top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Diante dos homens



“Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos Céus.” (Mateus 6:1)

As pessoas que se declaram crentes, evangélicas, gostam de tentar demonstrar um amor pelo próximo que não é verdadeiro, muitas chegam ao ponto de mudar o tom de voz, falam mais baixo, de forma carinhosa, isto até serem confrontadas por qualquer motivo. Falam muito em amor, mas, na verdade, não o praticam. Muitos são mesquinhos, idólatras, avarentos – e avareza é idolatria –, e não têm uma preocupação legítima com o próximo. Muitos gostam que as pessoas os vejam indo a um templo denominacional e gostam de falar que estão indo à congregação, também amam falar que estão indo para o monte orar. Mas o que aprendemos com Jesus não é isto, na verdade, não temos que ficar mostrando nada a ninguém e falando absolutamente nada, na verdade, o cristão legítimo é uma pessoa discreta, que não gosta de ser vista como melhor do que os outros. Temos que saber que o nosso Pai que está no Céu sabe tudo a nosso respeito, inclusive o nosso interior, nossos pensamentos, antes mesmos que nós os consigamos compreender. Portanto, não importa como as pessoas estão nos vendo, devemos nos preocupar como Deus está nos vendo, se realmente somos pessoas convertidas ou simplesmente hipócritas. “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.” (Mateus 6:2). Também vemos denominações, templos, pastores, líderes evangélicos fazerem propagandas por darem, distribuírem meia dúzia de cestas básicas simples. Na verdade, não são elas que estão doando, e sim pediram doações às pessoas, mas elas fazem propaganda como se fossem elas as doadoras. Mesmo que fossem elas a doar, não deveriam estar expondo quem recebe, e não deveriam se galardear por tal motivo, porque na verdade é obrigação nossa, de todos os que são seguidores de Jesus, de ajudar todos os que necessitam. O modismo de colocar na net, nas redes sociais tudo o que fazem não é caridade, e sim propaganda, e barata, pois usam as pessoas que necessitam, e essa ação irá servir para condenar esses hipócritas diante do Senhor, porque devemos ajudar, socorrer todos os que necessitam, mas não podemos estar falando ou fazendo propaganda disso.

“Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:3-4). Temos que saber que é nossa obrigação ajudar, socorrer o próximo, e que não podemos estar falando nada para ninguém, afinal, quem tem que saber que estamos vivendo de acordo com as suas ordens é o Senhor, e para Ele não precisamos falar nada, pois, afinal, Ele tudo vê. Todas as vezes que estamos dando alguma coisa a alguém e fazendo propaganda disso, na verdade, para nós serve de condenação, porque temos que aprender a fazer tudo em sigilo, não temos que agradar a ninguém, não podemos ficar mostrando para ninguém que somos bonzinhos. Não importa o que as pessoas, o mundo pense a nosso respeito, e sim o Senhor, por isso devemos sempre obedecer-lhe, pois é isso que lhe agrada, e assim demonstramos que o amamos. Temos que realmente ser cristãos, temos que obedecer ao Senhor, pois somente assim mostraremos o nosso amor por Ele. Temos que entender que ser cristão é ser morto para o mundo, não atendermos as nossas vontades carnais, nossas emoções, é simplesmente viver em obediência ao Pai, é ser como uma criança, dependente do Pai. Esperamos, desejamos e aguardamos recompensas do Pai, e não de um ser humano, pois ninguém tem condições de fazer qualquer coisa por nós se não for com a vontade ou permissão Dele. Assim sendo, queremos somente agradar-lhe, pois, tão logo termine a nossa peregrinação por aqui, queremos nos unir a Ele, para todo o sempre. “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará diante dos homens. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.” (Mateus 6:5-8).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page