top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Não vos escandalizeis



“Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus.” (João 16:1-2)

Jesus, falando de maneira clara, fala o que iria acontecer, e que já há muito tempo acontece, inclusive Ele foi um dos primeiros a experimentar a rejeição do povo, que alegava que eles estavam sendo fiéis a Deus. Quando os fariseus, os religiosos perseguiram Jesus, eles o prenderam alegando que Jesus estava agindo contra Deus, por não respeitar a lei de Moisés, por não guardar o sábado. O povo acreditava na lei de Moisés, apesar de que nem sempre vivia em obediência a ela, mas não aceitaram Jesus como o Filho de Deus, porque Jesus viveu como um Homem normal, apesar de fazer sinais jamais vistos. Mas o que eles queriam era algo sobrenatural, algo como um anjo, e isso por não meditarem, não compreenderem as Escrituras, pois nelas, no livro da lei e nos profetas, estava escrito tudo o que Jesus viveu. Assim também hoje os poucos pregadores verdadeiros, honestos, que pregam o Evangelho de Jesus Cristo assim como Ele é, não são aceitos, são rejeitados. Mas isso acontece porque o povo quer um outro tipo de evangelho, um Jesus que satisfaça as suas vontades e desejos, não quer um que lhes mande renunciar aos pecados, à vontade da carne, rejeitar o mundanismo e segui-lo. O povo não quer pegar a sua cruz cada um para seguir Jesus, o que eles buscam é vitória, é bênção, é tudo aquilo que os pregadores profissionais oferecem. Por isto, quando pregamos o Evangelho de Jesus Cristo, somos perseguidos e caluniados, quando falamos que só existe um casamento, que divórcio e recasamento são pecados, quando falamos que fornicação – que é sexo entre solteiros – é pecado, quando falamos que o homossexualismo é pecado, quando falamos que comércio dentro dos templos é pecado, que campanhas, e a pedição de dinheiro nas igrejas é pecado, eles se revoltam contra nós. As pessoas, por desconhecerem a verdade, por não compreenderem a Palavra de Deus, elas simplesmente ouvem esses pregadores profissionais que somente ensinam de acordo com as suas conveniências, uma vez que eles não estão preocupados com as ovelhas, mas sim com a lã. O povo persegue os verdadeiros homens de Deus por ouvirem os falsos pregadores e não conhecerem a verdade, e serem pessoas carnais, mundanas, apesar de levarem o nome de evangélicos.

“E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. Mas tenho-vos dito estas coisas, a fim de que, quando chegar àquela hora, vos lembreis de que eu vo-las tinha dito. Não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco.” (João 16:3-4). É exatamente por não conhecerem Deus, por não saberem a sua vontade, por não conhecerem Jesus que eles assim procedem, apesar de que a ignorância não é motivo para agirem assim. Por tal motivo, estou sempre exortando para que as pessoas leiam, meditem na Palavra de Deus, busquem conhecer aquele a quem gostam de chamar de Pai. Tudo o que acontece não é surpresa para o Cristão verdadeiro, para o seguidor de Jesus, porque ele aguarda, sabe que isso iria acontecer, uma vez que Jesus já nos alertou e nos preparou para tal. O problema é que os falsos pregadores ensinam ao povo que aqui eles têm que desfrutar do melhor, que aqui é lugar para eles reinarem, que Deus os quer felizes e prósperos. Como eles não meditam na Palavra de Deus, eles acreditam, e quando falamos que aqui é lugar de provação, de lutas, de sofrimento, eles não aceitam. Portanto, quando estão nos perseguindo, devemos glorificar ao Senhor sabendo que estamos fazendo o certo, porque, assim como perseguiram o nosso Mestre, também nos perseguirão. Todos devem ler a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, em que Jesus está nos ensinando, nos mostrando tudo o que está acontecendo e por quê. Ele nos alerta sobre tudo o que passamos, e ficamos felizes por saber que estamos fazendo a sua vontade. Quando as pessoas não conhecem a verdade, é fácil incutir-lhes a mentira, e assim hoje a maioria são seguidoras de denominações, de pregadores, e não de Jesus. O que Jesus prometeu foi a sua companhia aqui, foi o seu Espírito, que nos deu, que nos mostra e revela tudo. “Agora, porém, vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais. Antes, porque vos disse isto, o vosso coração se encheu de tristeza.” (João 16:5-6).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page