top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

O vosso coração



“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. E para onde eu vou vós conheceis o Caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o Caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:1-9)

Jesus nos manda ficar em paz, não ficarmos preocupados, ou com medo, não ficarmos em dúvidas, mas simplesmente crer que Ele foi para a Casa do Pai nos preparar lugar, e que lá há muitas moradas. Jesus já foi, já nos preparou o lugar, e nós só temos que seguir o Caminho para lá chegar e habitar por toda a eternidade no eterno descanso oferecido por Ele. Jesus disse que nós conhecemos o Caminho, basta seguir esse Caminho que iremos desfrutar de paz eterna, o que não podemos ser é como Tomé, que disse não saber para onde Ele iria, e por isso não conhecia o Caminho. Mas nós sabemos, porque Ele já nos mostrou, revelou-se a nós, e sabemos que Ele é o próprio Caminho que devemos trilhar, pois não existe outro caminho que nos conduza à Salvação. Além de ser o Único Caminho que nos leva à Salvação, é também a única Verdade neste mundo de mentiras e engano, e se crermos nessa Verdade, alcançaremos a vitória Nele. Também é o lugar de Vida, pois Ele é a própria Vida, assim, quem quiser ter vida, tem que estar Nele, tem que viver Nele. Isto é, se queremos ter Vida, temos que Caminhar por esse Caminho chamado Jesus, temos que crer nessa única Verdade que é Ele, sabendo que teremos a vida que Ele nos oferece, pois Ele é a Vida. Se queremos ter Vida, se queremos Deus, se temos a necessidade de desfrutarmos Vida em paz, então que trilhemos esse Caminho, pois Ele é o próprio Deus.

“Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai; e tudo quanto pedirdes em meu Nome, eu o farei, para que o Pai seja Glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu Nome, eu a farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da Verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque Ele habita convosco, e estará em vós.” (João 14:10-17). Temos que crer que Jesus é o próprio Deus, pois os três habitam juntos: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, assim como em nós também que somos três, pois temos um espírito que habita em um corpo que tem uma alma. Assim, quando nos dirigimos a Jesus, estamos nos dirigindo ao próprio Deus, e se conhecemos Jesus, também conhecemos Deus Pai, e se temos Deus Pai, temos Deus Filho e Deus Espírito Santo. Se não tivermos um, não teremos nenhum, mas se tivermos Jesus, temos logo todos, e obedecemos aos seus mandamentos, porque não existe ninguém que conhece o Senhor e vive em desobediência. Quando temos Jesus, temos o Espírito Santo, e assim sabemos como orar ao Pai, sabemos o que podemos pedir, e o que pedirmos receberemos, pois está de acordo com a sua vontade. Quando temos o Espírito de Deus, somos direcionados a orar de acordo com a sua vontade, e não de acordo com a nossa, não ficamos fazendo pedidos tolos e ofensivos, não ficamos pedindo coisas materiais, e todos os pedidos fazemos a Deus Pai em Nome de seu Filho amado Jesus Cristo, e fazemos isso guiados pelo seu Espírito. Se estivermos em Jesus, Ele estará em nós, e saberemos como orar e o que pedir, e receberemos o que pedirmos. “Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha Palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a Palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou. Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco.” (João 14:18-25).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page