top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

ORIENTAÇÃO PARA RESTAURAÇÃO DE CASAMENTO



Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!


Depois que eu postei o meu testemunho, recebo inúmeros e-mails de esposos e esposas que estão na luta pela restauração de seus casamentos. Mesmo com demora, tenho tentado responder a todos, mas percebi que os questionamentos e duvidas são iguais: “o que você fez para ter o seu casamento restaurado?”. Então, depois de ter orado e pedido orientação ao Senhor de como ajudar a todos, brotou em meu coração a vontade de escrever o que fiz durante o tempo em que estive no deserto. 

Espero que oriente a todos os maridos e esposas que me procuraram pedindo ajuda. Cada e-mail que li sofri muito por saber que alguém estava passando pelo que passei, mas em oração na madrugada Deus confortou em meu coração dizendo que o casamento ninguém destrói, ninguém separa e que para todos há vitória, basta obedecer, pois Ele é Deus para que sua Palavra seja cumprida na vida daqueles que O buscam.

Aproveito a oportunidade para pedir perdão nos casos em que demoro a responder, em razão de trabalhar em dois departamentos na Instituição, estudos, trabalhos na Igreja e na obra de Deus, bem como os afazeres domésticos, fico impossibilitada em responder de prontidão todos e-mails, mas todos que entraram em contato comigo, tenho colocado diante do Senhor em oração na madrugada e retornado logo quando possível.

Bom amados e amadas, segue o que eu fiz para ter a minha vitória. Mas em tudo, busquem direcionamento de Deus e a seus Pastores, pois tudo que fiz foi por orientação de Deus, direcionamento pela Santa e Genuína Palavra de Deus e ajuda dos meus amados Pastores Paulo (minha igreja)  e Henrique Lino  do Ministério Atalaia de Deus.

1.  Na luta pela restauração do casamento o foco não é o cônjuge, O foco é Deus.

Enquanto o meu foco estava no meu esposo e nas ações que ele fazia, nada, nada mesmo aconteceu.  Chorei muito, sofri muito, orei muito, mas a minha busca era exclusivamente o meu esposo.  No ano em que decidi buscar tão somente ao Senhor tudo aconteceu.

Meu esposo foi embora porque Deus permitiu, para que Ele trabalhasse em nossas vidas. Então não me concentrei na situação, na separação, no que ele falava ou fazia, entendi que Deus queria algo de mim. Ate porque se fosse dar ouvidos às suas palavras e ações teria desistido. Ele disse que não tinha mais volta, que não me amava e se divorciou de mim. Tudo isso foi dolorido demais, foram dias, meses e anos cruéis de mais para mim, mas confiei no Senhor de minha vida, e não julguei em momento algum meu esposo. Ao contrário, orava dia e noite para o Senhor Deus ter misericórdia da vida dele, protege-lo, livra-lo das mãos do homem mau e do inimigo. Chorei muito em favor da vida do meu esposo.

Julgar não é ação de cristão, então compreendi que tudo que estava acontecendo era vontade e permissão de Deus. Mesmo com muita dor, agradecia a Deus por Ele me provar, por eu estar mais perto do Senhor e por Ele transformar a minha vida tremendamente. Pois Deus prova o filho a quem ama e ter o amor  e atenção do Senhor é tudo nessa vida.

A Palavra que Deus me revelou tudo isso e então  o meu foco saiu do meu esposo e passou a ser tão somente o Senhor é esta:

” E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto, (…), para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não.

E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou  com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem  não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.

Confessa, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o  SENHOR, teu Deus.

E guarda os mandamentos do SENHOR, teu Deus, para temeres e andares nos teus caminhos”

(Deuteronômio 8: 2 a 6)

Assim aprendi que nem o inimigo de minha alma, nem meu esposo, nem ninguém tem o poder de me colocar em um deserto senão o Senhor meu Deus. Então, tudo que meu esposo fez e falou foi Deus quem permitiu, por isso não o julguei em momento algum.

Hoje louvo ao Senhor por ter me colocado nesse deserto, por ter me sustentado durante todo o tempo que fiquei lá e por Ele ter me tirado dele, cumprindo todas as suas promessas na minha vida.

2.  Deus em primeiro lugar na minha vida

Coloquei Deus em primeiro lugar em minha vida. As bênçãos começaram a vir  quando passei a ser obediente aos mandamentos do Senhor. E qual é o 1º   Maior Mandamento? Amar ao Senhor  acima de todos e de tudo.

“Amarás , pois, o Senhor, Teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.” (Deuteronômio 6:5).

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento” (Mateus 22:37 e 38)

Não adiantou buscar a restauração de meu casamento sem ter vida com Deus, sem ter a plena Transformação do Espirito Santo. Então entendi que tinha quer ter intimidade com Deus, para isso mudei! Busquei ao Senhor, me entreguei totalmente a Ele.

Antes errava. Buscava insensatamente a restauração de meu casamento e nada, absolutamente  nada, acontecia. Fiquei andando no deserto em círculos. Mas chegou a um ponto em que não aguentava mais pedir, clamar, meu estomago até doía quando ira orar pela restauração, então parei de cobrar isso ao Senhor e passei a sentir mais e mais a presença do Senhor e acabei mudando: minhas madrugadas eram para adoração a Deus, e quando senti o tão e verdadeiro amor de Deus por mim então descobri que não há nada de mais precioso e valioso saber que Deus me ama e que me tem como filha.

Percebi que amar não é somente sentimentalismo, é uma decisão. Quando decidi amar ao Senhor acima de todos e de tudo verdadeiramente senti um amor inexplicável por Jesus.

E passei a buscar a sua presença cada vez mais não pelo que Ele podia e pode fazer por mim, mas pelo que Ele é: O Deus Todo Poderoso de Israel, o Senhor dos senhores, o Grande Eu Sou, O Único digno de toda honra, gloria, louvor, adoração. O Dono de Todo o Poder.

Quando deixei de buscar a benção e passei a buscar tão somente o Senhor, as bênçãos vieram até mim, não precisei correr atrás.

3.  Amar ao próximo e fazer a obra

Este é o a segunda ação que devemos ter. Quem tem vida com Deus, quem tem compromisso com Deus, obedece aos seus mandamentos e este é o seu Segundo Maior Mandamento: “E o segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39)

Amados percebi que enquanto estava presa somente na busca pela restauração, somente pensando em mim, almas estavam perecendo, almas estavam chorando, passando fome, muitas delas necessitando apenas de uma palavra ou de um ombro para chorar.

Foi então que me levantei e comecei a fazer a obra do Senhor.  Com essa atitude o Espirito Santo transformou a minha família: metade de minha família se converteu nos Pés de Jesus, hoje são verdadeiros crentes, adoradores do Senhor Deus. O restante já está frequentando a minha igreja. E não há limites para o Senhor: minha mãe que frequentava terreiro de macumba hoje não perde os cultos, vai no mínimo duas vezes à igreja e se tornou temente ao Senhor. Tenho uma irmã que era espírita, hoje está na dependência do Senhor. Outra irmã que vivia em baladas e entregue à prostituição, se converteu  ao Pés de Jesus.

Não somente minha parte de minha família se converteu, quando conheceram o poder do Deus que sirvo. Milagres aconteceram na vida deles para saberem que Deus é Deus. Um grande milagre foi meu sobrinho nascer perfeito em tudo, em saúde física mental, mesmo com o diagnostico médico dizendo que iria nascer deformado. Eu e minha irmã passamos horas e horas na madrugada joelhada. Quando ela não podia mais ficar joelhada em razão da gravidez, ficava a madrugada sentada na cama orando. Hoje até o médico de minha irmã chama meu sobrinho Miguel  de Milagrinho de Deus.

Colegas de trabalhos e amigos e amigas também passaram a frequentar a minha  igreja, mudar suas vidas, receber milagres de Deus em suas famílias.  Uma amiga com endometriose em estágio 4, com cirurgia marcada no Hospital Sírio Libanês engravidou e espantou toda a classe médica. Inclusive a gravidez na vida dela era algo que os médicos tinha praticamente descartado.

Amados, fazer a obra de Deus, socorrer os necessitados e agradar o coração de Deus não tem nada de mais compensador. Eis aqui umas das passagens mais lindas da Palavra do Senhor que cravei em meu coração, uma grande revelação do Profeta Isaías: ISAIAS, CAPITULO 58

Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.

Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus,

Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.

Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.

Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?

Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.

Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqüamente;

E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.

E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.

Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,

Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.

Amados, quando estamos cuidando em fazer a obra do Senhor, Ele cuida de nós e do nosso conjuge!

4.  Ter uma vida de Santidade e Oração

Sabia que não ia receber milagre de qualquer jeito, eu costumo dizer que o povo crente é o que mais sofre, é povo mais provado e mais perseguido, mas também é o único povo que vê e recebe milagres. Milagres, bênçãos se conquista com vida santa, sacrifícios de louvor, adoração e oração ao Senhor.

Há uma promessa verdadeira na vida dos santos de Deus:  “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. (João 15:7)

Estava e estou em Jesus Cristo, vivi e vivo em santidade. Honrei a Deus em minhas atitudes e pensamentos. Tive e tenho santidade no falar, no andar, no vestir, me comporto como verdadeira crente no trabalho, na família, com os irmãos.  Quando temos vida santa, dobramos os nossos joelhos e temos resposta de Deus. Quando orava por não aguentar mais o sofrimento da separação, Deus logo me respondia:  “Filha, calma, espere em Mim, fique em minha presença, Estou trabalhando” e então meu coração se acalmava, minhas forças eram revigoradas e continuava minha caminhada com a certeza do milagre em meu casamento.

Vida em oração. Jesus, Davi,Daniel, Pedro e muitos outros tinham uma vida de oração. Prova disso que Jesus não dá um script como pregar, mas nos ensinou a orar. Quando lemos a Bíblia, percebemos que os homens e mulheres vitoriosas, que receberam grandes milagres tinham uma vida de oração. E há promessa para aqueles que buscam:

“e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora, estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar” (2 Cronicas 7:14-15).

Eu creio que o segredo de recebermos milagres é por meio da oração com santidade, milagres vem na vida de um povo que obedece aos mandamentos do Senhor.  O justo é provado, mas quando ele dobra o seus joelhos Deus ouve o seu clamor e se levanta em favor dele. Amados, a restauração de seus casamentos virá, pois Deus atende um justo quando ora. Assim é  o que determina a Santa Palavra do Senhor: ” a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”  (Tiago 5:16)

E saiba que a oração feita para restaurar seu casamento, sendo ele o primeiro de ambos, casados na igreja, ou seja,  que Deus foi testemunha da aliança que fizeram, será ouvida e atendida no tempo do Senhor. Portanto amados tenham a certeza em seus corações que seus casamentos serão todos, todos restaurados para a Gloria e Honra do nosso Amado Deus. Veja:

“E esta é a confiança que temos Nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, Ele nos ouve. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo que pedimos, sabemos que  alcançamos as petições que lhe fizemos” (1 João 5: 14-15).

E para finalizar esse item, deixo uma outra promessa de Deus e que se cumpriu em minha vida. Cravei essa promessa em meu coração, fiz de acordo como Deus manda: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte. Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 pedro 5:6-7)

5.  Não olhei para as circuntancias

Não ganhei  nem perdi a esperança com as ações, atitudes do meu  esposo. Não criei expectativas, nem tão pouco desanimei por causa do comportamento dele. Não importei por ele ter entrado com o divórcio, claro foi dolorido demais, mas não me fez parar de lutar. Também, nem o fato de ele ter ido embora me fez parar. Chorei demais, sofri demais, foi tudo muito cruel, mas nada me fez desacreditar na Palavra de Deus. Em qualquer situação sabia que Deus ia trazer o amado de volta.

Não voltei minha atenção para as coisas que o meu  esposo  fez. O deixei  inteiramente nas mãos do Senhor. Não analisei suas atitudes nem tentei tirar conclusões negativas ou positivas, não busquei ver meu esposo em redes sociais, não acompanhei nem quis saber da vida dele, isso só  faz sofrer e a  desistir da batalha.

Tudo que ele fazia Deus estava contemplando, então sabia que ele estava nas potentes mãos do Senhor:

“E não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com quem temos de tratar” (Hebreus 4:13)

Em um dos aconselhamentos com o Pr. Henrique ele me falou algo que me fez acreditar e descansar mais no Senhor. O Pastor disse que quando vamos ao Banco e realizamos um deposito, ficamos tranquilos por sabermos que o nosso dinheiro está guardado e que de forma alguma o perderemos. Assim deve ser o nosso cônjuge quando o entregamos nas mãos do Senhor. Se temos a confiança em um Banco, não teremos no Deus Dono de Todo o Poder?

6.  Mudança de hábitos

Troquei o Facebook, Whatsaap, os jantares e churrasco com família e amigos, as férias na praia, a televisão, os livros de ficção, as conversas sem futuro por: oração, leitura da Palavra e Jejum. O tempo que perdia que aquelas atividades troquei por joelho no chão e por mais conhecimento na Palavra do Senhor.

Troquei a calça apertada, a blusa decotada, por roupas santas, que não chamam atenção e que glorificam a Deus, pois não é o meu corpo que tem que chamar atenção, mas o Espirito Santo que habita em mim.

Troquei a vaidade, o batom vermelho, os enfeites, pela simplicidade que um servo do Senhor tem que ter. Não é minha boca vermelha que tem que chamar atenção, mas as palavras santas que saem de minha boca.

Parei de murmurar, passei a glorificar. A Murmuração é pecado, mesmo na prova, agradecia a Deus.Ao invés de gastar com vaidade, passei a gastar com cestas básicas para os necessitados. Meus presentes passaram a ser somente BIBLIA.

Me afastei das falações que desagradam a Deus, das piadinhas dos amigos. Ao chegar na igreja deixei de bater papo, chegava mais cedo e dobrava os joelhos até o culto começar. Enfim… passei a ser verdadeiramente crente. Por dentro e por fora…..!!!!!!

Parei de cobrar a Deus a restauração. Se Deus falou que vai restaurar Ele vai restaurar. Então, minhas madrugadas eram e é para adorar a Deus…

7.  Meu esposo quis ir, então o deixei ir embora.

Passei muito tempo lutando com minhas próprias mãos, me humilhando, dizendo que o amava, pedindo e implorando para que voltasse para mim, fazendo tudo que o agradava. De nada adiantou, ao contrário só fez ele se afastar de mim. Entendi que enquanto eu estava preocupada com ele, se ia voltar ou não, enquanto eu estava morrendo de medo de ele nunca mais voltar… enquanto estava morrendo por ele, nada, nada Deus podia fazer pois eu não tinha entregado totalmente nas mãos do Senhor. Estava confiando em minhas próprias mãos.

Em 2014, decidi de uma vez por todas deixa-lo totalmente nas mãos de Deus. Não o procurei mais,passei a viver a minha vida: comecei a fazer Pós Graduação, troquei meu carro, deixei o contato com aa família dele e quem pese que minha sogra sempre me ajudou em oração e sempre acreditou na restauração  (louvo a Deus pela minha sogra), não atendia as ligações dele para tratar de negócios nem mesmo de sua família. Não estava forte, ainda sofria demais, não deixei de sofrer um dia se quer. Não parei de chorar, não parei de pensar nele, enfim… mas não movi mais nenhuma palha com minhas mãos para fazer algo para te-lo de volta.

Antes, mesmo separada, comprava presentes no seu aniversário, ligava em datas importantes, mas em 2014 todas as datas importantes se passaram e eu não apareci em momento algum, não liguei, não mandei presente. Nada. Ele quis viver longe de mim, então eu o deixei. Ele entrou com o divórcio e eu assinei.

Enfim, comecei viver minha vida. Passei a fazer viagens a trabalho. Passei a me preocupar com o próximo. Deixei ele ir, mas Deus o trouxe de volta pois aceitei os planos e propósitos de Deus. E o melhor: trouxe totalmente transformado, um verdadeiro homem de Deus, o melhor marido do mundo, com um amor verdadeiro por mim.

8.  Vencer as tentações até a volta do cônjuge.

Passei por esse deserto sofrendo e chorando, muitas vezes fraca, mas passei com muita dignidade. Não fiz pedra virar pão no meu deserto, ou seja, não busquei nada para amenizar minha dor, como, por exemplo, o adultério, ao contrário, rejeitei tudo que satanás prepara para tentar amenizar minha dor.

Passei honrando e respeitando a Palavra de Deus. Fui fiel ao meu esposo em todo tempo. Venci de joelho no chão as tentações, os desejos da carne, as carências. Rejeitei os pratos que o mundo me oferecia.

Por fim, depois que passei por tudo que Deus determinou que eu passasse, depois que deixei Deus cumprir todos os seus propósitos em minha vida, então recebi minha grande vitória.

Depois que recebi o milagre entendi cada trabalhar do Senhor. Pois não entendia quando estava no deserto, porque Deus permitiu ele ir embora, porque Ele com todo o seu poder permitiu o divórcio.. Foi para minha transformação e do meu esposo.

9.  Pastor.

Eu necessitei muito  da ajuda de Pastor. Procurei ajuda com um Pastor de Deus. Foi fundamental para eu conseguir chegar à vitória. O Pastor andou comigo no deserto, eu não passei sozinha, por mais que a dor, a humilhação era só minha, mas meu Pastor em todo o tempo ficou comigo. Qualquer luta que eu venha travar, travarei com meu Pastor ao meu lado. Ele me deu cobertura, me ouviu nos momentos de desespero e me aconselhou e me guiou de forma correta no deserto. Particularmente, não teria passado tudo que passei sem ter meu Pastor ao meu lado. Aconselho a quem não tem a buscar um Pastor para ajudar.

Um dia o Pastor Henrique Lino me falou assim: se preciso for te carregar nas minhas costas eu acarregarei, mas vamos atravessar esse deserto junto e você terá a sua vitória. (amado Pr. Henrique serei eternamente grata ao Senhor viu??!!!!)

O Pastor de minha igreja também é homem santo, meu amado Pr. Paulo que me atendia em todo tempo, as vezes ligava chorando e ele estava em velório, no seu trabalho, doente de cama, em visitas, mas sempre me atendeu, me ouvia chorar de dor e acalmava meu coração.

Agora para finalizar, deixo um tremendo estudo do Pastor Henrique Lino, disponível em http://www.atalaiadedeus.com.br:

Se santifique porque a resposta virá

“Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido.” (Habacuque 2:1)

O profeta Habacuque tomou a decisão de se posicionar diante do Senhor para obter a resposta. Para obtermos uma resposta do Senhor, não basta orar ou jejuar; é necessário um compromisso sério com o Senhor; é necessário se unir a Ele. Essa união só acontece através da santificação, pois Ele disse: “Sede santo porque Eu o Senhor Sou Santo”. Para recebermos a resposta que tanto almejamos, é preciso que nos coloquemos na torre de santidade, que nos refugiemos na fortaleza que se chama Jesus. Deve existir uma comunhão com o Senhor, e essa comunhão se dá quando há um abandono de pecado, quando procuramos nos moldar ao Evangelho, quando a presença do Senhor é muito mais desejada do que qualquer bênção, quando queremos nos submeter aos projetos de Deus e não somente que Ele venha abençoar os nossos.Muitos se enganam e enganam a muitos outros, quando acham que, por muito orar, receberão bênçãos ou respostas do Senhor, esquecendo que sem o abandono de pecado, sem santificação não recebem nada do Deus Todo Poderoso.Precisamos nos posicionar, ter atitudes, vigiar, nos policiar, em resumo, praticar o Evangelho, confiar no Senhor, entregarmo-nos e entregar tudo nas suas mãos. “Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.” (Habacuque 2:2). O profeta se posicionou, pôs-se na guarda, vigiou, e então, só então, o Senhor lhe respondeu. Deus lhe disse que ele poderia escrever em tábuas, ou seja, gritar, comunicar a todos, tornar público o que Deus iria fazer. Deveria escrever com letras bem grandes, pois até quem passasse correndo iria ver e ler que a resposta do Senhor havia chegado, Deus estava informando o que iria acontecer. Quando nos posicionamos diante do Senhor de maneira correta, oramos clamando, quando dialogamos com nosso Pai, a resposta vem. Indubitavelmente acontece, afinal, temos um Deus vivo, real, o nosso Deus não é como os outros,feitos de barro, gesso ou qualquer coisa morta e que não fala. O nosso fala, responde, basta nos santificarmos, vivermos Nele e com Ele. Se não chegou a sua resposta, então se examine, se santifique, coloque-se na fortaleza e receberá a resposta de forma clara, e todos verão e saberão que foi o Senhor quem respondeu, pois só Ele tem poder para fazer algo tão grande.

“Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.”(Habacuque 2:3). A resposta que veio para o profeta não era a solução imediata, mas a informação do que iria acontecer e como aconteceria e porquê. As coisas do Senhor são completas e claras, as informações do Senhor são transparentes, e tudo o que vem Dele não nos traz confusão. O Senhor não responderáa ninguém com sonhos ou visões que a pessoa não entende e por isso tem que ficar em busca de alguém que possa traduzir, explicar.Quando a resposta do Senhor chega, sabemos o que é e como, portanto não precisamos ficar em busca de ninguém para confirmar nada. A revelação do Senhor é o que entendemos, e podem ser boas notícias ou o que consideramos má, mas, se foi o Senhor, sabemos e devemos simplesmente agradecer e glorificar o seu Nome. Deus informa ao profeta o que virá, ainda demorará um pouco, mas já está caminhando; ele deverá esperar, pois com certeza acontecerá. Temos que saber que as coisas que já foram determinadas pelo Senhor com certeza acontecerão, mas devemos nos manter na fortaleza e aguardar o cumprimento da Palavra. Se você se posicionou, se santificou, então aguarde, persevere, mantenha-se firme, não fique ansioso, simplesmente confie, mesmo porque as coisas não acontecem do nosso jeito,e sim do jeito do Senhor. “Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.” (Habacuque 2:4).Se não formos honestos com nós mesmos, e principalmente com o Senhor, se a nossa preocupação for simplesmente com uma resposta, se não existir sinceridade em nós, podemos até receber a resposta, mas o Senhor a dará sabendo que a nossa alma não é reta Nele, e que o que recebermos servirá para a nossa condenação. Quando a pessoa busca o Senhor simplesmente atrás de uma resposta, um milagre, e por isto durante um tempo se santifica e clama, então a recebe, porque a Palavra do Senhor se cumpre, ela não volta vazia, mas para essa pessoa seria melhor não a ter recebido, pois pagará um preço muito alto. O que devemos fazer é buscá-lo, porque Ele é Santo, é o nosso Deus, nosso Pai, Ele é tudo. Sabemos que a Palavra se cumpre, então não fiquemos ansiosos por coisa alguma. A resposta virá no momento certo, se nos refugiamos na fortaleza; então simplesmente creiamos e veremos a Glória de Deus.

“Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos” (Habacuque 2:5). Quando se é desleal, desonesto, mentiroso, se é dado a prostituição, adultérios, a engano, violência ou qualquer coisa similar a essas, não adianta jejum, oração, sacrifícios, porque não se obterá resposta alguma do Senhor. Se existe qualquer ato contrário à palavra de Deus, podemos ficar dias, meses, de joelhos clamando uma resposta do Senhor que não a receberemos, porque, para entrar na fortaleza,são exigidas santificação, vestes limpas. Por isto a oração sem santificação, sem posicionamento é abominação ao Senhor; posicionar-se é abandonar o erro, o pecado, as desobediências; é lutar contra a própria carne, contra os desejos e sentimentos incompatíveis com o Evangelho. “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3). Se não estivermos de acordo com os preceitos estabelecidos pelo Senhor, não receberemos Dele nenhuma resposta, por mais que clamemos. Se discordamos de algo Dele, já estamos em pecado, porque somos a criatura e não podemos discordar do Criador. Para obtermos resposta do Senhor, é preciso reconhecer que Ele é o Senhor, o Deus Todo Poderoso, e que a sua Palavra se cumpre infalivelmente para o nosso bem ou nosso mal. Podemos esconder tudo de todos, só não escondemos nada Dele, pois Ele conhece a intenção do nosso coração. “Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; E qualquer coisa que lhe pedirmos, Dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.”(1 João 3:20-22). Receberemos do Senhor se estivermos vivendo o Evangelho, se estivermos unidos com Ele, andando com Ele. Todas as nossas perguntas terão resposta se formos sinceros com o Senhor, se a prática da palavra não for somente em busca de bênçãos ou respostas, quando formos inteligentes o bastante para saber que não há para onde ir, que só existe um refúgio seguro, que somente na fortaleza é que podemos viver, que qualquer resposta só pode vir Dele, que o mal não pode nos atingir em hipótese alguma se estivermos Nele, pois tudo é criação Dele. A única maneira de nos proteger, de nos defender do mal é estar no Senhor, é nos unir a Ele. “Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.”(Isaias 45:5-7).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

Pr.Henrique Lino

Com amor de Cristo: Edinete

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

396 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page