top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

ERA SOMENTE SOMBRA



“Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.” (Hebreus 10:1)

 São muitos os pregadores que teimam em fundamentar os seus ensinos na antiga lei entregue por Moisés. Fazem questão de justificar promessas do Senhor através do que Ele falou na Antiga Aliança e se esquecem da Palavra de Jesus; muitos simplesmente a ignoram. Assim é em relação à lei do divórcio, muitos preferem ignorar o que Jesus afirmou e tentam justificar, apoiar o divórcio através do que Moisés falou. Temos que entender que a antiga lei teve valor até a vinda de Jesus, e ela se cumpriu inteiramente Nele. Querem as promessas, as bênçãos da Antiga Lei, da antiga aliança, mas não querem cumprir as determinações, não querem ser apedrejados quando forem pegos em adultério, não querem oferecer sacrifícios diariamente, abandonar certos alimentos, tais como a carne de porco, ou guardar o sábado, aplicar a lei de dente por dente e olho por olho. A hipocrisia e a mentira dominam certos pregadores, e muitos que querem justificar os seus erros invalidam o Evangelho, a Palavra de Jesus. A lei simplesmente era sombra do que haveria de vir, e ela apontava para Jesus, porque, se ela pudesse resolver, solucionar a questão do pecado, não tinha a necessidade de uma Nova Aliança, de um Novo Testamento. Os sacerdotes ofereciam sacrifícios continuamente por seus pecados e pelos do povo e mesmo assim não resolvia, prova que era esse oferecimento ininterrupto. “Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado.” (Hebreus 10:2). Os holocaustos, os sacrifícios eram diários, porque o pecado estava sempre ali, por mais que aumentasse o número de sacrifícios, os pecados permaneciam, uma vez que isto só servia para encobri-los. Assim, quem quer viver, praticar a Antiga Lei, também tem os seus pecados somente encobertos, porque eles permanecem vivos nelas. A lei veio para mostrar o pecado, o erro, porque sem lei não há pecado, se não estiver escrito, determinado que tal ação é pecado, como teremos conhecimento? A lei mostrou o pecado, o que era para a vida trouxe a morte, porque, quando tomamos conhecimento do pecado, morremos, e só temos vida em Jesus.

 “Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.” (Hebreus 10:3-4). Na verdade, o que acontecia era a comemoração anual dos pecados, porque existia festa, muita comilança, mas os pecados permaneciam, a matança de animais, os grandes oferecimentos, no altar, de sangue de animais não tinham condições de lavar os pecados do povo. É impossível que o sangue de qualquer animal pudesse nos livrar, nos libertar dos nossos pecados, o que acontece era que Deus estava mostrando que seria necessário o sangue puro do seu Filho amado para nos curar, salvar. Buscar promessas na antiga lei e tentar convencer as pessoas de que elas se cumprirão (promessa da lei) é fácil, mas quero ver ensiná-las, convencê-las a viver segundo a mesma lei em que estão inseridas essas promessas. Não podemos ser mentirosos, temos que pregar Jesus, ensinar Jesus, porque vivemos no Novo Testamento. “Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.” (Hebreus 10:5-6). Existem denominações, pregadores que ficam fazendo campanhas mentirosas e exigindo sacrifícios do povo, exigindo valores, fazendo com que as pessoas muitas vezes deem o que não têm. Pregadores exigem que as pessoas deem tudo, com a promessa de que Deus lhes dará em dobro. A bem da verdade, esses incautas simplesmente vão passar dificuldades pela sua cegueira espiritual. Uma vez que é bem claro que na Nova Aliança não existem sacrifícios de espécie alguma. O Senhor Jesus não aceita nenhum sacrifício, portanto não adianta fazer promessas desesperadas, andar longos trechos com uma cruz, andar de joelhos, ficar sem comer durante dias, ou dar tudo o que tem, ficar fazendo isto ou aquilo, porque, na verdade, está pecando quem assim procede, uma vez que machucar, ferir o corpo, que é morada e templo do Espírito, é pecado. Jesus foi o sacrifico aceitável, e Nele todos os nossos pecados foram levados, e assim precisamos simplesmente praticar a sua Palavra, os seus preceitos que não são pesados, uma vez que em Cristo há liberdade. Não existe nenhum sacrifício que possamos fazer que possa atrair a atenção de Deus; na verdade, todo sacrifício que se oferece ao Senhor é pecado, uma vez que estamos ignorando o Sacrifício do seu Filho.

 “Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.” (Hebreus 10:7). Jesus chegou, apresentou-se e fez questão de lembrar que veio como estava predito que viria. O Senhor se apresentou em nosso lugar, apresentou-se para ser sacrificado em nosso lugar, para morrer em nosso lugar. Jesus veio na obediência, para cumprir a vontade de Deus Pai, foi obediente ao Pai até a morte na Cruz. Tudo se encerra em Jesus e, por tal motivo, Ele recebeu todo poder tanto no céu como na terra. Isso Ele conquistou pela obediência ao Pai, por cumprir toda a lei em nosso lugar; assim, quem tenta cumprir uma lei vencida que já foi cumprida está pecando contra o próprio Deus. Jesus só veio porque a lei não podia resolver a questão do pecado, um novo testamento invalida o antigo. “Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).” (Hebreus 10:8). Deus não quer, não quis sacrifícios, o que deseja é obediência aos seus preceitos. Não podemos tentar agradar a Deus com nada que é contra a sua Palavra, Ele só deseja que o amemos, e amar o Senhor é exatamente guardar os seus mandamentos e cumprir o que Jesus manda. Somos salvos não pela lei, mas pela Graça, pelo favor, amor de Deus, somos salvos por Jesus e em Jesus. Assim, pratiquemos o Evangelho de Jesus Cristo, pratiquemos o Novo Testamento, e não uma antiga lei, que é impossível alguém cumpri-la integralmente, e quem não a cumpre integralmente é maldito, como a própria Palavra diz. “Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.” (Hebreus 10:9). Jesus veio para fazer a vontade de Deus, para cumprir a lei, e, ao assumir o seu lugar, foi tirado o que era antigo. Saiu a antiga aliança e entrou a nova, saiu a lei e entrou a Graça, foi feita a vontade de Deus Pai, e os que ignoram isso estão debaixo de maldição. Sejamos sábios e não busquemos favorecimento, sacrifícios na antiga lei, busquemos tudo em Cristo, pois agora é somente Ele, e ignorá-lo é ignorar a vida. Tirou a lei, entrou Jesus para honra e Glória de Deus, e para nossa salvação. “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” (Hebreus 10:10). Somos santificados, purificados no corpo de Cristo e não na antiga lei. Portanto, busquemos todas as nossas respostas no Novo Testamento, que é Cristo, porque para isso Ele veio. Nossa vida está Nele, o resto todo foi superado, foi vencido, foi cumprido Nele. “E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.”(Hebreus 10:11-13). 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr.Henrique Lino

 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page