Nascer de novo
- Pr. Henrique Lino da Silva
- 17 de ago. de 2023
- 4 min de leitura

“Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto? Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?” (João 3:1-10)
Assim como Nicodemos foi à noite, às escondidas falar com Jesus, querendo saber como poderia ser salvo, há muitos pelo mundo que também querem saber e vão às escondidas ao Senhor perguntar. E isso fazem em orações, na calada da noite, longe de todos, por medo ou vergonha, mas, quando ouvem a resposta de Jesus, que continua sendo a mesma que deu a Nicodemos, a maioria deles não está firme, ou também não entende, assim como esse senhor, que é necessário nascer de novo. Temos que entender que, para nascermos de novo, ou seja, renascer, é necessário morrermos, e aí é que mora o problema, pois as pessoas não querem morrer com os seus desejos, suas vontades, suas lógicas e paixões e entendimento, porque, para nascermos em Jesus, temos que morrer para nós mesmos e para o mundo, e então nascer de novo em Cristo. E se nascemos em Cristo, se a nossa vida é Cristo, se estamos em Cristo, toda a nossa direção é Cristo. Assim nada mais sabemos, ou vivemos, a não ser Cristo, portanto, já não interessa mais nada do mundo, e são poucos os que realmente desejam isso, porque a maioria quer somente uma religião, e não o viver em Cristo, e, assim como Nicodemos, não entende e não quer entender o morrer para nascer de novo em Cristo.
“Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho! Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das Celestiais? Ora, ninguém subiu ao Céu, senão o que desceu do Céu, o Filho do homem. E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que Nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê Nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no Nome do Unigênito Filho de Deus.” (João 3:11-18). Jesus explica de uma maneira clara, para que Nicodemos possa entender, e de igual maneira Ele nos ensina hoje, mas, apesar de termos estudado em colégios e muitos de nós feito faculdade, não conseguimos entender o porquê, a necessidade de morrer para o mundo. Isto porque é mais fácil entender que Deus quer que sejamos felizes aqui, que tenhamos domínio e poder sobre tudo aqui, que sejamos superiores e vencedores aqui, que possamos estar reinando aqui, acham que temos que reinar aqui e depois também no Céu. É difícil para as pessoas aceitarem, compreenderem que este mundo aqui não pertence ao Senhor, mas ao maligno, ao diabo, e que, como o diabo é a morte, então este mundo já está (não vai ficar, mas já está morto no diabo), e se quisermos estar desfrutando de coisas, de prazeres aqui, é porque queremos viver e desfrutar da morte e na morte, e assim rejeitamos a Vida, a Luz, e escolhemos as trevas. Como este mundo pertence ao diabo, então, para termos vida, temos que fugir, sair dele, e a única maneira de sairmos dele, e morremos para ele, é nascermos em Cristo, pois, quando vivemos em Cristo, a morte não tem poder sobre nós. Mas, se quisermos ser enganados na morte, como certeza iremos padecer por toda a eternidade na morte, e com certeza não conheceremos o Reino de Deus. Aqui é morte, trevas, escuridão; em Jesus é Luz, é Vida, e se quisermos ter vida, então temos que nos submeter, temos que viver Nele, pois Ele é a própria Vida. “E o julgamento é este: A Luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a Luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a Luz, e não vem para a Luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a Luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus. Depois disto foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia, onde se demorou com eles e batizava. Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ia e se batizava. Pois João ainda não fora lançado no cárcere.” (João 3:19-24).
Leiam e pratiquem a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento.
Que Deus os abençoe,
Um abraço.
Pr. Henrique Lino
Comments