top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

MANIFESTAÇÃO DA JUSTIÇA DE DEUS



“Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas.” (Romanos 3:21)

 A justiça de Deus se manifestou agora através da fé e não mais da obediência à lei, que eram normas impossíveis de serem cumpridas integralmente, mas que se cumpriram em Jesus. A justiça de Deus hoje se manifesta pela fé em seu Filho amado Jesus Cristo; é pela fé Nele que vivemos e obtemos vida abundante. A justiça de Deus tem o testemunho dos profetas e da própria lei, uma vez que o próprio autor da lei, Moisés, já falava da vinda de Jesus, e que a Ele todos deveriam obedecer. Os profetas, todos eles ou a sua maioria, falavam, citavam a vinda de Jesus, e muitos relataram desde seu nascimento até a ressurreição. Vemos que é algo tão fantástico que os profetas viveram centenas de anos antes da vinda do Senhor e em lugares diferentes, e a maioria não se conhece, uma vez que também viveu em épocas diferentes, mas todos eles falavam a mesma coisa. Pelo Espírito, eles profetizaram, e as suas profecias simplesmente se complementavam, avisando que Jesus viria, e que pela fé haveria a salvação Nele. Portanto, sem a lei se manifestou a justiça de Deus, pela fé, porque somente por ela é que há salvação, e a fé em Cristo é que faz com que queiramos obedecer aos seus preceitos e ordenanças. “Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.” (Romanos 3:22). Portanto a justiça de Deus se manifesta mediante a fé em Jesus Cristo para todos, não existem excluídos, uma vez que a exclusão se dá pela própria pessoa, porque sem fé em Jesus Cristo não há prática do Evangelho e, consequentemente, não há salvação. A fé em Jesus é que faz com que nos santifiquemos, pratiquemos os seus ensinamentos e ordenanças. Se temos fé, sabemos que é a verdade, e, se não a praticarmos, não teremos vida, mas, se não temos fé, não a praticamos, porque como faremos algo em que não acreditamos? E a Palavra de Deus nos mostra que o que não é pela fé é pecado, assim, se alguém tenta praticar o Evangelho sem fé, não o conseguirá e estará pecando, porque não acredita no Filho de Deus. Também em outra parte a Palavra nos mostra que sem fé é impossível agradar a Deus, e sabemos que, se não o agradarmos, não viveremos com Ele. Se queremos desfrutar a justiça de Deus, devemos praticá-la através da fé em seu Filho.

 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3:23:24). Todos nós somos pecadores e nascemos no pecado, e pela nossa herança adâmica todos morrerão. Mas em Jesus todos têm vida, e isso não é obra, é fé. Através de Adão, o pecado dominou, e só nos libertamos dele através da fé em Jesus Cristo, da ação da Graça de Deus em nossas vidas, que, enviando o seu Filho para sofrer e morrer em nosso lugar, libertou-nos desse jugo. Fomos comprados do pecado através do sangue precioso de Jesus, portanto todos os nossos pecados são perdoados, aniquilados Nele. Claro que, para desfrutarmos dessa Graça, devemos crer e querer, e é óbvio que quem crê tem fé em Jesus Cristo. E então a fé é a motivação para a prática do Evangelho de Jesus Cristo que conduz à salvação, assim o justo viverá pela fé, o pensamento da justificação, e, embora o homem sem dúvida alguma mereça totalmente ser declarado culpado, Deus o declara justo por causa da confiança em Cristo, e esse fato é apresentado de várias maneiras gratuitamente, ou seja, como dádiva em troca de nada. Por sua Graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus, e mediante a fé. Redenção, palavra tomada por empréstimo do mercado de escravo, a ideia básica é obter a soltura mediante o pagamento de resgate. Essa palavra é usada em referência ao cancelamento da culpa e da condenação dela decorrente do livramento da escravidão do pecado, porque Cristo em sua morte pagou o resgate por nós. “Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.” (Romanos 3:25). O significado de sacrifício para procriação é de um sacrifício que aplaca a justa ira de Deus. Sem essa oferta (propriação), todas as pessoas estão, com toda a razão, destinadas ao castigo eterno. A morte de Jesus – devemos entender, compreender que houve morte, que Jesus Cristo morreu, e não houve uma transição direta como algumas religiões fazem crer. Mesmo porque, para ressuscitar, tem-se que ter morrido, portanto, quando Jesus estava morrendo, era a nossa morte, e todos os que têm fé no Filho de Deus morreram com Ele ali na Cruz do Calvário e vivem em novidade de vida. Ter fé é viver a fé salvífica que olha para Jesus Cristo em sua morte sacrificial a nosso favor.

 “Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Romanos 3:26). Os pecados do povo de Deus, castigados simbolicamente nos sacrifícios de animais do período do Antigo Testamento, seriam punidos de forma completa no sacrifício definitivo de Cristo na cruz. Jesus Cristo é o justificador daqueles que têm fé Nele, e essa justiça se apresenta através da destruição da cédula que é contrária a nós, permitindo que tenhamos vida Nele. Nós apresentamos a nossa fé Nele pela prática da sua Palavra, do seu Evangelho, porque é impossível alguém praticar o Evangelho sem ter fé em Jesus Cristo. A prática do Evangelho é uma demonstração clara da nossa fé, uma vez que simples palavras não são aceitas pelo Senhor. A fé conduz à obediência, produz temor e, consequentemente, a prática da Palavra de Deus. A inobservância aos preceitos do Senhor, mesmo que com declarações de fé verbais, não é reconhecida, porque é impossível ter fé e não viver Jesus, as declarações verbais só têm valor acompanhadas de obediências. “Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.” (Romanos 3:27). Portanto, ninguém pode se vangloriar de nada, porque a salvação é por Jesus e não por nada que fazemos, não existe nenhuma obra que possa nos conduzir a Deus. Não é por ser bonzinho ou coisa semelhante que seremos conduzidos a Deus, mas somente pela fé em Jesus. Ninguém vai a Deus se não for pela fé em Jesus, e a fé conduz à prática dos seus ensinamentos, o que é diferente de fazer obra para alcançar a salvação. “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” (Romanos 3:28). A conclusão é que o homem, o ser humano é justificado pela fé e não por obras, porque entendemos que só se pratica os preceitos do Senhor pela fé, e não pela obra da lei. A lei se cumpriu em Jesus, e a nossa salvação, vida se cumpre em Jesus, não são sacrifícios nossos que poderão nos aproximar do Senhor, uma vez que Jesus foi o único sacrifício aceitável, foi a moeda de troca, o pagamento do resgate por nossas almas. Assim, sacrifício algum tem valor, o que devemos praticar é a fé no Senhor, pois por ela tudo podemos e teremos vida em abundância. “É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.” (Romanos 3:29:30). Jesus, apesar de ter nascido como homem judeu, Ele não veio somente para os israelitas, mas para todos, uma vez que todos estavam debaixo do jugo do pecado. Nascendo Ele em Israel invalidou a lei? Claro que não, pois ela se cumpriu integralmente Nele. “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” (Romanos 3:31). 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino

 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page