top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

O verdadeiro alimento




“E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui? Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.” (João 6:25-26)


Jesus acabara de alimentar mais de cinco mil pessoas, porque tinha transformado cinco pães de cevada e dois peixinhos em alimento para toda aquela multidão, e ainda haviam sobrado mais de doze cestos cheios. Jesus depois tinha ido com os discípulos a Cafarnaum, a maior parte do caminho andando sobre as águas. Jesus encontra esse povo que tinha sido alimentado por Ele e que o estava buscando, porque não o tinha visto cruzar para Cafarnaum, mas eles o procuravam desesperadamente não por Ele ser o Messias, o Cristo, o Filho de Deus, simplesmente porque tinham sido alimentados, tinham se enchido com pães e peixes. Esse povo queria somente o milagre, queria simplesmente se fartar, queria receber bênçãos e milagres. Assim é a maioria que lota as igrejas, que participa de campanhas e mais campanhas com o único objetivo de receber bênçãos, e não raros são os casos de pessoas que, depois de um tempo, ao não conseguirem, ao não alcançarem o que desejam, abandonam a igreja e a fé que nunca tiveram. Essas pessoas não estão buscando Deus, não sabem nada a seu respeito, falam o nome de Jesus como se fala um nome qualquer, usam o nome Dele em vão o tempo todo. Querem receber, querem bênçãos, milagres, querem curas, prosperidade, querem tudo, só não querem Jesus, e nada fazem para conhecê-lo, querem simplesmente um atalho para alcançar as bênçãos mais rapidamente. “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.” (João 6:27). Não podemos buscar o Senhor somente à procura de bênçãos, de milagres; devemos buscá-lo porque Ele é Deus e nos dará a vida eterna, vida abundante se o amarmos em espírito, em verdade. Não devemos ter preocupações em buscar bênçãos, devemos nos preocupar em buscar o Senhor, em sermos fiéis a Ele, sabendo que Ele cuida de nós, portanto não precisamos ficar pedindo bênçãos, pois elas virão naturalmente.

“Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.” (João 6:28-29). Para fazer a obra de Deus, é simples, basta querer. Devemos simplesmente crer em Jesus, e quem crê sabemos que lhe obedece, porque quem crê teme, sabe que Ele é Deus e tem todo o Poder no céu e na terra. Quem crê não vive correndo atrás de bênçãos, pois sabe que Ele é amor e cuida de nós, e, antes mesmo de pedir, se estivermos vivendo segundo os seus ensinamentos, receberemos tudo o que precisamos. Quem crê conhece o seu amor e procura conhecer tudo a seu respeito, procura se aproximar mais e mais Dele, quer desfrutar da sua companhia, quer agradar-lhe. E a única maneira de conhecê-lo é pela Palavra, é meditando nas Escrituras, porque a única maneira pela qual Ele nos fala é por meio de sua palavra. Quem crê pratica o seu Evangelho, porque sabe que é a única maneira de demonstrar amor a Ele. “Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?” (João 6:30). Não podemos ficar pedindo sinais, esperando sinais, pois o único sinal que nos é garantido é a sua volta. Jesus deixou bem claro que não daria nenhum sinal, portanto não podemos ficar querendo que Ele nos mostre milagres, ou qualquer coisa, pois não receberemos, não podemos exigir nada do Cristo de Deus. Não podemos exigir prova do Criador, pois somos criaturas, somos feitura Dele. Todos os que andam buscando sinais, provas, testes não conhecem o Senhor, não têm fé e querem desfrutar de algo, mas nada receberão. “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.” (João 6:31). Não podemos ficar tentando justificar qualquer pedido ou pedir prova com base em um fato, um relato acontecido no Velho Testamento. Não podemos querer ou exigir que aconteça algo semelhante ao que aconteceu na época da lei, porque agora vivemos na Graça, vivemos em Jesus Cristo. Não se pode querer que aconteça a nós algo semelhante ao que aconteceu no passado, pois Jesus veio, e a promessa é outra. “Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.” (João 6:32). Não podemos ficar preocupados com o que comeremos ou beberemos, nem com o que vestiremos ou deixaremos de herança para os nossos filhos. Temos que saber que tudo vem do Pai, e, se Ele se agradar de nós, nada nos faltará. Mas o alimento verdadeiro, a nossa fartura, nossa abundância está em Jesus, temos a vida se estivermos Nele.

“Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.” (João 6:33). O verdadeiro alimento é Jesus, a fonte de vida é Ele, portanto, se estivermos Nele, nada nos faltará, e teremos abundância por toda a eternidade. Jesus é o alimento, portanto não busquemos outro alimento ou coisa qualquer, busquemos somente Jesus, e Dele receberemos tudo. Mas buscá-lo não em troca de receber bênçãos, e sim sabendo que Ele é Deus, e que só teremos vida Nele. Não temos que viver em busca de milagres ou bênçãos, devemos estar sempre em busca de Jesus, porque, se o tivermos, teremos o cuidado do Pai. “Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o Pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6:34-35). Jesus é o Pão, é o alimento verdadeiro, Jesus é tudo. Temos simplesmente que nos alimentar Dele, nos fartar Nele, e todo o resto é acrescentado. Alimentar-se Dele é se alimentar da Palavra, do seu Evangelho, é viver segundo as suas ordenanças. Alimentar-se Dele, do verdadeiro alimento, é viver sabendo que somos estrangeiros aqui, e que somos cidadãos do Reino, que a nossa herança é lá, e não aqui. Alimentar-se Dele é não viver no engano, na heresia, pensando que o compromisso Dele é dar conforto, luxo e bênção sem fim aqui. Amar o Senhor é viver contrário ao mundo, é seguir os mesmos caminhos que Ele e não se lamentar com as perseguições ou lutas, mas em tudo glorificar o seu Nome. “Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.”(João 6:36). Não podemos ficar tentando ver, enxergar Jesus nas emoções ou de outra maneira senão em sua Palavra, no seu Evangelho, não podemos criar adendos. Jesus já nos disse que devemos buscá-lo em primeiro lugar, que o mais será acrescentado. Mas, como não damos prioridade a Ele, sofremos aqui e também padeceremos por toda a eternidade. “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”(João 6:37). Aceitar essa Palavra, aceitar a Verdade serve somente para os que o Senhor chamar, porque a maioria não aceita, porque está comprometida com o mundo e com o que ele oferece e não se permite abrir mão disso. Portanto, não são chamados e não recebem o alimento verdadeiro, não recebem vida, não desfrutam da abundância do Senhor. Mas os que aceitam e vem a Jesus jamais serão desprezados e sempre receberão cuidados do Pai, e viverão para sempre em abundância de vida. “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (João 6:38). Jesus veio fazendo a vontade do Pai, obedecendo a Ele em tudo, até a morte. Se somos discípulos Dele, então que sejamos obedientes em tudo até o fim, cristãos quer dizer aprendizes, discípulos de Cristo; que sejamos autênticos. “E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.” (João 6:39).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


Se você está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas ou em processo de separação, divórcio, traído(a) e/ou abandonado(a) entre em contato conosco.

O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, interseção, orientação e auxilio espiritual.

Acesse o nosso site www.atalaiadedeus.com.br e conheça mais sobre o ministério que o Senhor nosso Deus tem nós confiados – Temos como objetivo levar a Palavra de Deus e trabalhamos voluntariamente com assistência as famílias na restauração de casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação.

Temos buscado obedecer ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page