top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Espírito da Verdade



“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. A saber, o Espírito da Verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque Ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu Vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.” (João 14;15-20)

As pessoas têm preocupação de mostrar como se deve amar a Deus. São muitos os pregadores que ensinam que se demonstra amor ao Senhor cantando, dançando, falando que o amam, ou orando muito, talvez fazendo jejuns, ou fazendo votos, participando de campanhas, dando grandes ofertas. Mas, antes de ouvir qualquer pregador, devemos ouvir o próprio Senhor Jesus, que diz de maneira clara e repetidas vezes que amá-lo é viver em obediência a sua Palavra, portanto, vendo pela ótica de Jesus, vemos que a maioria dos que se identificam como evangélicos e quase a totalidade dos seus líderes não amam o Senhor, basta observarmos os seus atos e a maneira como vivem. As pessoas afirmam que têm o Espírito Santo, mas novamente afirmo, de acordo com o Evangelho, que são mentirosas, porque só tem o Espírito de Deus quem vive em obediência a Ele, e apesar de muitos falarem umas línguas muito estranhas, de pularem, de fazerem orações prolongadas e bonitas, boas de ouvir, eles não têm o Espírito de Deus, pois não vivem em obediência. Pelo comportamento deles, sabemos que ainda estão no mundo, apesar de terem uma aparência religiosa, portanto, o Ajudador não pode habitar neles. Assim, são exatamente isto: religiosos, mentirosos, hipócritas, pois para ter, receber o Ajudador, é necessário se render, se submeter ao Senhor, e a maioria não quer e não o faz. Somente quem vê Jesus, quem conhece Jesus são os que vivem em obediência a Ele, não por falarem que vivem, mas mostrando isso com o seu comportamento diário, em casa, no trabalho, na vida social, e, claro, na congregação. É preciso que as pessoas que não vivam a Verdade de Cristo nos odeiem e tenham motivos para nos acusar de sermos fiéis a Cristo.

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha Palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a Palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.” (Mateus 14:21-24). Veja que o Senhor Jesus reafirma que quem o ama são os que guardam, que vivem os seus mandamentos, que praticam a sua Palavra. As pessoas não querem entender isso de nenhuma maneira, querem afirmar que amam Deus, que o Senhor as conhece e que elas têm o Espírito de Deus, mas é mentira, são todas hipócritas. Caso contrário, não concordariam e nem incentivariam ou se divorciariam, não viveriam em fornicação, não mentiriam, não roubariam, não fariam comércio dentro dos templos, não fariam fofocas, não matariam, não tramariam contra o próximo, pastores não roubariam os dízimos do Senhor, e também todos não sonegariam, mas devolveriam o que pertence a Deus. Por isto sabemos que não amam o Senhor, não são amados por Deus, e Jesus não se manifesta a elas. E muitas querem acreditar que, por estarem bem financeiramente, ou serem prósperas, é sinal de bênção do Senhor. Não entenderam que estão vivendo a ira de Deus. O fato de estarmos passando por lutas aqui é sinal de que estamos seguindo Cristo, pois este mundo é território inimigo, portanto, é natural que não desfrutemos dele e sejamos perseguidos aqui, afinal, o nosso Mestre nada teve aqui além de, desde o nascimento, ser perseguido até a morte. Jesus afirma categoricamente que quem não o ama são todas as pessoas que não lhe obedecem, portanto, não importa se falam que são cristãos ou não, se estão dentro dos templos ou não, se não praticam o Evangelho, são inimigos de Deus e o odeiam. “Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:25-27).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Ministério Atalaia do Evangelho de Deus.

Siga-nos nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram
bottom of page