“Portanto, meus amados e saudosos irmãos, minha alegria e coroa, permanecei assim firmes no Senhor, amados. Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no Evangelho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:1-7)
Todos nós que estamos vivendo no Senhor devemos procurar permanecer firmes Nele, sabendo que a nossa força vem Dele, e que sem Ele nada podemos, uma vez que o mundo só tem para nos oferecer enganação, sofrimento e dor por toda a eternidade. Lutas, batalhas, tribulações todos nós que professamos a mesma fé em Cristo enfrentamos, isso pelo mundo todo, mas, se realmente estivermos Nele, sabemos que isto é normal e esperado. Portanto, sejamos firmes Nele, e alegres, regozijando-nos. Principalmente, sejamos exemplos de fé, que as pessoas, que o mundo possam nos ver e saber que somos legítimos e verdadeiros na fé que professamos. Tudo o que necessitamos e as nossas necessidades têm que ser avaliadas de acordo com a vontade do Senhor, temos que avaliar primeiro no Evangelho, para saber se realmente é uma necessidade ou se não é somente um capricho nosso, porque, se não vigiarmos, seremos enganados, e podemos achar que necessitamos de algo, que o Senhor pode nos atender se pedirmos, mas, quando verificamos em sua Palavra, percebemos que estávamos enganados. Portanto, devemos sempre avaliar o que achamos que precisamos, e se estiver de acordo com a vontade do Senhor, então falemos com Ele e apresentemos nossos pedidos a Ele, e assim descansemos, pois, sendo a sua vontade, no momento certo estabelecido por Ele, irá acontecer. Sendo assim, mesmo sabendo que estamos precisando, necessitando de algo, mesmo que esteja de acordo com a Palavra, mesmo que seja promessa de Deus explícita, devemos manter a calma e não sermos ansiosos, pois o Senhor cuida de tudo. Ansiedade não é de Deus, portanto, devemos descansar Nele e confiar, pois sabemos que a sua Palavra se cumpre, então, se somos pessoas de fé, simplesmente nos preparamos, pois sabemos que acontecerá.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.
Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.” (Filipenses 4:8-14). Tudo o mais se resume em vivermos segundo a vontade do Senhor, vivermos na prática do Evangelho e não em uma religião qualquer, pois não cumprimos ou obedecemos a preceitos e doutrinas de homens, nós vivemos no Senhor. Dedicarmos as nossas vidas a consagrar o Senhor, a viver para Ele, e o Senhor cuidará de nós em todos os sentidos. Volto a insistir: passar por necessidades é normal, passar por lutas, mas sabemos que não estamos enfrentando tudo por estarmos em pecado, ao contrário, é exatamente por estarmos fazendo a vontade do Senhor, por nos opormos ao mundo e a tudo o que ele representa é que enfrentamos lutas, então devemos nos alegrar e glorificar o Senhor, por sabermos que os nossos nomes estão escritos no Livro do Senhor. Portanto, na fartura, ou na falta, na carência, nas necessidades, sempre glorifiquemos o Nome do Senhor. “Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do Evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta.
Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que dá vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada Glória pelos séculos dos séculos. Amém.” (Filipenses 4:15-20).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino
コメント