, mas a todos. Não importa se alguém não gosta ou não demonstra gostar de nós, ou que não nos olhe de bom grado. Nós faremos a diferença, nós temos que ter o caráter de Cristo e, mesmo que nos tratem mal, que nos ofendam ou nos deem prejuízo, devemos sempre perdoar e amar. Devemos sempre estar dispostos a ajudar, socorrer todos, principalmente aqueles que se dispõem a nos tratar como inimigos. Como cristãos, não podemos fazer exceção de pessoas, mas tratar todos por igual, ou seja, amar todos.

 “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5:16-18). Devemos nos alegrar sempre, todo o tempo devemos mostrar a nossa alegria e felicidade, porque, afinal, nós conhecemos o Senhor, e isto é mais do que o suficiente para vivermos em constante estado de graça. Cristãos que andam chorando, lamentando, reclamando fazem isso porque não conhecem o Senhor e não sabem a razão da sua fé, se a tiverem. Só o fato de saber que somos amados por Deus, que Jesus morreu para nos salvar é motivo de alegria, por saber que somos salvos Nele. Assim, não importa se temos problemas financeiro, familiar, de saúde, ou qualquer outro, nada disso pode atrapalhar a nossa felicidade e alegria, porque, conhecendo o Senhor, e se prosseguirmos obedecendo, amando, com certeza a vitória chegará, então, como antecipamos a nossa vitória, seremos alegres. Afinal, nós, que temos a promessa, vivemos em constante alegria, porque, se vivemos em tristeza e choro, é porque não acreditamos na Promessa, não acreditamos na Palavra de Deus. Assim, glorifiquemos o nome do Senhor, sempre, e agradeçamos a Ele por tudo o que temos e que nos acontece. Sempre estamos orando a Ele, porque a oração é conversa, diálogo com Ele, é agradecimentos, é louvor. Oração é comunhão, intimidade, é saber que o Senhor é Soberano e lidera sobre tudo e todos. “Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem.

Abstende-vos de toda a aparência do mal.” (1 Tessalonicenses 5:19-22). Não afaste o Espírito Santo, porque, quando agimos contrário aos preceitos do Senhor, nós o estamos afastando, uma vez que estaremos em estado de discordância. Quando estamos em desobediência, quando não fazemos o que sabemos que devemos fazer, quando deixamos de agir como cristãos, estamos afastando o Espírito de Deus, sendo como qualquer outra pessoa que não conhece o Senhor. Na verdade, pior, porque, conhecendo-o, estamos desprezando, e por isso pagaremos um preço alto. Temos que ser sábios e compreender as profecias do Senhor, as que estão de acordo com a sua Palavra, as que estão na Palavra, porque por elas viveremos. Temos que todo o tempo e em todo lugar examinar tudo para que não sejamos enganados, e o exame tem que ser feito à luz da Palavra; o que for bom, verdadeiro, receberemos, o que for contrário à Palavra, rejeitamos, e isto em todo lugar. Sempre nos examinar para ver se não estamos dando um mau exemplo, um mau testemunho, porque temos que ser crentes, mas vivermos como crentes e parecer crentes. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. Irmãos, orai por nós. Saudai a todos os irmãos com ósculo santo. Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.”(1 Tessalonicenses 5:23-28). 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

 Pr.Henrique Lino 

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page