top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

O dia do Senhor



“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva: porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios.” (1 Tessalonicenses 5:1-6)

Vejo as pessoas com uma preocupação excessiva sobre a volta de Jesus, preocupadas com o fim do mundo. Isso seria até normal se essas pessoas, na sua maioria, não se identificassem como evangélicas, crentes. Isso mostra o que realmente são, porque, se fossem servas do Senhor, conheceriam a sua Palavra e procurariam viver de acordo com a Palavra de Deus, se santificariam todos os instantes sabendo que, quando o Senhor voltar, e isso independentemente de ser hoje ou amanhã, elas não serão pegas nos pecados. Mas como são somente religiosas, elas ficam buscando sinais e se assustando com fatos que acontecem, pois para elas já podem ser sinais do fim dos tempos. Mas o cristão verdadeiro sabe que acontecerá quando menos se espera, quando todos acharem que está tudo bem, então virá o fim. Além disto as pessoas deveriam se preocupar com o fato de que a qualquer momento pode chegar o nosso fim, pois saímos para trabalhar e não sabemos se vamos voltar, ou até mesmo deitamos e não sabemos se vamos acordar, porque a qualquer momento o nosso nome pode ser chamado, e então partimos. A preocupação não deve ser quando partimos, mas é: quando partirmos, para onde iremos, como está a nossa vida, será que realmente somos filhos da Luz ou das trevas? Será que estamos andando em conformidade com a Palavra de Deus? Porque, se não estivermos, com certeza iremos padecer, e ninguém e nada poderá nos salvar. Assim, a nossa preocupação deve ser procurar andar na Luz, durante o dia, pois a noite vem, e como seremos encontrados, essa que tem que ser a nossa maior preocupação.

“Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com Ele. Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo.” (1Tessalonicenses 5:1-11). A qualquer momento o fim pode chegar para nós, temos que entender que o fim pode chegar para nós de duas maneiras, uma delas é simplesmente ao chegar a hora de partirmos, e para morrer basta estar vivo. Segunda é com a vinda do nosso Senhor Salvador Jesus Cristo, que ninguém e nem nada sabe o dia ou a hora que Ele voltará, somente Deus Pai sabe. Portanto, o certo, se formos inteligentes, é vivermos em constante busca de santidade, procurando a todo tempo viver na prática do Evangelho. Jesus Cristo veio, sofreu e morreu por nossa causa, para que pudéssemos ser salvos, e agora só depende de nós, precisamos tão somente praticar a fé e viver segundo as suas orientações. Mas, se entendermos de querermos desfrutar das coisas do mundo, a nossa hora poderá chegar a qualquer momento, e então partiremos daqui para um lugar terrível, onde ficaremos por toda a eternidade. Sejamos sóbrios e andemos de dia, vigiemos, porque a nossa função é sermos luzes, é andarmos na Luz que é Cristo, e assim vivendo não tememos nada, não nos preocupamos com a hora que o Senhor vem, se agora ou daqui a anos, pois nos pegará vigiando. Mas, se relaxarmos e o Senhor voltar, então não teremos vida, e estaremos para sempre na morte. “Ora, rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. Exortamos-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo daí graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; Abstende-vos de toda espécie de mal. E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:12-23).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço.

Pr. Henrique Lino




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page