top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Grande Tristeza




“Digo a verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência no Espírito Santo, que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração.” (Romanos 09:1-2)

Paulo faz uma revelação aos romanos, dizendo que ele tem uma grande tristeza. Ele faz essa afirmação diante do Senhor, portanto, conhecendo Paulo como conhecemos, sabemos com certeza que é verdade que ele tem uma grande dor no coração. Mas o que vamos descobrir é que essa dor imensa, essa grande tristeza que ele sente não é por causa dele, ou por uma enfermidade física, ou por outra coisa qualquer, e sim por seus conterrâneos, seus parentes que vivem de maneira contrária à Palavra de Deus, e por isto ele sabe que eles irão perecer. Ele é consciente de que nada pode fazer, a não ser orar e pregar para todos para que, quem sabe, de alguma forma eles venham a se converter. Assim também somos nós que temos parentes, amigos que se recusam a viver a Palavra de Deus, que preferem os prazeres do mundo, e nós sabemos que isso os levará ao sofrimento e à derrota eterna. Sofremos porque amamos essas pessoas, e nada podemos fazer para que elas acordem e abandonem o pecado . Por tal motivo ficamos tristes, pois muitas vezes estamos falando dos nossos pais carnais, ou dos nossos filhos, irmãos, ou amigos muito estimados, e, vendo o caminho que estão trilhando, sabemos qual será o fim. Eles não sabem, mas as ações deles estão nos infringindo grandes sofrimentos. “Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne.” (Romanos 9:03). Veja a situação de Paulo, que diz que até mesmo trocaria a sua salvação pela dos seus parentes, conterrâneos, os israelitas, porque está vendo que eles todos vão padecer, estão debaixo de maldição, e ele mesmo preferia ser amaldiçoado desde que eles fossem salvos. Vemos em Paulo o grande exemplo de amor, pois, por amor, também ele está disposto a trocar de lugar com os pecadores; está disposto a morrer, a sofrer em lugar deles. Vemos que Paulo realmente foi um grande seguidor de Jesus, pois chegou ao ponto de se oferecer para ocupar o lugar dos pecadores. E hoje vemos as pessoas indo em direção à morte, à derrota eterna, e não fazemos nada, não oramos por elas, e a situação delas não nos comove, não nos entristece, e achamos tudo normal, assim não estamos sendo seguidores de Jesus, portanto, devemos nos examinar se não estamos iguais à maioria, indo para o sofrimento eterno.

“Os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas; de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.” (Romanos 09:4-5). Paulo sabia que tudo iniciou em Israel, com o seu povo, mas que eles estavam recusando a salvação. Sabemos que a Promessa feita a todas as pessoas do mundo foi transmitida a Abrão, e todas as promessas, além de que Jesus também era Israelita e tudo aconteceu ali, para que a partir de Israel o mundo todo fosse alcançado até os confins da terra. Jesus, o Filho de Deus, escolheu nascer, aparecer em Israel em carne, para confirmar e chamar o povo ao arrependimento, mas esse povo escolheu persegui-lo e crucificá-lo, não o aceitaram. Mas o apóstolo Paulo desejaria que eles se convertessem a Jesus, que abandonassem a religião, o erro, o pecado, e viessem a Deus; como a maioria não aceitava, ele sofria. Queremos que os nossos também se libertem, se curem do pecado, mas eles se recusam, e nós também sabemos que a promessa é para eles, mas decidiram viver para o mundo, e diante disto só nos resta sofrer e orar. “Não que a Palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como descendência.” (Romanos 09:6-8). Mas a Palavra de Deus não deixa de cumprir em nada, e até mesmo nos que se perdem, nos que vão para o sofrimento eterno, a Palavra do Senhor está se cumprindo. Porque só realmente são filhos e filhas Dele os que lhe são obedientes, os que resolvem viver de acordo com a sua Palavra, todo o resto são os que foram preparados para o lugar denominado inferno, onde irão passar toda a eternidade. “Porque a Palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.” (Romanos 09:9).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço.

Pr. Henrique Lino


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page