top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Fortalecer na Graça



“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na Graça que há em Cristo Jesus; e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” (2 Timoteo 2:1-2)

Paulo recomenda a Timóteo se fortificar, se fortalecer na Graça que está em Cristo Jesus, e também ensinar homens idôneos para que eles ajam da mesma maneira. Nós ouvimos, estamos ouvindo esse mandamento, exortação, ou essa recomendação, e se somos realmente pessoas comprometidas com o Senhor, com o Evangelho de Jesus Cristo, então façamos como recomendado. Temos que buscar forças no Senhor, não em pessoas ou em coisas, porque somente o Senhor pode nos proteger e providenciar o que necessitamos, que na maioria das vezes não é o que queremos. Tudo o que precisamos, tudo o que realmente necessitamos está no Senhor, portanto, temos que nos fortalecer Nele. E como é se fortalecer no Senhor? É simplesmente procurar viver em conformidade com a sua Palavra, é buscar conhecê-lo, e só podemos conhecê-lo bem pela sua Palavra, portanto, tudo se resume em buscar conhecer a sua Palavra, seu Evangelho, e colocá-lo em prática. As pessoas erram muito porque acham que tudo se resume a orar, e pronto, basta pedir que o Senhor dará, enquanto elas continuam em seus próprios erros, enquanto continuam amando as coisas do mundo, e não é assim. Se quisermos realmente obter forças, sabedoria Dele, é necessário total submissão a Ele, e essa submissão é não se preocupar com as coisas do mundo, é se preocupar em fazer as vontades do Senhor. “Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” (2 Timóteo 2:3-4). Se sabemos que a nossa casa é no Senhor, se temos conhecimento de que aqui não é nossa morada, então não ficamos preocupados em juntar patrimônios aqui, não ficamos buscando juntar coisas, bens materiais, pois sabemos que nada levaremos daqui, por isto são comuns para nós os sofrimentos, as lutas, mas sempre estamos louvando o Senhor, pois o nosso Mestre sofreu muito mais para que tivéssemos vida, e se nós procuramos segui-lo, então é natural o sofrimento vir sobre nós.

“E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.” (2 Timóteo 2:5-7). Veja que o nosso comportamento tem que ser como o de um soldado enviado a combater em outro país, ele sabe que ali é somente um combatente e que não pode se envolver com quaisquer negócios locais. Assim somos nós, não temos que nos envolver com as coisas daqui, mas simplesmente peregrinar em direção a nossa casa definitiva. Temos que dedicar todo o nosso tempo a buscar o Senhor, a nos fortalecer em Cristo, procurar sempre conhecer mais e mais do Senhor e dos seus preceitos para viver neles, para colocá-los em prática. Assim como esportistas só receberão a vitória se lutarem de maneira digna e honesta, se vencerem todos os obstáculos, caso contrário não serão coroados, se quisermos ser vencedores, temos que praticar essa corrida de maneira digna. Temos que sempre, diariamente, fugir dos pecados e sempre praticarmos a Palavra do Senhor, pois uma coroa aguarda os vencedores, os que realmente a merecerem. O verdadeiro cristão não está preocupado em ganhar dinheiro, juntar patrimônios aqui, pois sabe que não levará nada, por isto tem que confiar no Senhor. O nosso tesouro está no céu onde não existe ladrão e nem ferrugem. Assim como um agricultor, alguém que planta uma plantação, quando ele colher, é o primeiro a experimentar e a se alimentar do fruto que plantou, não devemos nos preocupar com as lutas, com as aflições, ou sofrimentos, porque somos seguidores de Jesus, do Filho de Deus, e sabemos o quanto Ele sofreu, portanto, se Ele, que era o Filho de Deus, sofreu, então sabemos que nós sofreremos muito mais. Estamos em território inimigo, aqui é lugar dos adversários, por isto somos bombardeados, mas, se perseverarmos, alcançaremos a nossa casa, onde teremos descanso e livramento eterno. “Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu Evangelho, pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a Palavra de Deus não está presa.” (2 Timóteo 2:8-9).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page