top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Chorareis e lamentareis



“Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo gozo de haver um homem nascido ao mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, Ele vo-lo concederá em meu Nome.” (João 16:20-23)

Jesus começa a explicar aos seus discípulos sobre a sua partida, sua morte. Ele diz que muito em breve eles ficarão tristes, chorarão, lamentarão a sua morte, e enquanto isto o mundo, as pessoas do mundo, os religiosos se alegrarão porque, ao vê-lo morto, acharão que estão livres Dele. Como o mundo está em trevas, eles não gostavam e não gostam de Jesus, isto porque Jesus é Luz, e a luz ilumina tudo o que tem de escondido, a Luz condena as trevas, a Luz ofusca as trevas. Assim como hoje, a maioria dos religiosos não querem a Luz, a maioria dos evangélicos não querem Jesus, não querem a Luz, pois não querem ouvir que, para serem salvos, têm que abandonar os pecados, a vontade da carne, não querem ouvir que os adúlteros, os fornicadores, os que se prostituem, os homossexuais, os desonestos, os que fazem comércio nos templos, o pastorado feminino, os que vivem criando campanhas, pedindo votos, extorquindo não terão direito à salvação. Esse Jesus eles não querem, rejeitam, pois o que desejam é um cristo criado por eles que está comprometido com a alegria e a felicidade deles, que os quer prósperos e felizes. Mas Jesus diz aos discípulos que, assim como uma mulher que está para dar à luz sofre com dores, mas, logo que a criança nasce, ela já se esquece da dor, pois está feliz com o nascimento do filho, assim também eles ficarão alegres depois, pois o verão ressuscitar e entenderão que Ele está Vivo para sempre.

“Até agora nada pedistes em meu Nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. Disse-vos estas coisas por figuras; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por figuras, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. Naquele dia pedireis em meu Nome, e não vos digo que eu rogarei por vós o Pai; pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus. Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.” (João 16:24-28). Jesus explica que, depois que Ele ressuscitar, e eles o conhecendo, sabendo quem Ele é, eles saberão o que pedir a Deus, e, quando pedirem, serão atendidos, isto porque o que eles pedirem será de acordo com a Palavra de Deus. E até aquele momento eles não tinham feito nenhum pedido de acordo com a Palavra, mas, quando eles fizessem, iriam receber, pois Deus Pai seria Glorificado através do Nome Dele. Isto porque nossas orações, nossos pedidos o fazemos a Deus em Nome de Jesus, não podemos fazer diretamente a Jesus, mas temos que fazer a Deus, em Nome do seu Filho amado. E quando temos conhecimento do Evangelho e apresentamos algum pedido a Deus em Nome de Jesus, Ele não precisa nem interceder, pois Deus Pai nos ama, e por amarmos o seu Filho, nos atenderá. Mas temos que entender que não podemos apresentar qualquer pedido, pois Deus somente atenderá os pedidos que estiverem de acordo, fundamentados em sua Palavra. Portanto, antes de orarmos pedindo qualquer coisa, devemos examinar para ver se podemos ou não pedir. Isto tudo acontece, porque Ele iria para o Pai, e foi e está à direita de Deus intercedendo pelos seus, que são os que lhe obedecem. “Disseram os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não por figura alguma. Agora conhecemos que sabes todas as coisas, e não necessitas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que vem a hora, e já é chegada, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:29-33).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page