top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Não desanime



"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta." (Hebreus 12:1)


Nós que falamos no nome do Senhor, que conhecemos a vontade, o amor de Deus para conosco temos que simplesmente parar de reclamar, de nos queixar, e buscar cada dia mais nos aproximar do Senhor. Temos de parar de ficar buscando o Senhor somente em prol de bênçãos imediatas, socorro, ou respostas para as coisas deste mundo; querer desejar cada vez mais caminhar em direção ao Reino. Jesus não veio ao mundo, sofreu e morreu para nos dar um carro novo, uma casa ou qualquer outra coisa, o seu sangue foi derramado para nos dar a salvação; assim sendo, busquemos Ele com todo o nosso ser e nos afastemos dos pecados, das vontades da nossa carne; busquemos primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça. Esqueçamos as lutas, as injustiças mundanas que muitas vezes sofremos; olhemos para Jesus, caminhemos em direção à luz, sem olhar para as trevas. Nosso alvo é Jesus. "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:2). Jesus Cristo, o nosso Salvador, aquele que nasceu em uma manjedoura, viveu com os desvalidos, não teve ou adquiriu nenhum patrimônio, foi perseguido, humilhado, abandonado, preso, espancado, crucificado, pagou todos os nossos pecados e morreu na cruz do Calvário, mas o Pai o ressuscitou ao terceiro dia e lhe deu lugar de mais alta honra. Jesus, este que tudo suportou, em nenhum momento reclamou do porquê de tanto sofrimento, Ele não reclamou nem com os homens nem com Deus Pai. Não que Ele não estivesse sofrendo, porque Ele, apesar de ser Deus, estava destituído do seu poder e estava como homem, sofrendo e sentindo as mesmas coisas que qualquer um de nós: dor, abandono, fome, sede, tudo isto fez parte da vida de Jesus, assim como faz da vida de qualquer um, mas Ele não reclamou e seguiu a caminhada proposta, pois sabia o que lhe esperava. Portanto,devemos imitá-lo, segui-lo e parar de reclamar por coisinhas bobas, parar de buscar Deus somente em busca de bênçãos imediatas e passageiras, porque o que é terreno se acaba aqui.

"Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos." (Hebreus 12:3). Temos que olhar para Jesus que tudo suportou por amor a nós, e venceu. Então que sejamos seus seguidores e não olhemos para as lutas, para as batalhas diárias que tenhamos que enfrentar, mesmo porque são esperadas e normais, uma vez que este mundo jazz no maligno, e que o príncipe daqui não é Jesus, mas o satanás. Lembremo-nos de Jesus e O sigamos; não nos permitamos desfalecer, não nos demos o luxo de desanimar, mas que sejamos fortes, e quanto mais a luta vier, mais busquemos o Senhor, olhando para Jesus, pois é Nele que temos vitória e vida. "Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado."(Hebreus 12:4). Por mais que falemos, ou achemos que não aguentaremos, com certeza estamos enganados, porque Deus não nos dá fardo tão pesado que não possamos carregar. Temos que simplesmente levantar, caminhar sem olhar para trás, sem lamentar, sem ficar clamando misericórdia, ou justiça, mas simplesmente caminhar, andar, seguir Jesus. Quando erramos, é normal, natural que, se formos filhos, recebamos o devido castigo, a devida punição, mas não é por esse motivo que devemos desanimar. "E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho."(Hebreus 12:5-6). Exatamente por errarmos, pecarmos, sermos desobedientes é que o castigo vem, as lutas, as enfermidades, separações, divórcios, dívidas, perturbações, e quando elas vêm, não adianta simplesmente ficarmos gritando ou orando clamando misericórdia, e sim procurarmos mudar, nos corrigir, nos posicionar e também nos alegrar, porque estamos recebendo o castigo de filho. Se nos arrependermos e voltarmos para as obediências, receberemos tudo do Pai. Entendamos que nada acontece à revelia do Pai, ou seja, tudo o que nos acontece é por vontade e permissão de Deus, e geralmente a maior parte dos nossos sofrimentos é por causa das nossas desobediências, portanto a solução é obedecer ao Senhor. Mas não adianta pensar que somente por pararmos com este ou aquele erro agora já estaremos aptos a receber bênçãos, porque não é assim, temos que entender que o Senhor conhece os nossos corações e as intenções dele.

"Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos." (Hebreus 12:7-8). A correção vem, a luta, a dor, o sofrimento, então devemos buscar nos aproximar mais do Senhor e não reclamar, e não ficar chorando, mas nos examinar e abandonar os erros e pecados, se porventura estivermos cometendo-os. Ser filho de Deus é receber com alegria a correção sabendo que há um Pai para corrigi-lo, e isto por amor. Porque, quando não recebem correção, disciplina Dele, é porque não os considera como filhos, e, logo, estes já estão entregues ao príncipe do mundo. Portanto, não inveje os ímpios, aqueles que vivem no mundo nos erros e pecados e parecem prosperar em tudo, apesar do total desrespeito aos preceitos do Senhor, porque, a bem da verdade, estes já estão entregues nas mãos do adversário de nossa alma e terão toda a eternidade para no sofrimento se arrependerem, mas sem mais oportunidade. "Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? "(Hebreus 12:9). Aqui temos os nossos pais carnais que nos corrigem, e nós os aceitamos e entendemos que eles assim fazem por amor a nós; será que não entenderemos e aceitaremos a correção de Deus, do nosso Pai celestial? Deus é Pai dos pais, e somente Ele entende tudo sobre o amor, portanto, todas as vezes que Ele nos corrige é por amor e para que sejamos vitoriosos, é para nos capacitar a receber as abundâncias Dele e a vida eterna. Quando reclamamos, estamos errando, pecando e ofendendo o nosso Pai Celestial, e assim simplesmente trazendo cada vez mais castigo para nós; se formos filhos Dele ainda. "Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade." (Hebreus 12:10).Nossos pais nos corrigiam segundo o entendimento humano, o Senhor, para que possamos desfrutar de vida, para que possamos viver por toda a eternidade, então se obedecemos aos nossos pais terrenos, com certeza e muito mais obedeceremos ao Senhor, mas se não conseguimos obedecer aos nossos pais carnais, já estamos em desobediência ao nosso Pai celestial. "E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela." (Hebreus 12:11).

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page