top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Confiança e descanço



“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.” (Hebreus 11:1)

 

         Todos gostam de afirmar que têm fé, os religiosos garantem que têm fé, mas não vemos essa fé que tanto alardeiam, pois muitos são os que vivem em total desespero clamando por socorro. Quando temos fé, quando cremos, sabemos qual será o resultado de qualquer situação, por mais desfavorável que possa parecer. Se a apresentamos ao Senhor e acreditamos que Ele tem a solução e que irá solucionar, não tem por que nos desesperarmos, mas somente aguardar, porque no tempo certo, no tempo determinado por Deus acontecerá. Falar em fé é fácil, mas o que precisamos é aprender a colocá-la em ação, é aprendermos a analisar antes a situação e meditarmos em sua Palavra, saber se o que queremos, precisamos ou desejamos está de acordo com a sua Palavra, se estiver, devemos apresentar a situação ao Senhor, e depois disso descansar sabendo que acontecerá.  Mas, como disse, temos que ter a certeza de que o que desejamos ou esperamos é a vontade Dele, porque, se não for, não adianta, porque não acontecerá, mas, se for, se estivermos vivendo de acordo com a sua vontade, com certeza acontecerá. Por exemplo: não adianta pedir a Deus que restaure um relacionamento, um namoro, ou noivado, porque o Senhor não está nisso, essas são escolhas nossas, humanas, portanto, não adianta ter fé, pois não acontecerá, o Senhor não interferirá, pode acontecer a volta do(a) namorado(a) ao relacionamento, mas não foi o Senhor, foi algo natural. Mas, quando é um casamento, sabemos que Ele pode e quer restaurá-lo, porque está em sua Palavra, portanto, o que temos que fazer é aplicar a fé, isto é, apresentar ao Senhor e aguardarmos Nele, e aguardar quer dizer viver de acordo com a sua Palavra, sabendo que no momento e hora certa acontecerá. Não é preciso ficar orando o tempo todo, clamando, isso demonstra que falta fé, porque o praticante da fé simplesmente crê no Evangelho, sabe que acontecerá, e por isso descansa. O praticante da fé simplesmente sabe que tudo será resolvido, portanto, não se desespera, não tenta apressar, pois confia que no momento certo acontecerá e já planeja o que irá fazer após receber o que espera. Fé é ter certeza de que acontecerá, e não a vontade, o desejo de que aconteça algo, ao contrário, é segurança, certeza absoluta de que acontecerá, por isto descansa.

         “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela Palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.” (Hebreus 11:3-4). Temos vários exemplos de como muitos venceram por aplicarem a fé, quando analisamos a fé, sabemos que acreditamos na Criação do mundo pela fé, uma vez que temos somente a Bíblia que confirma e relata a Criação, e temos toda a ciência tentando negar, contradizer. Sabemos que o Criador foi o Senhor de tudo e que ainda mantém tudo funcionando, que tudo está sob o seu controle, assim como sabemos que só existe um Deus e Senhor. Em tudo isso acreditamos pela fé, mas, se começarmos a duvidar da criação ou do Poder de Deus, é porque não temos fé, e por mais que oremos pedindo a Ele alguma coisa, nada conseguiremos, por termos uma fé dúbia. A Palavra nos fala que temos que ter fé, temos que crer Nele, caso contrário, não adianta tentarmos nos aproximar Dele, porque nada conseguiremos. É preciso crer que Ele existe e é galardoador, presenteador, ser um daqueles que conhece, confia, crê e sabe, e por isso o busca. Veja que temos que primeiro crer, para depois pedirmos, confiarmos de que iremos receber, ou que Ele irá agir em nossas vidas, sem fé é impossível agradar a Deus. Nós fortalecemos a nossa fé quando meditamos em sua Palavra. Quanto mais lemos a Bíblia, mais temos a certeza do Poder de Deus, por isso é necessário sempre estarmos lendo, porque ali é Ele mesmo presente nos falando, revelando-se aos que o buscam. A fé de muitos é pequena exatamente porque não leem a Bíblia, pensam que é somente orar, rezar que está tudo certo, mas não é assim. Para termos fé, é necessário conhecer o Autor da nossa fé. “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:5-6).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page