“Em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo que creu uma grande multidão tanto de judeus como de gregos. Mas os judeus incrédulos excitaram e irritaram os ânimos dos gentios contra os irmãos. Eles, entretanto, se demoraram ali por muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à Palavra da sua Graça, concedendo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios. E se dividiu o povo da cidade; uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos. E, havendo um motim tanto dos gentios como dos judeus, juntamente com as suas autoridades, para os ultrajarem e apedrejarem, eles, sabendo-o, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e a região circunvizinha; e ali pregavam o Evangelho. Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava.” (Atos 14:1-10)
Vejo as pessoas, especialmente os evangélicos, terem uma visão distorcida do próprio Evangelho que dizem praticar, porque querem obrigar outras a ouvirem as suas explicações e ensinos, enquanto na Bíblia o próprio Senhor Jesus nos ensina, manda que devemos pregar a todos, mas, quando não quiserem ouvir, devemos simplesmente bater a poeira das nossas sandálias e seguirmos em frente. Jesus não tentava obrigar as pessoas a o receberem, o aceitarem, Ele simplesmente pregava a todos os que queriam ouvir, e, quando perseguido, se afastava, e assim também eram os apóstolos. Paulo estava pregando, mas, quando houve um levantamento contra ele, então fugiu, ele não enfrentou, não teimou, simplesmente foi para outra região, outra cidade, e lá pregava. Assim devemos fazer se estivermos falando do Senhor e a pessoa ou pessoas não quiserem ouvir, ou não aceitarem. Devemos sair e irmos em frente falar com outras. E, com certeza, se estivermos fazendo o que é certo, pregando o Evangelho de Jesus Cristo, então Ele nos apoiará, e milagres e sinais acontecerão, para que as pessoas saibam e reconheçam que só Ele tem Poder, e assim venham se render a Ele.
“As multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua Licaônia: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós. A Barnabé chamavam Júpiter e a Paulo, Mercúrio, porque era ele o que dirigia a Palavra. O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trouxe para as portas touros e grinaldas e, juntamente com as multidões, queria oferecer-lhes sacrifícios. Quando, porém, os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isto, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o Evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus Vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles; o qual nos tempos passados permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos.” (Atos 14:11-16) Devemos tomar muito cuidado para não deixar, não permitir que a soberba, o orgulho venham dominar a nossa mente, porque as pessoas, por não terem o conhecimento do Evangelho, podem começar a querer nos endeusar, mas sempre temos que mostrar que nada somos, e que tudo o que acontece quem faz é o Senhor, que todos os sinais, os milagres, quem faz é Cristo, nós somos somente instrumentos que Ele usa, e, assim como Ele nos usa, pode usar qualquer pessoa que permitir viver o Evangelho. Não podemos permitir que as pessoas queiram nos idolatrar, pois estaríamos pecando e permitindo, induzindo as pessoas a pecarem também, portanto, devemos sempre apresentar Jesus e mostrar através do seu Evangelho que é Ele quem faz todas as coisas, e que todos devem se render a Ele, se arrependerem dos seus pecados e passarem a viver em conformidade com a sua Palavra. Somos servos do Senhor e temos a obrigação de sermos servos fiéis, temos que em todo o tempo fazer o que o Senhor determina. Entretanto, se as pessoas não quiserem, temos de sair e ir para frente, porque sempre haverá pessoas dispostas a receber o Evangelho. Também não devemos ficar iludidos, querendo pregar o Evangelho para multidões, porque muitas vezes o Senhor quer que preguemos somente para uma pessoa. “Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo-vos de mantimento, e de alegria os vossos corações. E dizendo isto, com dificuldade impediram as multidões de lhes oferecerem sacrifícios. Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e de Icônio e, havendo persuadido as multidões, apedrejaram a Paulo, e arrastaram-no para fora da cidade, cuidando que estava morto. Mas quando os discípulos o rodearam, ele se levantou e entrou na cidade. No dia seguinte partiu com Barnabé para Derbe. E, tendo anunciado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no Reino de Deus.” (Atos 14:17-22).
Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.
Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
Comments